ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

De portas abertas, Supapo Criativo inova com galeria escola focada no design

Projeto é um pontapé corajoso da arquiteta Luciana Teixeira, que abre diálogo sobre arquitetura, design e marketing

Thaís Pimenta | 30/05/2018 07:23
Tekoha Nhanderu - Aldeia de Deus é a exposição que une as fotografias e os móveis inspirados na cultura Guarani Kaiowá (Foto: Fernando Antunes)
Tekoha Nhanderu - Aldeia de Deus é a exposição que une as fotografias e os móveis inspirados na cultura Guarani Kaiowá (Foto: Fernando Antunes)

A proposta é inovadora e ainda desconhecida por essas bandas de Mato Grosso do Sul. Dando o pontapé corajoso, a arquiteta Luciana Teixeira inaugura hoje, às 20h, a primeira galeria escola de Campo Grande, o Supapo Criativo. 

Com o foco no design de móveis, a cenografia, o desenvolvimento luminotécnico, o marketing e a inovação, o espaço vai funcionar como uma galeria de arte de protótipos autorais, de fotografia, artes visuais e tudo que tenha a ver com arte. Sob o viés educacional, o Supapo oferecerá workshops, cursos e rodas de conversa afim de fomentar essa área e criar um espaço ainda inexistente por aqui.

"Minha intenção é trabalhar com o empreendedorismo social, ou seja, ter o Supapo como um espaço democrático, que abrigue a todos que tenham curiosidade de entender esse mundo do design. Quero fomentar esse mercado de consumo de arte que eu, como arquiteta, sei que existe aqui, e que são poucos os locais que oferecem uma peça autoral, única", diz Luciana.

Antes de ser uma idealizadora, Luciana é uma profissional que realiza projetos residenciais e comerciais. Então, sua fome de conhecimento vem da necessidade de se manter atualizada no setor. Foi numa dessas que ela investiu no design de móveis e criou a poltrona Rock'n'roll. Ali, ao mesmo tempo que nascia uma nova paixão pessoal, surgia a primeira idealização do Supapo.

Luciana Teixeira é a arquiteta idealizadora do Supapo Criativo. (Foto: Fernando Antunes)
Luciana Teixeira é a arquiteta idealizadora do Supapo Criativo. (Foto: Fernando Antunes)
Destaque para a cadeira Nhanderu, à esquerda, e a Rock'n'roll a direita. (Foto: Fernando Antunes)
Destaque para a cadeira Nhanderu, à esquerda, e a Rock'n'roll a direita. (Foto: Fernando Antunes)
Mesas, cadeiras autorais e obras de Marcelo ao fundo. (Foto: Fernando Antunes)
Mesas, cadeiras autorais e obras de Marcelo ao fundo. (Foto: Fernando Antunes)

"É um mercado não explorado. A área de produção também é outra que peca muito, visto que não temos um especialista no assunto na região. Então, quero trazer essas pessoas para fomentar um intercâmbio mesmo, de conhecimento".

A galeria também estreia com acervo fotográfico de Marcelo Santos Braga, Alexis Prappas, Priscila Pessoa e Gabriel Quartim. Nas artes visuais, quem expõe é o corumbaense Edson Castro, além de Humberto Espíndola, com a bovinocultura, e ainda há um acervo extenso de Ilton Silva.

No design, o Supapo expõe as coleções de Luciana, com suas poltronas autorais e destaque para a cadeira Nhanderu, feita em conjunto com os índios da aldeia de Jaguapiru, de Dourados. A temática indígena acabou permitindo que se criasse uma exposição com união das duas áreas, batizada de Tekoha Nhanderu - Aldeia de Deus. "Por coincidência, eu e o Marcelo estávamos pesquisando, mergulhados mesmo na temática em 2015, cada um em uma aldeia Guarani Kaiowá no Estado. Então, as imagens se conectam com os móveis, e vice-versa", completa ela.

Protótipos criados por Luciana. (Foto: Fernando Antunes)
Protótipos criados por Luciana. (Foto: Fernando Antunes)

O primeiro curso "Design de Mobiliário e Cultura Maker" está marcado para ocorrer de 8 a 30 de junho, sempre às sextas e sábados. Ministrado por José Sarmento, mestre em design e doutor em educação. O uso da impressora 3D é um dos temas abordados no curso.

"O bacana é que nós temos a proposta do faça você mesmo, ou seja, aprenda fazendo, isso é a cultura maker que dá nome do curso. Por conta disso, o aluno já sai daqui com um protótipo em pequena escala do que foi criado no Supapo". São disponibilizadas, no máximo 25 vagas, e o custo é de R$ 650,00.

Para o dia 2 de junho, está marcada a mesa redonda Supapo Fotográfico, com Alexis Prappas, Quartimm e Marcelo Braga. A entrada é gratuita.

De 15 a 16 de junho é a vez do Workshop de Cenografia e Espaços Efêmeros com a especialista arquiteta Suzane Queiroz, do Rio de Janeiro. No curso, ela explora temas como a cenografia em campo ampliado no palco e além do palco, estimulando a criação por meio do desenvolvimento de projetos a partir de briefings em contextos reais. Ela demonstra o passo a passo de um projeto e desenvolve habilidades manuais e subjetivas através da construção de maquetes como recurso de criação e representação. O investimento é também de R$ 650,00.

Mesas da coleção Lolipoop, criadas por Luciana. (Foto: Fernando Antunes)
Mesas da coleção Lolipoop, criadas por Luciana. (Foto: Fernando Antunes)

De 18 de junho a 9 de julho haverá o curso Iluminação Eficiente e Possibilidades Criativas, às segundas e quartas, com a arquiteta Luizana Fabiani. "O aluno sai entendendo a funcionalidade das fontes luminosas artificiais, suas características técnicas, aplicação de luminárias, além de contribuir para a escolha correta para definição de projetos, também de compreender, na prática, a aplicação criativa da luz em projetos de arquitetura", explica Luciana.

O evento de lançamento do Supapo é aberto ao público, com apresentação das Boss Tones. A festa acontece na Via Park, 1210, com presença de food trucks.

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias