Puccinelli foge de novo embate com Simone sobre Senado

Assunto esgotado - O ex-governador André Puccinelli (MDB) trata como tema esgotado a possibilidade da ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), ser a candidata ao Senado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Mato Grosso do Sul. Apesar de garantir que o tema ficou no passado, o tom é de certa irritação. Sempre tão falante, desta vez, André diz que não quer tocar mais no assunto.
Caladão - Ele se nega a comentar as declarações da ministra em reportagem da semana passada, quando disse que Puccinelli não é suficiente para barrá-la seja qual for o plano: “O partido em Mato Grosso do Sul, se quisesse, era meu", disse Simone em entrevista publicada pelo Campo Grande News no dia 25 de novembro.
Sem notificação - Quase uma semana depois da prisão do chefe de gabinete do deputado estadual Roberto Razuk Filho, o Neno Razuk (PL), a corregedoria da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado estadual Junior Mochi (MDB), segue sem ser notificada. O parlamentar reforçou que este é um procedimento que só cabe à Justiça.
Ritmo de Natal - Dezembro nem começou e uma parte do Poder Judiciário já entrou, na prática, em período de recesso. Não haverá júri popular neste mês. O último foi realizado em 28 de novembro, quando Jocassia da Cruz Xavier foi condenada a 11 anos de prisão por matar a facadas Anderson Manoel da Silva, nas Moreninhas.
Devagar - A produtividade dos tribunais regionais federais diminuiu durante o período de trabalho remoto adotado na pandemia de Covid-19. A conclusão aparece em pesquisa divulgada no fim de outubro pela RAP (Revista de Administração Pública) e inclui o TRF-3, que responde por Mato Grosso do Sul.
Orgulhoso - Durante o encerramento da campanha Caixa Encantada, o governador Eduardo Riedel falou sobre o empenho de Mônica Riedel, madrinha da ação e sua esposa. Ele destacou que Mônica abraça algumas causas no Estado com “dedicação incrível”, o que, segundo ele, faz muita diferença. “Quando você abraça uma causa, se dedica a ela com muita vontade. Então eu quero agradecer a você por mobilizar tantas pessoas em torno de algumas causas, bandeiras importantes”, disse Riedel.
Cartinha - A prefeita Adriane Lopes (PP) não participou da abertura da segunda fase do programa “Meu Bairro Limpo”, ontem (1º), na Escola Municipal Professor Ernesto Garcia de Araújo. Mesmo assim, três estudantes aproveitaram a visita do secretário especial de Articulação Regional, Darci Caldo, para entregar uma carta destinada a ela. “A gente tava escrevendo para a prefeita, tudo que a gente quer que ela melhore mais um pouco”, explicou Ana Luiza, que assinou o bilhete junto de Lívia e Marcelo.
Queda na castração - O corte de gastos da Prefeitura de Campo Grande impactou o alcance das políticas de bem-estar animal. O município não atingiu a meta estipulada para 2025 de realizar 12 mil castrações de cães e gatos. De acordo com o superintendente de Bem-Estar Animal de Campo Grande, Edvaldo Sales, no ano foram realizados 9.964 procedimentos, 83% do esperado.
Dobrar a meta - Os dados foram apresentados em audiência pública para debater o tema na Câmara Municipal de Campo Grande. Apesar da queda, a Prefeitura quer compensar e anunciou que pretende dobrar a meta no ano que vem. Segundo o superintendente, o plano para 2026 é realizar mais de 20 mil castrações ao ano, cerca de 1.700 por mês, o que deve custar R$ 4,5 milhões aos cofres públicos do município.
Astros no aniversário - A prefeitura de Itaporã garantiu um show estrelado para comemorar o aniversário da cidade, no dia 6. A Fundação de Cultura do Estado repassou R$ 350 mil à administração, valor que será utilizado para pagar a contratação da dupla Edson e Hudson. Itaporã completa 72 anos de emancipação no dia 10. A contratação foi publicada no Diário Oficial desta segunda-feira.

