ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 27º

Jogo Aberto

Presidente da Câmara diz quais erros nunca mais vai repetir

Por Ângela Kempfer, Jackeline Oliveira, Gabriela Couto, Caroline Maldonado e Danielly Escher | 17/01/2024 06:00
Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, durante entrevista ao Campo Grande News. 
Presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, durante entrevista ao Campo Grande News.

Arrependimento - No estilo "simplão", como é de costume, o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Augusto Borges, "o Carlão" (PSB), abriu o coração em meio a entrevista ao Campo Grande News e revelou um "erro" do passado e algo que para qualquer pessoa é considerado normal, mas que agora ele prefere evitar.

Decisão errada - Ele foi policial civil de 1987 até 1997, mas deixou a carreira de 10 anos. Carlão revelou que naquela época apoiou André Puccineli (MDB) em eleição conta Zeca do PT. Segundo o vereador, assim que o petista ganhou disse que iria transferir Carlão para Porto Murtinho. "Pedi demissão voluntária e sai. Já fiz muitos erros e esse foi um deles", disse. Ele lamenta porque já estaria aposentado com remuneração melhor em relação a aposentadoria que terá agora, mas, ainda assim, se sente feliz no caminho que trilhou até aqui, em seu quarto mandato como vereador, e agora, pré-candidato a prefeito.

Complicado - O que o vereador também evita são as redes sociais. Por dois motivos, explica. Um dia postou foto assistindo jogo de futebol no estádio e um morador comentou, xingando, que o vereador estava "vendo jogo enquanto o bairro estava com ruas esburacadas". Carlão revela que respondeu no mesmo tom, mas agora "passa longe" dos comentários, para não perder a calma. Ele também quer evitar gente que manda "conteúdos inusitados" que podem se tornar  "comprometedores". "Uma mulher quis mandar vídeo e falei 'pode mandar, o que está acontecendo aí no bairro? Mas não, ela disse: é vídeo meu'. Isso é pegadinha", conta o vereador.

Desistência - O Diário Oficial do Estado publicou nessa terça-feira (16) uma série de cancelamentos de licenças para cortes de árvores em municípios. Questionado pela reportagem, o Imasul (Instituto de Meio ambiente de Mato Grosso do Sul) esclareceu que o cancelamento diz respeito a pedidos dos próprios solicitantes e isso se deve a razões diversas que precisam de correção no processo ou por desistência. Não tem nenhuma relação com normativas recentes e ocorre com certa regularidade, sendo que o Imasul espera para publicar todas as solicitações na mesma edição do Diário.

Socorro - Não é de hoje que a Santa Casa recebe mais pacientes pelo SUS (Sistema Único de Saúde) do que o combinado com a Prefeitura e o Governo do Estado, porque não tem como deixar o paciente esperando. Nesse início de ano, o socorro veio de emenda coletiva de R$ 2,5 milhões dos senadores Nelsinho Trad (PSD) e da Soraya Thronicke (Podemos). Portanto, esse é um dinheiro a mais que entra em contrato de 2021, por meio de aditivo, mas vai reembolsar o que Santa Casa já gastou com pacientes.

Caciques - O deputado estadual Renato Câmara (MDB) postou foto de uma reunião no diretório estadual do partido. Na imagem, aparecem os principais caciques da sigla, entre eles o presidente de honra André Puccinelli, o presidente Waldemir Moka, os vereadores Jamal Salém e Loester Nunes, e o ex-deputado estadual Paulo Siufi, que há muito tempo não aparecia em postagens políticas, será que vai disputar o pleito deste ano?

Marmitex - Ano eleitoral e os prefeitos que são candidatos à reeleição fazem de tudo para mostrar trabalho nesta reta final de mandato. Até mesmo a falta de tempo para comer virou sinônimo de coisa boa. A prefeita de Sidrolândia, Vanda Camilo (PP), mostrou o almoço com as servidoras no gabinete, "matando" a famosa marmitex.

Pingando na conta - O diretor-presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação de Serviços Municipais), Odilon Junior, que é responsável pela fiscalização das concessionárias na Capital, compartilhou o que recebeu por investir em ações da Taesa, empresa de energia elétrica que atua no Brasil. Apesar de receber menos de 10 reais, ele comemorou ao falar do saldo de R$ 9,92 . "Uma hora pinga muito e outra pinga pouco, mas o importante é não parar de pingar".

E a cobertura? - Nesta semana, 227 novos militares entraram na Academia do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul. Mas com 33 unidades em Mato Grosso do Sul, a corporação ainda não consegue cobrir todas as cidades do Estado. "Com essa configuração atendemos aproximadamente 82% da população diretamente por nossas unidades", disse a assessoria. Existe a expectativa da criação de postos em Água Clara, Cassilândia e Miranda. Os critérios para expansão incluem número ocorrências, de habitantes e fluxo de veículos em rodovias.

Pela indústria - O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de MS), Sérgio Longen, recebeu no Edifício Casa da Indústria, nessa segunda-feira (15), o governador do Estado, Eduardo Riedel. Os dois discutiram ações a serem realizadas ao longo do ano pelo desenvolvimento do Estado. Essa foi a primeira reunião do governador com a Fiems em 2024. “Tivemos um encontro muito produtivo, com perspectiva de realizarmos uma série de ações com o único objetivo dar competitividade às empresas, gerando emprego e renda para as nossas pessoas, desenvolvimento econômico, prosperidade e inclusão. Com muito trabalho e parceria, Mato Grosso do Sul vai continuar sendo um dos estados que mais cresce no Brasil”, disse Riedel.

Nos siga no Google Notícias