ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Jogo Aberto

"Usa quem quiser", diz prefeito sobre "kit prevenção"

Anahi Zurutuza e Marta Ferreira | 06/07/2020 06:00
Ivermectina é vermífugo defendido por uma corrente de médicos como profilático para a covid-19 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Ivermectina é vermífugo defendido por uma corrente de médicos como profilático para a covid-19 (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Kit prevenção – Sem dar muitos detalhes sobre o conteúdo, o prefeito Marquinhos Trad (PSD) disse em live neste fim de semana que a prefeitura estuda oferecer um “kit prevenção” na rede municipal de saúde. Doses da ivermectina, um vermífugo defendido por uma corrente de médicos como profilático para a covid-19, devem estar no “pacote”.

Usa quem quiser – “Concordo que não há comprovação científica, mas há estudos volumosos dizendo que ele ajuda pacientes da fase 1 e 2 da doença. A partir do momento que nos disponibilizarmos, ficará a critério do médico prescrever e do paciente usar ou não”, afirmou o prefeito.

Aval – Na quinta-feira (2), o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), deu aval para a equipe de saúde colocar em prática sugestão feita por grupo de 250 médicos para implantação na cidade de tratamento preventivo da covid-19 com três grupos de medicamentos, de uso domiciliar. Protocolo detalhado ainda não saiu e a promessa é que fique pronto essa semana.

Pílula mágica – O secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, discorda. Disse também no fim de semana não existor “pílula milagrosa” para a covid-19 e que o Estado não vai adotar protocolos do tipo.

Exemplo - Geraldo aproveitou a live de sábado para fazer elogios. Disse que outros municípios deveriam seguir o exemplo de Costa Rica, que segundo ele conseguiu em tempo recorde habilitar 10 novos leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) para o município. "Vão ser usados para atender pacientes com covid da região norte".

Ala separada - A Unimed precisou reabrir seu antigo pronto- atendimento no hospital na avenida Mato Grosso em decorrência da covid-19. O setor, parte do antigo prédio, havia sido desativado quando a nova estrutura ficou pronta em 100% por cento. Ali, só quem tem suspeita de doença respiratória, que pode ser covid, é atendido.

Necessário - Os funcionários do pronto-socorro dedicado à triagem das vítimas do novo coronavírus usam uma roupa especial. É uma vestimenta branca, de tecido que lembra PVC, com um chapéu e uma proteção para o rosto de plástica além de luvas e máscara diferenciada. É quente mesmo no ar condicionado e a proteção no rosto incomoda. Mas tem surtido efeito.

Ninguém - A coluna apurou que, apesar do alto número de médicos já contagiados na cidade, no Hospital da Unimed, não há nenhum caso até agora.

De fora - A unidade de saúde chegou a receber um paciente vindo de Cuiabá, no Mato Grosso, onde a situação está crítica. Houve tentativa de nova transferência, mas não foi concretizada, por receio de que comprometesse o atendimento local.

Live – A AIEPCG (Associação das Instituições de Ensino Privado de Campo Grande) marcou para quarta-feira (8) live com o tema “Os dados da covid-19 em Campo Grande e suas implicações para a educação”. O presidente da entidade, Lúcio Rodrigues, receberá na sala virtual duas psicopedagogas e uma profissional da área da saúde. É mais uma tentativa de mobilizar a reabertura das escolas.

Nos siga no Google Notícias