ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 26º

Jogo Aberto

Votação teve mesários "armados" contra vírus

Marta Ferreira | 16/11/2020 06:00
Seção de votação onde mesários usaram face shield. (Foto: Direto das Ruas)
Seção de votação onde mesários usaram face shield. (Foto: Direto das Ruas)

Prontos pra guerra - Teve mesário na eleição neste domingo bem diferente dos pleitos anteriores. Para evitar o contágio pelo novo coronavírus, foram distribuídas pela Justiça Eleitoral face shields, as máscaras faciais de plástico, para ampliar a barreira contra a circulação do patógeno causador da covid-19. Nem todo mundo usou, mas onde isso foi feito, a cena era curiosa. Os mais cuidadosos também fizeram questão do distanciamento do leitor, que mostrava o documento de longe.

Não deu tempo - Ademir Santana, vereador do PSDB, disputou a eleição deste domingo na condição de denunciado por participar de esquema de agiotagem. O processo chegou na sexta-feira (13) à 2 Vara Criminal, depois de decisão do TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) decidindo conflito de competência sobre que juiz cuidaria da ação.

Quem será - O processo ficará com o magistrado Olivar Coneglian. A ele cabe decidir se aceitará a denúncia apontando Santana como integrante de grupo especializado em emprestar dinheiro a juros abusivos e acusado de usar métodos violentos para a cobrança.

Quase - Ademir, se dependesse da força-tarefa responsável pela Operação Omertá, teria sido preso como parte das ações. O pedido não foi autorizado, apenas os mandados de busca e apreensão em imóveis ligados ao político.

Ele que lute – Desafeto do deputado federal Loester Trutis, do PSL, o candidato da legenda a prefeito de Campo Grande, vereador Vinícius Siqueira, foi perguntado neste domingo durante a votação sobre o colega de partido, acusado pela Polícia Federal de simular atentado a tiros e de usar laranjas para ter acesso a armas, por não ter direito legal a isso.

Expulsão - Ao responder, Siqueira usou poucas palavras, mas significativas.  "Não tenho nada a ver com Trutis. Não quero falar disso na eleição”, afirmou, para depois prever: “Provavelmente será expulso do partido".

Silêncio continua - O PSL não se manifestou até agora sobre o imbróglio criminal em que se meteu "Tio Trutis". O deputado, por sua vez, está insistindo em dizer que estava tudo certo com as armas achadas na sua casa, o que a Polícia Federal já afirmou não estar.

Representação - Eleita na semana passada, a nova diretoria da Amamsul (Associação dos Magistrados de Mato Grosso do Sul) vai tomar posse em dezembro, mas ainda não definiu a data. O juiz Giuliano Máximo Martins, de Aquidauana, é o novo presidente.

Currículo – Paulista de São José dos Campos (SP), Martins ingressou na magistratura sul-mato-grossense em agosto de 2006. Segundo a Amamsul divulgou, ele é considerado referência em depoimento especial, com tese de mestrado defendida em Portugal sobre procedimentos com criança e seu valor jurídico como prova.

Sem alarde – Personagem que costuma render declarações de impacto, o ex-governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (MDB), votou ontem logo no começo, de forma discreta, na Escola Lúcia Martins, Jardim dos Estados. À coluna, disse que sempre vai cedo e preferiu manter assim em 2020. Era esperado na votação do candidato da legenda, deputado estadual Márcio Fernandes, mas acabou não indo.

Nos siga no Google Notícias