ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Arquitetura

Danilo muda varanda com geladeira rosa e cria ambiente colorido

Geladeira com mais de 10 anos foi repaginada e ficou novinha, e mudou totalmente o ambiente.

Thailla Torres | 17/08/2021 06:24
Geladeira rosa, porta com obra de arte e suporte para planta transformaram gourmet. (Foto: Danilo Jovê)
Geladeira rosa, porta com obra de arte e suporte para planta transformaram gourmet. (Foto: Danilo Jovê)

Já faz um tempo que Danilo Jovê acompanha a tendência de eletrodomésticos coloridos, e quando viu pela primeira vez uma geladeira cor de rosa, logo pensou “quero uma!”. Não deu outra, ele deu um jeitinho de transformar a geladeira antiga e conquistar um ambiente da casa muito mais colorido com eletrodoméstico cor de rosa. O antes e depois, claro, impressiona.

No entanto, Danilo levou um tempo até conquistar a geladeira. “Eu não estava precisando, acho que precisamos pensar no consumo consciente e só comprarmos aquilo que realmente precisamos, especialmente, nessa época que a sustentabilidade é tão necessária, e trocar uma geladeira que funciona por outra só por causa da cor, soava um absurdo pra mim. Além disso, uma geladeira não é nada barata”.

Com isso, a geladeira rosa ficou na imaginação por meses. Até que, recentemente, se sentiu enjoado da decoração da casa e optou por dar aquela repaginada na área gourmet que ele havia mexido pouco na reforma anterior.

O quintal da casa é um verdadeiro oásis, têm plantas para todo lado, paredes rosa que contrastam com o verde da vegetação, tons de azul nos móveis e nos vasos e alguns detalhes de madeira. Uma casa bem colorida.

Esse era o antes do ambiente com geladeira branca, porta de madeira e vaso sem suporte.
Esse era o antes do ambiente com geladeira branca, porta de madeira e vaso sem suporte.

Na época em Danilo construiu o gourmet deixou a porta na cor natural, com apenas verniz transparente para proteger. “Só que com o tempo, comecei a perceber que a geladeira e a porta não combinavam com o resto da decoração, e aquilo começou a me incomodar”.

Sem planos de gastar fortunas e inspirar amigos nas redes sociais, o primeiro passo foi fazer um suporte vertical para sua ficus lyrata – planta queridinha hoje na decoração. Para fazer o suporte, ele usou dois cabos de enxada e uma ripa de pinus. “Parafusei tudo e pintei com tinta esmalte na cor rosa irlandesa, da marca Coral”.

Ao mesmo tempo, Danilo pinta costelas de Adão para colocar na porta. “Minha ideia era de que a porta não parecesse uma porta, mas que fosse um quadro e que ressaltasse toda natureza que tenho no quintal”.

Ele aproveitou um expositor de salgadinho que de seria descartado na indústria que trabalha e colocou ao lado da geladeira para posicionar algumas plantas

“Por fim, comecei a fazer a geladeira, e ela foi a parte mais difícil no processo. Para ser bem sincero, eu queria mesmo era usar uma pistola pneumática de pintura para pintar a geladeira, mas optei por um rolinho de espuma pequeno, porque eu sabia que era um material mais acessível e que qualquer pessoa poderia fazer o mesmo em casa”.

Danilo pintando a geladeira. (Foto: Arquivo Pessoal)
Danilo pintando a geladeira. (Foto: Arquivo Pessoal)

Como pintar – O primeiro passo foi lixar a geladeira para retirar o verniz que já estava amarelado e sujo por causa do tempo, e também para que a tinta aderisse melhor no material. “Eu usei uma lixa d’água 320, essa é uma lixa fina e não causa grandes arranhões. Depois, peguei a tinta esmalte e misturei com tinner, para que ficasse bem líquida. Coloquei papel pardo em volta da geladeira, molhei o rolinho na tinta, tirei o excesso no papel que ficava no chão e comecei a pintar a geladeira. Para minha surpresa, a tinta rendeu mais do que eu esperava e foi muito fácil pintar”.

Para que a pintura parecesse profissional, Danilo usou dicas de um funileiro amigo, Nicanor Rodrigues, que sempre o ajudou nos trabalhos.

Dicas – Para que a tinta não ficasse grossa e a geladeira não tivesse aquele aspecto pintado de forma amadora, Danilo precisou lixar a geladeira depois de pintada. “Eu usei uma lixa d’água 600 e depois uma de 1200, ela tira o grosso da camada de tinta, deixando o toque mais suave, parecendo que foi pintada na própria fábrica”, destaca.

O resultado ficou melhor do que o esperado e rendeu muitos elogios de amigos. “Fiquei receoso de dar tudo errado, mas depois de começar, era um caminho sem volta, tinha que ficar bom”, brinca.

Lições – “A primeira é, sem dúvida, em relação à cor, as pessoas normalmente tem medo de usar cor na decoração, tanto é que a maioria dos móveis são todos em cores neutras, talvez seja por isso que temos poucas geladeiras coloridas. São vários os estudos que mostram os benefícios que as cores trazem a nossa vida, além disso, deixa a casa com mais personalidade”.

A segunda lição, segundo Danilo, é a possibilidade de reaproveitar objetos. “Precisamos reutilizar mais. É muito mais econômico customizar alguma coisa que você já tenha. Pode não ser mais fácil, já que dá um trabalhão fazer você mesmo, mas é mais barato”.

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias