A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Janeiro de 2020

27/11/2019 08:47

Apê deixou de ser pequeno com espelhos e papel de parede com clima de ar livre

Comprado ainda planta, arquiteta entrou em ação para que apartamento fosse entregue sem necessidade de tantas intervenções.

Thailla Torres
Para ter um apê com clima de área externa, sala e varanda foram integradas. (Foto: Rafael Lima)Para ter um apê com clima de área externa, sala e varanda foram integradas. (Foto: Rafael Lima)

Comprar um apartamento na planta é certeza de receber um imóvel cru e com paredes que logo mais ganharão intervenções. Imaginando isso, uma família do bairro São Francisco comprou um imóvel e antes mesmo que a construtora finalizasse todos os acabamentos, colocou a arquiteta Alessandra Gibran em ação para transformar o pequeno apê em um lar que trouxesse a sensação de viver ao ar livre.

Não deu outra. O resultado foram elementos que trouxeram sensação de amplitude e até um clima de jardim, sem a necessidade de quebra-quebra e o descarte abundante de resíduos que normalmente se encontra numa reforma.

Tudo começou pela solução dada por Alessandra à própria construtora. “Assim que ela (proprietária) adquiriu o imóvel, foi durante o processo de finalização que pedimos à construtora que nem colocasse a parede e porta que dividiam sala e sacada. Também nem optamos pelos pisos”, lembra a arquiteta.

O jardim vertical se tornou inviável, e a alternativa recaiu sobre o papel de parede botânico. (Foto: Rafael Lima)O jardim vertical se tornou inviável, e a alternativa recaiu sobre o papel de parede botânico. (Foto: Rafael Lima)
Elemento vazado sobre o espelho serviu como amplitude e elemento decorativo. (Foto: Rafael Lima)Elemento vazado sobre o espelho serviu como amplitude e elemento decorativo. (Foto: Rafael Lima)
Detalhe da sacada que foi integrada e trouxe clima de varanda ao livre. (Foto: Rafael Lima)Detalhe da sacada que foi integrada e trouxe clima de varanda ao livre. (Foto: Rafael Lima)

Quando proprietários e arquiteta foram autorizados a entrar no apartamento, a reforma começou para atender ao pedido dos donos que gostam de cores mais sóbrias, no entanto, também amam a natureza.

Ambientes podem ter sensação de amplitude de acordo com tipos de móveis e objetos. Esses truques de decoração foram primordiais para tornar o apartamento de aproximadamente 100m², aparentemente, mais espaçoso.

O primeiro passo foi manter a integração. Para proporcionar ao apartamento um clima de área externa, sala e varanda foram integradas. Mesmo assim faltavam técnicas para ampliar estes ambientes e, por isso, Alessandra optou pelos espelhos em diversos cantinhos do lar. “Tem gente que não acha legal usar tantos espelhos, por isso, é necessário que sejam colocados corretamente, dentro de um projeto, para deixar o ambiente com um ar mais sofisticado, bonito, e claro, bem mais espaçoso”, explica.

Tanto atrás do sofá como em volta da churrasqueira localizada na sacada aberta, os espelhos aumentaram a sensação de amplitude e melhoraram a iluminação. Eles também foram parar na sala de TV como painel e em uma das paredes do lavabo.

Apesar das cores sóbrias predominarem, tons de amarelo e dourado sobressaem em detalhes, como nas almofadas e adornos. (Foto: Rafael Lima)Apesar das cores sóbrias predominarem, tons de amarelo e dourado sobressaem em detalhes, como nas almofadas e adornos. (Foto: Rafael Lima)
Espelhos aumentam a sensação de amplitude e melhoram a iluminação, veja em volta da televisão. Espelhos aumentam a sensação de amplitude e melhoram a iluminação, veja em volta da televisão.

Para quebrar a sensação de profundidade por todos os lados, um elemento vazado foi personalizado para ser colocado atrás do sofá tornando-se um dos principais itens decorativos do projeto.

Além disso, apesar das cores sóbrias predominarem, tons de amarelo e dourado sobressaem em detalhes, como nas almofadas, nos adornos, muranos e também luminárias, estrategicamente posicionadas acima das mesas.

Mas e o clima de jardim? Bom, essa ideia acabou ganhando novos rumos no decorrer do projeto. “O jardim vertical previamente projetado se tornou inviável, e a alternativa recaiu sobre o papel de parede estampado com folhagens, trazendo um fundo cheio de personalidade para a decoração”.

O clima de área externa ficou completo com um balanço na cabeceira da mesa, agora, cada vez mais queridinhos dentro de apartamentos para uma decoração mais descontraída.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

O que era rápido, melhorou! Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981 9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhastApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.


Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2020 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.