ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Sem votar, senadores de MS reprovam aumento do STF

Marta Ferreira | 09/11/2018 06:00

Contra – Os três senadores de Mato Grosso do Sul não votaram na sessão que autorizou aumento para os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e se tivessem participado seriam voto contrário ao projeto, desengavetado de última hora. A coluna apurou que Simone Tebet (MDB), Waldemir Moka (MDB) e Pedro Chaves (PRB) eram contrários ao pedido do Supremo.

Tentativa – Pedro Chaves, inclusive, participou de uma tentativa de obstruir a votação, abandonando o plenário, mas acabou não surtindo efeito. À coluna, disse lamentar a decisão e reforçou o impacto de R$ 6 bilhões no orçamento público.

Veta, Temer – A esperança agora, confirmou, é que o presidente Michel Temer não sancione a lei. “No momento que o País vive, de transição de governo, seria prudente esperar que o novo presidente assuma”, opina.

Modesta – Definida como o nome da Frente Parlamentar da Agropecuária para ocupar o Ministério da Agricultura, a deputada federal Tereza Cristina disse à coluna que chegou a sugerir uma listra tríplice para ser enviada ao presidente eleito Jair Bolsonaro para a escolha. No fim, disse, foi levado apenas o nome dela, em um encontro do qual não participou.

Só elogios - Deputados estaduais de Mato Grosso do Sul se animaram com a escolha de Tereza, assim como vereadores. Mesmo os de oposição citaram que ela era “querida” na casa durante sua gestão Secretaria Estadual de Produção e Agricultura.

Justa – O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD) também opinou. Disse que ela vai se dar bem no cargo e que seja justa, atuando para todo o País.

Virar a chave - A deputada estadual Mara Caseiro, em fim de mandato mas com chances de voltar se algum colega do PSDB mudar de função, defendeu que os novos gestores precisam mudar o foco em relacão aos índios. Para ela, é preciso leva “desenvolvimento” para que os índios possam se sustentar. "Assim todos os cidadãos serão tratados com igualdade", diz.

Movimento - Chegando ao final do ano os deputados estão votando de três a quatro projetos por sessão. O ritmo é para tentar limpar a pauta até dezembro, como é de praxe nesta época.

À espera – Os parlamentares também aguardam os projetos do governo que, tradicionalmente, chegam no último mês. O líder do governo, Rinaldo Modesto, disse que ainda não sabe que matérias vão vir este ano.

Lembrança – No fim de 2018, por exemplo, o orçamento deste ano, com mais de 351 emendas, só foi votado no dia 19 de dezembro, às vésperas do Natal.

Nos siga no Google Notícias