ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Jogo Aberto

Um mês antes

Jogo Aberto | 08/09/2012 07:00

Campanha no desfile

Candidatos às eleições municipais de Campo Grande não subiram ao palanque de autoridades durante o desfile cívico-militar, no entanto, o clima de campanha estava mais do que presente. Santinhos foram bastante distribuídos para aproveitar a aglomeração, a exatos 30 dias da votação.

Campanha no desfile 2

O candidato a prefeito Marcelo Bluma (PV) estava nos arredores do evento fazendo campanha. Suél Ferranti também foi visto no meio do povo. Da mesma forma, Vander Loubet (PT) e Sidnei Melo (PSTU) fizeram corpo a corpo por ali. O senador Delcído do Amaral (PT) também não estava no palanque, mas circulou bastante.

Nada a declarar

O governador André Puccinelli (PMDB) não quis comentar sobre a liminar pedida ao STF (Supremo Tribunal Federal) por Mato Grosso do Sul e outros cinco Estados no para suspender, com efeitos retroativos, o dispositivo que estipula como critério para o reajuste anual do piso nacional dos professores da educação básica.

Esquivando

Puccinelli foi indagado do por três vezes sobre a situação, mas desconversou. “Hoje é dia de falar dos 190 anos da pátria”, disse durante o desfile cívico-militar de 7 de setembro.

Saia justa

Cerca de 60 pessoas que participaram do manifesto "Grito dos Excluídos" no desfile foram, delicadamente, barrados de avançar na 14 de Julho, enquanto as autoridades estavam no palanque. Os militares impediram que eles seguissem por um tempo, até todos descerem. Só então puderam prosseguir.

Mostrando trabalho

Deputados contrariaram a previsão sobre a sessão de quinta (6), véspera de feriado, que tinha tudo para ser rápida e pouco produtiva. Projetos de lei não estavam na pauta e apenas requerimentos foram aprovados, mas não foi uma sessão vazia.

Mostrando trabalho 2

Parlamentares estiveram na sessão em maior número que a sessão de quarta (5), que terminou por volta de 10 horas. Apesar de ser “morna” e com poucos debates, os deputados Pedro Kemp (PT), Felipe Orro (PDT) e Laerte Tetila (PT) ocuparam a tribuna durante o grande expediente.

Discursos

Kemp usou a palavra para criticar a ação contra o piso nacional dos professores no STF. Orro fez denúncias contra à Prefeitura de Aquidauana em setores como saúde e educação. E Tetila cobrou do Ministério Público o aumento de áreas de preservação no Estado.

Contrasenso

O discurso de campanha de Alcides Bernal tem sido do "tostão contra o milhão". Para os mais observadores, porém, soa estranho o candidato aparecer em sua propaganda munido de um notebook com a marca da maçãzinha, a Aple, sabidamente mais caro que a média do mercado.

Conscientização

Tem chamado atenção a união demonstrada pelos pais dos jovens Breno e Leonardo, assassinados no dia 30 de agosto, por bandidos que queriam roubar o carro em que estavam. Agora, Paulo Fernandes e Rubens Silvestrini se preparam para visitar escolas e conversar com os estudantes.

Mensagem

Além de cobrar uma legislação mais dura com os bandidos, um dos principais focos das falas dos pais de Breno e Leonardo é direcionado a meninos e meninas da idade dos jovens que eles perderam e, em resumo, alerta que quem consome drogas, financia a violência.

Nos siga no Google Notícias