A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 20 de Setembro de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


24/08/2018 06:00

O "biquinho" das emissoras sobre horário eleitoral

Marta Ferreira

Propaganda - As regras do horário político, incluindo o sorteio de quem vai aparecer primeiro para o eleitor, serão tema de reunião hoje entre a justiça e os partidos. Nesta semana, o programa eleitoral já foi tema de encontro com os representantes das emissoras transmissoras e, mais uma vez, o tempo gratuito para a campanha foi motivo de críticas.

Eu não quero – Representantes de pelo menos 2 veículos pediram para não ser “cabeça de rede”, aquela responsável pela geração do sinal do programa diário. A alegação, entre outras coisas, é de temor de dificuldades de transmissão e de falhas de equipamentos.

Vai sim – Apesar das reclamações, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) manteve todos aptos para o serviço. A tecnologia adquirida recentemente pela TVE, emissora pública estadual, chegou a ser alvo de brincadeira entre os profissionais, justificando que não haveria motivo para deixar de participar do processo. "Estão transmitindo até em HD", brincou um dos participantes.

Quando – A propaganda na televisão começa a ir ao ar no dia 31 de agosto, em dois blocos diários, de 25 minutos, de manhã e à noite. A programação para divulgação das plataformas dos candidatos vai até o dia 4 de outubro, 3 dias antes do primeiro turno.

Pai? – O vereador André Salineiro (PSDB) fez questão de declarar que o projeto que criou um fundo municipal de segurança pública foi iniciativa de seu gabinete. A proposta, na verdade, apenas segue diretriz do FNSP (Fundo Nacional de Segurança Pública).

De lua – Mesmo tendo os vereadores ao seu lado, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) precisa cuidar melhor dos “apoiadores que fazem oposição”. A dica foi do vereador Valdir Gomes (PP) ao líder do prefeito, Chiquinho Telles (PSD), depois de haver resistência de Salineiro na aprovação de projeto que criou a Corregedoria da Guarda Municipal.

Vigilância – A OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil) redireciona em seu site os eleitores a conhecer os candidatos enrolados com a justiça. No “Vigie Aqui” só ficam de fora os processos que tramitam em segredo. A ferramenta foi desenvolvida pelo Instituto Reclame Aqui.

Reflexo - Os deputados do PT ficaram animados com o desempenho do maior líder da legenda, Luís Inácio Lula da Silva, nas pesquisas. Para eles, esses resultados favorecem os candidatos estaduais. "Motiva a militância para campanha", acredita Amarildo Cruz(PT), que tenta a reeleição.

Campanha Móvel – Candidato do MDB, o presidente da Assembleia Legislativa, Junior Mochi, aposta em uma iniciativa “copiada” dos mutirões de saúde para a campanha. Diz que o partido vai percorrer os locais. "Estamos motivados para levar as propostas e chegar ao segundo turno", diz.

Concorrência – Enquanto a campanha de Odilon de Oliveira de deslocava entre o Aeroporto Internacional de Campo Grande e a sede da Anoreg (Associação dos Notários e Registradores), a coligação encabeçada pelo PSDB, do governador Reinaldo Azambuja, fazia adesivagem na Avenida Afonso Pena. O ponto escolhido foi o cruzamento com a Alagoas, já conhecido ponto de manifestação.

(Com Leonardo Rocha, Kleber Clajus e Gabriel Neris)

Delegacia que municiava Odilon vai investigá-lo
Distribuição – O inquérito aberto pela Polícia Federal para investigar as afirmações de Jedeão de Oliveira contra o ex-chefe, o juiz aposentado Odilo...
E a Coffee Break? Segue em contestação
Desde 2015 – Recursos de réus em ação resultado da CoffeeBreak continuam a pousar sobre as mesas dos desembargadores do TJMS (Tribunal de Justiça de ...
O "legado" de Pedrossian para Marquinhos
Para a história – O ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PTB), revelou a coluna uma espécie de recomendação dada ao irmão, Marquinhos Trad (PS...
A caminhada dos políticos no presídio
Atividade física – No último dia da prisão temporária, o deputado estadual Zé Teixeira (DEM) foi visto fazendo caminhada no presídio militar, no Jard...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions