ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Santa Casa, ótima no particular, deficitária no público

Waldemar Gonçalves | 07/04/2017 06:00

Que deficit é este? – Durante a reunião com a Santa Casa, na tarde de ontem, após longa explanação do presidente da associação que dirige o local, Esacheu Nascimento, sobre as dificuldades do hospital, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), botou o dedo na ferida da associação. "Estão operando em deficit, mas construíram dois andares com recursos próprios com enfermarias de TV de tela plana e tudo mais".

Outro plano – A diferença na realidade dos setores público e particular da Santa Casa já foi, inclusive, abordada nesta coluna. Foi quando, em fevereiro, o hospital anunciou a retomada de atendimento a conveniados da Unimed em sua estrutura privada, chamada de Prontomed.

Ele é de casa – Mais uma vez o prefeito de Campo Grande foi à Câmara Municipal. Ontem, no caso, para assinar decreto liberando 217 alvarás para taxistas e mototaxistas e entregar pedidos de isenção fiscal a empresas que desejam se instalar na Capital. Já foram tantas visitas que os parlamentares perderam a conta.

Ajudando nas decisões – O chefe do Executivo usou a tribuna do Legislativo para discursar. Elencou a importância de alguns vereadores na definição da quantidade de permissões liberadas. Inclusive, Marquinhos disse que vai consultar o vereador e veterinário Francisco Carvalho (PSB) para escolher o coordenador do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que deve ser anunciado até o fim do mês.

Conselho inoperante – Com a ineficiência do Codecon (Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico), Campo Grande deixou de abrir 34 mil postos de trabalho nos últimos quatro anos, segundo declaração do prefeito. “Em 2016, por exemplo, teve uma reunião do Codecon. Os projetos e processos não andavam, e as empresas que queriam vir para cá não tinham resposta”, disse Marquinhos.

Impasse sobre Santa Casa – A Santa Casa voltou a ser assunto durante sessão na Câmara. Cansados de só debater, alguns resolveram partir para ação. O vereador Vinícius Siqueira (DEM) propôs a criação de uma comissão especial para realizar uma auditoria nas contas do hospital.

Imparcial – De acordo com a proposta do vereador, a equipe de cinco vereadores deve ser composta por membros que não atuem na área da saúde. “Queremos uma auditoria imparcial, sem que haja interferência de paixões”, declarou Vinicius. Entretanto, como houve resistência, e a medida depende do plenário, ela só será discutida na próxima terça-feira (11).

JBS sem sorte? – A sorte parece não estar próxima do JBS. Dias após a Operação Carne Fraca colocar em xeque a qualidade dos produtos do gigante do setor, vazamento de amônia coloca em risco trabalhadores. O acidente não é raro e nem o primeiro do ano em Mato Grosso do Sul.

Somos todos Mamão – Os deputados estaduais do PT estão confiantes no bom desempenho do ex-BBB, Ilmar Renato, o Mamão, nas eleições de 2018. Entendem que será um nome forte para disputa no legislativo, seja para deputado estadual ou federal.

PMDB e os tucanos – Na opinião do deputado estadual Eduardo Rocha (PMDB), caso o ex-governador André Puccinelli não dispute a eleição ano que vem, a melhor saída seria uma aliança em torno da reeleição de Reinaldo Azambuja (PSDB). Boa parte dos peemedebistas já está alinhada com o projeto tucano.

(com Leonardo Rocha, Lucas Junot e Richelieu de Carlo)

Nos siga no Google Notícias