ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Partido do vice que Trad queria deve caminhar com Riedel

Adriel Mattos, Caroline Maldonado e Anahi Zurutuza | 06/05/2022 06:00
No dia 5 de março, Ayache passou tão rápido pelo lançamento da candidatura de Marquinhos que mal foi possível fotografá-los juntos. (Foto: Instagram/Reprodução)
No dia 5 de março, Ayache passou tão rápido pelo lançamento da candidatura de Marquinhos que mal foi possível fotografá-los juntos. (Foto: Instagram/Reprodução)

Socialistas tucanos – Depois de descartar caminhar com o pré-candidato ao governo Marquinhos Trad (PSD), o PSB está cada vez mais próximo de apoiar o adversário do ex-prefeito, o ex-secretário de Estado de Infraestrutura, Eduardo Riedel (PSDB). Membros da direção estadual e parlamentares se reuniram em Brasília com a Executiva Nacional nesta semana, que liberou os estados a apoiar quem quiser.

Tchau, querido – O presidente estadual do PSB e da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado), Ricardo Ayache, já havia descartado ser vice na chapa de Marquinhos. Nesta semana, o deputado estadual Paulo Duarte revelou ao Campo Grande News que os socialistas devem apoiar a pré-candidatura tucana. A confirmação sai em reunião da Executiva Estadual na segunda-feira (9).

Parabéns – A sessão de quinta-feira (5) da Assembleia Legislativa foi marcada pelo aniversário do deputado estadual Pedro Kemp (PT). Os colegas parabenizaram, mas não sem cutucá-lo. Amarildo Cruz (PT) revelou a nova idade, 60 anos, e o presidente Paulo Corrêa (PSDB) disparou: "Eu não entendi, deputado Amarildo, 70 anos? Kemp é um garoto", disse, aos risos.

Quem cala, consente – Renan Barbosa Contar, o Capitão Contar (PRTB), prometeu presente inusitado ao petista. "Vou dar a ele uma camiseta 'Fechado com Bolsonaro'", comentou. Já João Henrique Catan questionou se o cabelo de Kemp era natural. "O deputado Pedro Kemp combate muitas fake news, mas estou achando que o cabelo dele são 'fake fios', porque nessa idade, era para estar mais ralo", afirmou. Kemp apenas riu, mas não respondeu.

É lei - A prefeitura agora é obrigada a disponibilizar e publicitar adesivos indicativos com os dizeres “aqui mora uma pessoa autista”. O ex-prefeito, Marquinhos Trad (PSD), vetou o projeto de lei, mas os vereadores derrubaram o veto e a obrigação acabou virando lei, nesta quinta-feira (5).

Reavaliação – Adélio Bispo de Oliveira, que na campanha de 2018, esfaqueou Jair Bolsonaro, passará por nova avaliação psiquiátrica no mês que vem. No dia 14 de junho, completam 3 anos que ele está “internado” sem perícia médica, condição que foi estabelecida em junho de 2019, quando a Justiça o considerou inimputável por problemas mentais.

Soltura – Adélio deveria estar em hospital psiquiátrico, mas na falta de vaga, ele permanece no Presídio Federal de Campo Grande, onde foi preso preventivamente logo após o episódio. Ele pode ser libertado se constatado que ele não sofre mais de transtornos mentais.

Modernização – A Guarda Civil Metropolitana de Campo Grande passará a operar usando sistema nacional de compartilhamento de informações. É que a Prefeitura aderiu ao Sinesp-CAD, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, uma ferramenta de suporte a serviços públicos emergenciais, que permite a integração do atendimento de forças de segurança pública a outros órgãos do País.

Objetivo – A intenção, de acordo com o secretário municipal de Segurança, Valério Azambuja, é melhorar o tempo de resposta das equipes da guarda nas ocorrências. “Vamos começar a usar o Sinesp-CAD já na segunda-feira (9). O sistema proporciona a integração das bases de dados, rapidez nas operações diárias da GCM e eficiência na compilação das informações para tomada de decisões estratégicas”, explicou.

Incentivo – A pista de skate a ser construída na região das Moreninhas, em Campo Grande, poderá receber mais um lote e fica mais ampla. A doação da área está prevista no Projeto de Lei 107/2022, encaminhado nesta quinta-feira (5) pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) à Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Nos siga no Google Notícias