ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEGUNDA  12    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Riedel cancela churrasco de protesto na França

Por Fernanda Palheta, Gabriela Couto e Lucia Morel | 12/05/2025 06:00
Riedel cancela churrasco de protesto na França
Pacotes de carne disponíveis no Carrefour, em Campo Grande, na época da "confusão" do boicote (Foto/Arquivo)

Miou o churras - A promessa do governador Eduardo Riedel (PSDB) de fazer um churrasquinho em frente a uma loja do Carrefour em Paris, na França, para provar a qualidade da carne produzida em MS e no resto do país, vai ficar só na promessa mesmo. A brincadeira surgiu em janeiro, quando o tucano rebateu declaração feita CEO da rede varejista,  Alexandre Bompard, feita em novembro de 2024, colocando em dúvida a qualidade da carne do Mercosul e até boicotando o produto, medida rapidamente revogada. O "protesto" seria este mês, quando o Brasil deve receber o selo da OMSA (Organização Mundial de Saúde Animal) de área livre de aftosa sem vacinação.

Bom motivo - Ao invés de ir para França, Riedel vai priorizar agenda em terras sul-mato-grossenses e vai participar do Fórum Lide COP-30, que será realizado em Bonito, dia 30 de maio. O evento irá reunir autoridades, especialistas e lideranças empresariais para discutir transição energética, desenvolvimento sustentável, descarbonização da economia e o protagonismo brasileiro na COP-30, marcado para novembro, em Belém (PA).

Oui, oui - Mas MS terá representantes em Paris, sim. O secretário Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, e Rogério Beretta, secretário-executido de Desenvolvimento Econômico Sustentável vão carimbar os passaportes. A autorização para se ausentarem do Estado no fim do mês foi publicada no Diário Oficial do Estado. Mas eles não devem levar adiante o churrasco prometido. Até porque Bompard pediu desculpas ao Ministério da Agricultura e disse que foi "confusão".

Yes - Em maio, Mato Grosso do Sul também estará na terra do Tio Sam. O secretário Estadual de Governo e Gestão Estratégica, Rodrigo Perez, vai participar do Brazilian Week 2025, em Nova Iorque. O titular da Segov vai se ausentar do País esta semana, em viagem que começa hoje e vai até dia 14.

Tradicional – No Dia das Mães, claro, não poderiam faltar as homenagens da classe política nas redes sociais. Riedel postou foto com a mãe, Seila e a primeira-dama, Mônica, enaltecendo o ensinamento sobre amor. O presidente da Alems (Assembleia Legislativa de MS), Gerson Claro, divulgou uma foto e mostrou que é a cara da mamãe. A prefeita Adriane Lopes (PP), também fez sua postagem, dizendo que levou para vida pública o aprendizado de agir com responsabilidade e respeito, aprendido em casa.

Habemus victorem - Sempre que vivemos um momento histórico costumamos lembrar onde e o que estávamos fazendo. Com o governador Eduardo Riedel (PSDB) não foi diferente e, para ele, o último evento histórico foi bom sinal para MS. Durante seu discurso na abertura da Expoagro de Dourados, o tucano contou que a fumaça branca anunciando o novo papa saiu durante o leilão da Rota da Celulose. O victor (vencedor, em latim) foi o Consórcio K&G Rota da Celulose.

Qual deles? – Jessica Moura, esposa do vereador Flávio Almi postou foto com o marido, que ostenta um bigodinho aberto a interpretações, levantadas por ela: “Pablo Escobar ou Freddie Mercury?”. Seja qual for o mais parecido com o cônjuge, ela fez questão de completar: “Lindo de qualquer jeito”. É o amor.

Fuertes – Não foi só a prefeita Adriane Lopes que encarou a vacina contra gripe no Dia D, no último sábado. Para dar exemplo, o presidente da Câmara Municipal de Campo Grande, Epaminondas Neto, o Papy (PSDB), também se imunizou e levou o filho. O colega Maicon Nogueira (PP) postou o momento da vacinação. No vídeo, não escondeu a careta, ao som de El Niño Gueritto: "Y la verdad es que no soy tan fuerte como yo pensaba...".

Mais - São 4.381 mil pontos de ônibus em Campo Grande e pelo menos 2 mil são apenas um poste de eucalipto sem cobertura ou proteção contra sol e chuva. Novo contrato prevê a aquisição de mais 347 deles, totalizando R$ 43,3 mil. Pelo edital do processo de licitação, do ano passado, essa quantidade é a de postes “baixados”, ou seja, que quebraram ou estragaram e precisam ser trocados. A previsão é que os postes (com 2,5 metros de comprimento e 10 cm x 10 cm de espessura) durem cinco anos.

Licenciamento ambiental - A Comissão de Agricultura do Senado aprovou um acordo para votar, até 21 de maio de 2025, o projeto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental (PL 2.159/2021), em análise conjunta com a Comissão de Meio Ambiente. O texto, originado na Câmara em 2004 e aprovado lá em 2021, busca simplificar e agilizar o processo de licenciamento ambiental, equilibrando preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. Relatado pelos senadores Tereza Cristina e Confúcio Moura, a proposta já recebeu cerca de 90 emendas no Senado e propõe 24 alterações.


Nos siga no Google Notícias