ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Casa popular dobra de tamanho com família empenhada em ter ‘mansão’

Com muita criatividade, professor reformou casa no Village Parati que impressiona através detalhes

Jéssica Fernandes | 22/05/2023 07:33
Jhonatan, Aniele e o filho moram em condomínio do Bairro Parati.(Foto: Juliano Almeida)
Jhonatan, Aniele e o filho moram em condomínio do Bairro Parati.(Foto: Juliano Almeida)

Desde 2014, Jhonatan Silva de Oliveira, de 30 anos, dedica tempo e dinheiro para transformar a casa em que vive no Village Parati com a esposa Aniele de Oliveira Fernandes, de 32 anos.

Sem contar com o arquiteto, o professor de artes projetou várias mudanças no lar que antes tinha 42m².  A 'pequena mansão' da família mostra que é possível transformar qualquer ambiente, otimizar espaços e dar o toque pessoal a estruturas construídas no mesmo padrão.

Pensando no aconchego, Jhonatan derrubou parede, trocou piso, colocou móveis planejados e apostou em detalhes que fazem a diferença, por exemplo, luminária com pendente de corda. O professor fala sobre as reformas que fez nos últimos oito anos.


Cozinha tem azulejos metrô tijolinho, bancada de marmore e movel planejado. (Foto: Juliano Almeida)
Cozinha tem azulejos metrô tijolinho, bancada de marmore e movel planejado. (Foto: Juliano Almeida)

“Eu ampliei aqui, fiz essa área gourmet, levei a lavanderia pra lá pra ficar maior, integrei os espaços e deixei mais aberto pra ficar mais aconchegante e recebermos mais pessoas. A casinha quando você compra vem com 42m² e só essa área aqui já ampliou mais. Por exemplo, já deve ter uns 80m² construído”, explica.

No condomínio, a planta padrão tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e lavanderia, além da área externa aos fundos e a entrada onde os moradores podem construir varandas.

Na área externa, Jhonatan construiu o espaço gourmet rústico que foi fechado e ganhou cobertura de madeira. O ambiente ganhou churrasqueira, ilha de mármore e parte da parede recebeu azulejos com imagens de ladrilhos hidráulicos. Para completar, ele colocou a cadeira de balanço trançado que a esposa queria.

Àrea gourmet de estilo rústico com ilha de mármore. (Foto: Juliano Almeida)
Àrea gourmet de estilo rústico com ilha de mármore. (Foto: Juliano Almeida)

Antes de fazer essa mudança, o professor conta como iniciou o que vieram a ser várias pequenas reformas. “Quando mudei a primeira coisa que fiz foi gesso, aqui tinha um rebaixo por cima da mesa aí tirei porque queria que ficasse mais alto o teto e ia nivelar tudo até o fundo.”, fala.

Falando sobre a vizinhança, Aniele comenta que ninguém nunca reclamou dos reparos na residência. “A gente não tem problema com os vizinhos porque a maioria é bem tranquila na nossa rua. O condomínio em si”, diz. Ela, assim como o marido, é fã do condomínio onde moram desde que casaram.

Voltando ao tema da reforma, a cozinha tem móveis feitos sob medida, já que a ideia do professor é valorizar cada espaço. “A casa é pequena e ela precisa de mobilidade. Então você precisa que tudo seja compacto e pensado. Você precisa ter o espaço necessário para as pessoas transitarem sem ficar estressado por falta de espaço. A minha casa inteira é planejada”, ressalta.

Na lavanderia, jardim vertical decora espaço para receber visitas. (Foto: Juliano Almeida)
Na lavanderia, jardim vertical decora espaço para receber visitas. (Foto: Juliano Almeida)

Na cozinha, o mármore claro da pia combina com azulejo metrô tijolinho. “Isso aqui eu trouxe porque é um clássico. Não vai sair de linha nunca”, frisa o professor. O dourado da torneira conversa com os puxadores do armário e revelam um dos gostos pessoais do professor.

“Eu gosto muito desse aspecto clean que é trazer essas cores mais claras, uma paleta neutra que é o tom da cortina, mesa e sofá. Aí vou trazer esse aspecto dourado que gosto muito e está faltando. Aqui, por exemplo, vai vir uma moldura dourada nesse espelho”, destaca.

Com exceção da área gourmet, que tem piso laminado que imita madeira, os demais ambientes são marcados pelo porcelanato. A residência do casal realmente impressiona e surpreende em cada detalhe, desde o chão ao teto.

Na casa, lustre sputinik tem detalhes metálicos. (Foto: Juliano Almeida)
Na casa, lustre sputinik tem detalhes metálicos. (Foto: Juliano Almeida)

Aniele comenta que o marido tem um olhar único para arquitetura. “Tem pessoas que tem a visão e ele tem. Eu sou como a maioria das pessoas que não consegue enxergar o que você consegue fazer num pequeno espaço e transformar”, declara.

A criatividade de Jhonatan promete render novos capítulos para a casa com ar de mansão, pois ele tem um projeto para a entrada da casa. “Vai ser uma novidade para o condomínio porque vai ter uma pegada mais moderna”, revela.


Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias