A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 22 de Maio de 2018


  • Jogo Aberto
  • Jogo Aberto

    jogoaberto@campograndenews.com.br


04/10/2016 06:00

Para Temer, fuga de eleitores exige reforma eleitoral

Waldemar Gonçalves

Reforma eleitoral – O presidente da República, Michel Temer (PMDB), desembarcou ontem no Paraguai falando que o número de abstenções nestas eleições indica, entre outras coisas, a “necessidade indispensável” de uma reforma política no Brasil. Quanto a agenda em solo paraguaio, um dos temas centrais é a articulação de esforço entre as autoridades para combater o narcotráfico e contrabando nas regiões de fronteira.

Muita gente – Somente em Campo Grande, 114.286 eleitores não foram às urnas, o que representa 19,2% do total – em São Paulo foram 34,7%, por exemplo. Somam-se a estes mais 17.619 que votaram em branco e 36.017 que anularam seus votos. Ou seja, 167.922, mais do que a votação do primeiro colocado no primeiro turno.

Site no ar – O primeiro turno acabou e o site de notícias da Prefeitura de Campo Grande voltou a funcionar ainda na segunda-feira (3) pela manhã. Estava temporariamente fora do ar por força de decisão judicial contra o candidato à reeleição, Alcides Bernal (PP).

Discreto – O ex-prefeito Nelson Trad Filho (PTB) não escondia a felicidade após o resultado da eleição no domingo (2). No entanto, foi discreto na participação da festa de seu irmão, Marquinhos Trad (PSD), no comitê de campanha.

Feliz – Nelsinho chegou e foi ao palco, mas não discursou. Tão logo os discursos cessaram, ele desceu e foi embora. Nem ficou para a ‘resenha’. Mas, era só sorrisos quando falou com os jornalistas.

Poucos – Ao contrário do que acontecia em outros tempos, nenhum político assistiu à apuração dos votos na sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), no Parque dos Poderes, ontem. Foram 2h35 minutos até a totalização dos votos, segundo as informações oficiais.

Torcida discreta – Quando alguns candidatos chegaram, o resultado já havia sido divulgado. Torcidas na sede da Justiça Eleitoral também foram discretas. O público no local era, em sua maioria, formado por jornalistas e equipes de meios de comunicação, além do staff do próprio TRE.

Regresso – “Lamentável” é o novo quadro de vereadores de Campo Grande, na avaliação de Luiza Ribeiro (PPS), parlamentar municipal que não conseguiu se reeleger este ano. A colocação é atribuída principalmente à representação das mulheres, que foi reduzida a duas cadeiras, enquanto em 2012 cinco foram eleitas.

Bem longe – Para a vereadora, que justificou a derrota à apresentação de chapa pura do PPS, Campo Grande andou mais um passo para trás na democracia. Enquanto 53% do total de eleitores são mulheres, a Câmara Municipal vai na contramão e continuará com a maioria dos representantes homens.

Apoio a vereadores – Derrotado no primeiro turno, o prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal, tratou de reunir seus correligionários eleitos na Capital ontem. Postou até foto no Facebook ao lado de Derly dos Santos, o Cazuza, de Dharleng Campos e Valdir Gomes. “A bancada do PP sai fortalecida destas eleições e promete realizar um mandato digno, com excelentes projetos para nossa capital!”, trazia trecho do texto postado junto à imagem.

(com Leonardo Rocha, Mayara Bueno)

Maioria prefere Lava Jato à Copa do Mundo
Copa? – Pesquisa do Instituto Paraná mostra que, a menos de um mês do Mundial da Rússia, o brasileiro não está muito motivado com o assunto. A consul...
Ex-ministro não errou o “do Sul”, mas...
Gafe - O ex-ministro Henrique Meireles (MDB) em um dos diversos discursos no evento em Campo Grande neste sábado (19) confundiu Mato Grosso do Sul co...
PMs presos têm “festival de ações”
Conhecidos da justiça - Entre as duas dezenas de policiais militares de Mato Grosso do Sul presos esta semana por suspeita de facilitar a vida dos co...
O entrave no cadastro de pedófilos
Entrave burocrático – Autor do projeto de lei que criou o cadastro de pedófilos em Mato Grosso do Sul, o ex-deputado estadual Carlos Alberto David, d...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions