ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Com ar hippie, casas de barro e tijolinhos, camping parece ter saído dos anos 70

Naiane Mesquita | 26/11/2015 06:34
Entrada do Nómadas, camping em Bonito.
Entrada do Nómadas, camping em Bonito.

Praticamente tudo no Camping Nomadas é reaproveitado. Com 600m² divididos entre a área para armar barracas e chalés individuais, o espaço é simples, com construções de tijolinhos à vista. Objetos que outrora foram os responsáveis por levar informações, hoje são artigos de paisagismo, por exemplo, como um computador antigo tomado por plantinhas.

Com 48 anos, a paulista Renata Sartori Faria decidiu criar o camping como uma alternativa mais econômica a estadia em Bonito“Moro há 16 anos na cidade, sou de Campinas e há 3 eu decidi montar o camping. Foi uma forma de fonte de renda e uma estadia mais barata para quem chega a cidade. A gente já tinha a loja de mesmo nome e a ideia do camping era antiga”, lembra.

O estabelecimento na cidade segue os mesmo moldes da construção no campo e com muito artesanato.

Para quem está acostumado com padrão de hotelaria, as acomodações podem parecer improvisadas. Mas o bacana está justamente nisso, na forma como tudo foi se arrumando pelo local. A biblioteca coletiva, por exemplo, tem jeito de filme de elfos.

Quarto para 3 pessoas.
Quarto para 3 pessoas.

Nos chalés, nenhuma porta é igual. No interior, as paredes parecem jogo de encaixe, com ripas se unindo para estruturar os cômodos. Tem alvenaria, misturada com madeira. Os móveis seguem a mesma linha, cada qual com sua identidade.

“A gente começou bem devagar, primeiro organizando a área do camping, inclusive estamos passando por uma reforma agora para receber o pessoal no final do ano. Nós sempre gostamos muito de viajar, eu e meu irmão Gustavo, que abriu junto comigo, e sempre ficamos em lugares mais econômicos. Buscamos inspirações desses espaços”, explica.

Cozinha é ampla e segue os moldes dos outros ambientes
Cozinha é ampla e segue os moldes dos outros ambientes
Chalés  têm tijolinhos à vista e reproduções de raízes de árvores de decoração
Chalés têm tijolinhos à vista e reproduções de raízes de árvores de decoração

O local teve consultoria de engenheiros para colocar tudo em ordem, mas as construções foram feitas por eles mesmos, usando materiais biodegradáveis, como barro e restos de construções, como tijolos e azulejos.

“Priorizamos muito a reciclagem, o reaproveitamento de materiais, dos recursos naturais, temos captação de águas para as árvores, vamos aprendendo na vida, conhecendo outras coisas”, explica.

Na hora de colocar a mão na massa, muito do trabalho fica para a família. “Muitas coisas foram nós mesmos que construímos, tem várias paredes que são feitas de adobe (barro), que são de tijolos, que é um tipo de construção alternativa. Fomos pesquisando, barro, com capim, reaproveitando com lixo, vamos no lixão da cidade e recolhemos objetos e vamos decorando, aumentando”, comenta.

A área do camping comporta cerca de 60 pessoas, enquanto há seis chalés para casal e um chalé para família com cinco lugares. O local fica próxima a rodoviária da cidade e a cinco quadras da avenida Pillad de Rebuá, a principal do destino turístico.

O preço da diária na alta temporada é de R$ 30,00 para o camping e R$ 100,00 para os chalés.

O Camping Nómadas fica na rua Afonso Pena, 1170, em Bonito.

Detalhe com as portas fechadas.
Detalhe com as portas fechadas.
Biblioteca do camping tem estantes 'desorganizadas'
Biblioteca do camping tem estantes 'desorganizadas'
O camping tem 600 m² e muito espaço para as barracas
O camping tem 600 m² e muito espaço para as barracas
Nos siga no Google Notícias