ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Na berlinda, Pollon “chora” contra rapidez do Conselho de Ética

Por Ketlen Gomes e Mylena Fraiha | 11/12/2025 06:00

Novo adiamento – O Conselho de Ética da Câmara adiou novamente o julgamento do deputado Marcos Pollon (PL), que mais uma vez não chegou a prestar depoimento. A sessão foi interrompida porque os parlamentares tiveram de se dirigir ao plenário para votar a ordem do dia, em votação nominal. Pollon, Marcel van Hattem (Novo-RS) e Zé Trovão (PL-SC) são investigados por participação no motim que bloqueou o plenário em agosto. O processo segue na fase de oitiva das testemunhas e será retomado nesta quinta-feira.

Segundo caso – Durante a sessão, o presidente do Conselho de Ética, deputado Fábio Schiochet (União–SC), marcou para a próxima quarta-feira, 17 de dezembro, o segundo julgamento de Marcos Pollon. Esse processo, que pode resultar em até 90 dias de suspensão, diz respeito ao discurso feito em Campo Grande no qual o parlamentar xingou o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos–PB) de "bosta" e "baixinho de 1,60m".

Discussão – Após o adiamento e a confirmação de que o segundo processo será julgado na próxima semana pelo Conselho de Ética, Marcos Pollon voltou a reclamar e afirmou estar sendo prejudicado pela rapidez com que os casos estão sendo conduzidos, algo que, segundo ele, “nunca ocorreu na história da Câmara”. O deputado também disse que sua defesa será prejudicada, já que seu advogado não poderá comparecer à sessão do segundo julgamento na data marcada.

Apontando o dedo – Exaltado, Pollon alegou que há processos mais graves que os dele — referentes à obstrução da mesa diretora e ao xingamento durante um discurso — que não foram pautados. Ele citou ainda o caso de uma suposta agressão da deputada Camila Jara (PT) ao deputado Nikolas Ferreira (PL), acusando a Comissão de Ética de atropelar seus processos. Em resposta, o presidente do colegiado afirmou que, mesmo que Pollon tivesse oito processos, todos seriam conduzidos da mesma forma.

UFMS cresce - A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Camila Ítavo, esteve ontem em Brasília, onde se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana. Durante o encontro, foi confirmada a inclusão de diversos cursos na área de Tecnologia, incluindo Inteligência Artificial (IA), já no próximo Sisu (Sistema de Seleção Unificada). Mas a UFMS quer mais.

Salto maior - Na mesma ocasião, a reitora apresentou um projeto detalhado para a criação de uma nova Faculdade de Medicina, desta vez em Coxim. Como nesse caso o investimento é muito maior, o ministro recebeu a proposta, mas indicou que o processo deve ser longo, inclusive, com audiências públicas na cidade sobre o assunto.

Guerreiro - Na mesma caravana, a deputada federal Camila Jara e o estadual Zeca do PT tiveram reuniões em Brasília e em uma das paradas levaram presente. Em encontro com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, entregaram a estatua de um guerreiro guaicuru, a mesma exibida no Parque das Nações Indígenas, mas em tamanho bem reduzido

Na berlinda, Pollon “chora” contra rapidez do Conselho de Ética
Deputada Camila Jara, ministro Fernando Haddad e deputado Zeca do PT durante encontro em Brasília (Foto: Reprodução)

Patrocínio – A UCDB anunciou patrocínio ao Operário Futebol Clube, agora estruturado como SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e administrado pela IM Global Sports. O acordo, válido até 2027, garante ao clube acesso à infraestrutura da universidade para treinos, condicionamento físico e alimentação, incluindo academia, cozinha industrial e a ampliação do gramado para padrão semioficial. A parceria também abre vagas de estágio supervisionado para alunos de Nutrição, Fisioterapia e Educação Física.

Reforma – O anúncio ocorre no momento em que o Operário redefiniu seu modelo de administração. Em assembleia extraordinária recente, o Conselho Deliberativo aprovou o novo estatuto da SAF, autorizando a IM Global Sports, dos empresários Ivando e Marcelo Mandu Maluf, com participação de Eduardo Maluf, a assumir a gestão plena do futebol profissional e das categorias de base. A empresa defende um modelo de investimento contínuo e profissionalização administrativa para recolocar o maior campeão sul-mato-grossense no cenário nacional.

Na CNA – Marcelo Bertoni, presidente da Famasul, foi nomeado 1º vice-presidente de Secretaria da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) para o quadriênio 2025-2029. Com essa nova função, Bertoni representará Mato Grosso do Sul na diretoria executiva da CNA, fortalecendo a atuação do estado em áreas estratégicas como competitividade, sustentabilidade e defesa dos interesses dos produtores rurais.