ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Arquitetura

Complexo ferroviário passa por reformas após 2 anos de interdição de Armazém

Na Esplanada, Armazém Cultural foi embargado pelo Corpo de Bombeiros em 2016

Thaís Pimenta | 01/07/2018 07:50
Edifício remota as origens de Campo Grande, desde sua criação, da vinda dos imigrantes. (foto: Marina Pacheco)
Edifício remota as origens de Campo Grande, desde sua criação, da vinda dos imigrantes. (foto: Marina Pacheco)

São anos sem manutenções dos edifícios que compõe a Plataforma Cultural e o Armazém Cultural em Campo Grande. Por conta disso, o estado físico das construções foi se deteriorando e levaram à interdição para eventos de uma dos lugares históricos da cidade.  

Mas depois de muitas cobranças, o lugar será revitalizado. De acordo com a Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), que elaborou o projeto junto a SISEP (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), serão realizadas ações de recuperação do telhado, muros, instalações elétricas, pinturas, correções e reparação na estrutura do complexo que forma a Esplanada Ferroviária.

“A obra também prevê a execução do Projeto de Segurança contra Incêndio e Pânico do conjunto, desinterditando o Armazém Cultural, que foi embargado pelo Corpo de Bombeiros em 2016”, acrescenta a secretária Nilde Brum.

Estação Ferroviária tem  muita história dentro dessas construções, que datam o início da construção de Campo Grande com a Estrada de ferro (foto: Marina Pacheco)
Estação Ferroviária tem muita história dentro dessas construções, que datam o início da construção de Campo Grande com a Estrada de ferro (foto: Marina Pacheco)
Marcas do tempo estão expostas no muro. (foto: Marina Pacheco)
Marcas do tempo estão expostas no muro. (foto: Marina Pacheco)
Rachaduras também. (foto: Marina Pacheco)
Rachaduras também. (foto: Marina Pacheco)

A secretaria lembra de quando se perdeu com o abandono do lugar.  “A restauração deste edifício oferece aos campo-grandenses mais uma opção de espaço amplo, adaptado para a realização de eventos sociais, culturais e promocionais, com capacidade para receber cerca de mil pessoas”.

De acordo com André Samambaia, arquiteto do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), órgão que analisa e autoriza as obras, a última reforma considerável feita no local aconteceu no entre 2010 e 2011. Quatro anos depois, o clima piorou os problemas da falta de manutenção permanente. "Após o vendaval que retirou parte do telhamento no final de 2015, se não me engano, houveram apenas algumas ações para sanar infiltrações", diz.

O lançamento das obras, com detalhes do que será realizado, vai ser divulgado nesta segunda-feira (2), às 14h, na Estação Ferroviária.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Apresentação do projeto acontece nos próprios prédios. (foto: Marina Pacheco)
Apresentação do projeto acontece nos próprios prédios. (foto: Marina Pacheco)
Nos siga no Google Notícias