ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Jogo Aberto

MDB diz que não abre mão de André, por nada no mundo

Adriel Mattos, Caroline Maldonado e José Roberto dos Santos | 27/05/2022 06:00
Ex-deputado federal Carlos Marun mostra mensagem da executiva nacional do MDB descartando tirar André da disputa do governo de MS. (Foto: Adriel Mattos)
Ex-deputado federal Carlos Marun mostra mensagem da executiva nacional do MDB descartando tirar André da disputa do governo de MS. (Foto: Adriel Mattos)

MS resolvido – "Não existe a possibilidade de André Puccinelli e o MDB/MS apoiarem aqui outro candidato." A resposta, rápida e rasteira, é do ex-deputado federal por Mato Grosso do Sul e ex-ministro do governo Michel Temer, Carlos Marun (MDB), diante de ventilada proposta da nacional do PSDB de que apoiaria a candidatura da senadora Simone Tebet para presidência da República – se André desistisse de disputar o governo do Estado para apoiar o candidato tucano Eduardo Riedel.

Não abrimos mão do nosso – Marun tem certeza de que isto será entendido pelas direções nacionais do MDB e do PSDB. "Já levei está posição para a direção nacional do MDB, da qual faço parte. Sei que isto não será empecilho para apresentarmos em nível nacional uma candidatura única à Presidência da República, coisa que por sinal sempre defendi", afirmou.

Probabilidade – Com a senadora Simone Tebet (MS) cada vez mais próxima de ser confirmada candidata da chamada terceira via à Presidência, o MDB vai precisar lançar um novo nome ao Senado nas eleições deste ano. Um dos sondados é o ex-ministro Carlos Marun, que disse estar à disposição do partido.

Não sou nem pré-candidato – "Já decidi que não serei candidato a deputado federal, porque o foco do MDB em Mato Grosso do Sul é a eleição de André Puccinelli. Caso o nome dele se fortaleça e o partido assim quiser, posso ser candidato ao Senado. Não sou nem pré-candidato, sou possível candidato", comentou Marun durante o 1º Fórum Integração dos Municípios do Corredor Bioceânico, na Assembleia Legislativa.

De novo – A senadora Simone Tebet (MS), pré-candidata do MDB à Presidência, voltou a imobilizar o pé devido a uma torção no tornozelo há mais de uma semana. A sul-mato-grossense recebeu a orientação de usar a bota ortopédica por sete dias. Após esse período, foi solicitado que ela continuasse usando por precaução. Apesar disso, ela segue com a agenda.

Senadora Simone Tebet participou de encontro com empresários em São Paulo, na quinta-feira. (Foto: Divulgação)
Senadora Simone Tebet participou de encontro com empresários em São Paulo, na quinta-feira. (Foto: Divulgação)

Culpa da polarização – Para Simone, os bastidores das pré-candidaturas viraram BBB por causa da polarização Lula x Bolsonaro. "Isso não é vida [para o Brasil]", disse Simone, reforçando a importância de uma terceira via ao eleitorado.

Errado não estava – Também presente no fórum da Assembleia, o ex-governador Zeca do PT lembrou que, quando assumiu o governo em 1999, foi tachado de louco por defender a integração da América do Sul através da atual Rota Bioceânica. "Quando assumi o governo, em 99, era chamado de louco quando defendia a possibilidade da integração Atlântico-Pacífico. Viajei ao Paraguai, Argentina e Chile falando que éramos um continente rico, mas não integrado. A Rota Bioceânica vai colocar Mato Grosso do Sul como líder do desenvolvimento do Centro-Oeste", disse.

Liberado – Quanto às preferências da polarização que existe no Brasil, o PSD decidiu liberar os pré-candidatos para poderem optar qual é o candidato que querem apoiar, segundo o senador Nelsinho Trad (PSD).

Divididos – Dentro do PSD, três pré-candidados estão inclinados a apoiar o ex-presidente Lula (PT). São eles: Minas Gerais, Bahia e Amazonas. Já Paraná, Goiás e Santa Catarina preferem apoiar o presidente Bolsonaro (PL).

Vendo o que vai dar – Nelsinho disse que os demais Estados “estão em compasso de espera até para ver qual é o posicionamento político do adversário paroquial”. Para ele, a eleição polarizou demais. “Essa bolha está impedindo o aparecimento de uma alternativa de centro. O Doria tentou, o Ciro tenta, a Simone vai tentar e todos esses outros que você viu, Eduardo Leite tentou”, comentou em entrevista à imprensa durante reunião da Frente Parlamentar Internacional do Corredor Bioceânico, na Capital.

Não é bem assim – O deputado estadual Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), esclareceu à coluna durante o Fórum que não está sumido, ao contrário do que o Jogo Aberto informou em 19 de maio, que o pré-candidato ao governo do Estado tinha poucos compromissos políticos e evitava a imprensa. "Estamos abertos ao diálogo. Estava envolvido com a CPI da Energisa na semana passada e no começo da semana. Estou cumprindo mandato e trabalhando", garantiu.

Nos siga no Google Notícias