ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 31º

Jogo Aberto

Tipo vereador, deputados pedem até limpeza de praça

Por Ângela Kempfer | 04/03/2024 06:00
Plenário da Assembleia Legislativa em dia de sessão. (Foto: Henrique Kawaminami)
Plenário da Assembleia Legislativa em dia de sessão. (Foto: Henrique Kawaminami)

Parece vereador - Deputado estadual tem suas listinhas de indicações, para atender a base eleitoral, mas alguns voltam aos tempos de vereador e exageram no pedido. Enquanto o correto seria solicitar estrutura para o desenvolvimento do Estado, como recuperação de estradas ou implantação de empresas, até pedido de limpeza de praça entrou no sistema da Assembleia Legislativa na semana passada, assim como solicitação de semáforo em bairro de Campo Grande.

Ela cresceu - Pai coruja, o ex-governador André Puccinelli (MDB) se emocionou no fim de semana vendo a filha mais velha, Vanessa, assumir uma cadeira na Academia de Medicina de Mato Grosso do Sul. “Uma profissional dedicada que deixou sua marca no avanço da medicina”, comemorou. Gastroenterologista, Vanessa é especialista em cirurgia do aparelho digestivo.

No ar - Rose Modesto assumiu definitivamente o papel de pré-candidata à prefeitura de Campo Grande. Como quem não é visto, não é lembrado, atualizou os outdoors pela cidade com publicidade do seu programa na TV "Tocando em Frente" e em reuniões pela periferia colocou um dos assuntos do momento: a qualidade do transporte público. "Será que é tão caro assim fazer um ponto de ônibus coberto, gente?", questionou.

Case de sucesso - O Ministério da Saúde enviou uma equipe a Mato Grosso do Sul para conversar com servidores da SES (Secretaria de Estado de Saúde). A intenção foi conhecer o Sistema E-Crie, com a possibilidade de levar a ideia para o resto do País. A plataforma criada aqui no Estado e gerenciar pedidos e faz a distribuição de imunobiológicos especiais nos 79 municípios sul-mato-grossenses.

Livrando o agro - A bancada ruralista está preste a conseguir reduzir as obrigações dos produtores brasileiros dentro do plano de adaptação do país às mudanças climáticas. Projeto de Lei prevê estímulo, que pode significar subsídios federais, para que o setor reduza suas emissões de carbono. O projeto já foi aprovado na CMA (Comissão de Meio Ambiente) do Senado. Antes, a ideia era obrigar o fazendeiro a adotar essa medida, sem qualquer compensação.

Chamados à responsabilidade - Os tribunais de contas brasileiros começam a definir procedimentos para prevenir e combater fraudes nos programas sociais em estados e municípios. Na semana passada, o primeiro passo nesse sentido foi a assinatura de acordo entre Ministério do Desenvolvimento Social e Associação dos Tribunais de Contas de todo País. Só neste ano, constatação de irregularidades conseguiram cortar do Bolsa Família 1,7 milhão famílias chamadas unipessoais, de uma pessoa só. São artifício criados para receber mais um benefício.

Vetado - A semana na Câmara de Vereadores começa com análise de vetos. A prefeitura resolveu passar a tesoura em dois projetos de lei do vereador Juari Lopes Pinto (PSDB), o Professor Juari. O primeiro obrigava autoridades que receberem denúncias de agressões contra crianças e adolescentes de resguardar sigilo sobre a identidade do noticiante ou comunicante. Outro veto total foi ao programa “Divulgando Oportunidades”, também sugerido por Juari impondo gastos ao município.

Homenagem - A Assembleia Legislativa realiza eventos nesta semana, em celebração ao Dia da Mulher. Na quarta-feira (6), às 9h, no Plenário Júlio Maia, será realizada a sessão solene para entrega do Troféu Celina Jallad. O evento é de proposição das deputadas Mara Caseiro, Lia Nogueira (PSDB) e Gleice Jane (PT). No Dia Internacional da Mulher, sexta-feira (8), o presidente Gerson Claro (PP) recebe as servidoras para um café da manhã, no saguão principal do Palácio Guaicurus, a partir das 8h30.

Campeão na redação - Estudantes de todo Brasil, de até 19 anos, já podem se inscrever para o programa Jovem Senador 2024. Os escolhidos vão participar de da Semana de Vivência Legislativa, quando ficam por dentro dos trabalhos no Congresso Nacional. Mas para passar, eles vão ter de escrever uma bela redação. Mato Grosso do Sul tem uma vaga no projeto. Para os interessados, já é bom pensar no texto, que este ano tem como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.

Discordando - Plataforma até então utilizada só para a garotada jogar e ofender os outros, o Discord é apontado como uma brecha às regras do TSE contra o uso irresponsável das redes sociais. A resolução aprovada para as eleições de 2024 elenca vários canais, mas esqueceu do Discord na hora de impor regras sobre Inteligência Artificial e fake news. A plataforma de chats com texto, voz e vídeo cada vez mais é usada para disseminação de campanhas de ódio.

Nos siga no Google Notícias