ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Arquitetura

Árvores, tuiuiú e corixo do Pantanal inspiram coleção de móveis

Henrique Viblin criou coleção Planícia Alagada, com móveis funcionais que homenageiam o Pantanal

Thailla Torres | 12/05/2021 07:05
Henrique é autodidata e criou a própria coleção de móveis para homenagear o Pantanal. (Foto: Roberto Leite)
Henrique é autodidata e criou a própria coleção de móveis para homenagear o Pantanal. (Foto: Roberto Leite)

Se você se interessa por design e decoração, a cidade ganhou mais um profissional no último ano e com direito a coleção nova. Henrique Viblin é natural do Paraná, mas vive em Campo Grande há 8 anos, e após uma longa pesquisa lançou mobiliários inspirados no Pantanal.

Planície Alagada é o nome da nova coleção com peças que fazem referência a árvores, tuiuiús e corixos pantaneiros.

Como toda peça de design, a cadeira, a mesa e o cabideiro, por exemplo, lançados em 2020, passaram por um longo processo até o modelo que Henrique oferece hoje. “Eu admiro muito a cultura daqui, aprendi muito com a cidade e achei que era uma forma de homenagear o lugar que tem me acolhido. A coleção coincidiu com um ano em que o Pantanal viveu uma tragédia com os incêndios. Assim eu procurei deixar a pesquisa sobre o pantanal determinar quais seriam as formas que as peças deveriam ter”, explica o designer.

“E como eu não quis impor demais o meu ponto de vista estético, muitas peças acabaram sendo um pouco literais demais em relação ao tema. Acho que valeu a pena, meu objetivo maior era fazer uma homenagem”, acrescenta.

Cadeira Tuiuiú preta.
Cadeira Tuiuiú preta.
Na cadeira, Henrique buscou captar detalhes da forma sinuosa da ave.
Na cadeira, Henrique buscou captar detalhes da forma sinuosa da ave.

Entre os destaques da coleção está a cadeira Tuiuiú, onde Henrique buscou captar detalhes da forma sinuosa da ave. “Tentei fazer as pernas mais gordinhas como se fosse o formato do animal, o espaldar da cadeira faz meia lua como se fosse o bico da ave”, cita.

Outra pela é a mesa de centro inspirada na água do corixo, canais que ligam as águas de baías, lagoas e alagados. “Conforme ele vai descendo ele vai se afunilando e a mesa também faz esse movimento”.

Por último, Henrique criou o cabideiro Para Tudo, inspirado nas árvores. “No caso dessa peça eu fiz um pouco mais abstrata, tentei captar muito mais a vivacidade da árvore do que a forma real.

Mesa de centro inspirada na água do corixo. (Foto: Roberto Leite)
Mesa de centro inspirada na água do corixo. (Foto: Roberto Leite)
Cabideiro Para Tudo, inspirado nas árvores. (Foto: Roberto Leite)
Cabideiro Para Tudo, inspirado nas árvores. (Foto: Roberto Leite)

A ideia desse projeto existe desde 2018, conta. “Mas em 2019 comecei a fazer a pesquisa e fui para parte de prototipagem, que é o que demora mais tempo. E como são formas não convencionais demora um certo tempo para criar a forma de se fabricar as peças”.

Henrique conta que o interesse pelo design surgiu ainda criança. Os pais sempre trabalharam com madeira e ele foi criado nesse ambiente. “Às vezes, olhando os retalhos de madeira, o pó da madeira, os fiapos que saíam das máquinas, tudo isso mexia com a minha imaginação. Parecia sempre que era matéria prima para alguma coisa”, lembra.

Ao crescer, passou a fazer peças para presentear familiares e amigos próximos. “Mas não cheguei a seguir carreira logo no começo, fui trabalhar com outras coisas, mas chegou um momento da minha vida que era hora de eu assumir isso e correr atrás. E vi que o design de móveis estava ao meu lado o tempo todo”, finaliza.

Todas as peças estão à venda no site ou no Instagram. Algumas têm à pronta entrega e outras são só sob encomenda. Quem tiver interesse basta clicar aqui.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias