ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 32º

Arquitetura

Em 45 dias, jardim ganha suíte com terraço, feita em container

Executado em 45 dias, projeto fica no jardim e une estética industrial com elementos rurais

Jéssica Fernandes | 20/07/2022 07:55
Posicionado no jardim, módulo tem cor especial e detalhe de madeira. (Foto: Leonardo de Paula)
Posicionado no jardim, módulo tem cor especial e detalhe de madeira. (Foto: Leonardo de Paula)

A suíte de luxo feita para receber a família e também servir como dormitório para as visitas une dois conceitos: urbano e rural. Desenvolvido dentro de um container de 18 m², o projeto é assinado pelo arquiteto e sócio da Práxis Container Iuri Munareto. O módulo fica no jardim da casa dele, em Três Lagoas, a 327 km da Capital.

Em 45 dias, o dormitório com revestimento interno de gesso acartonado ficou pronto. Para garantir o isolamento térmico e auxiliar na acústica do ambiente, lãs de rocha foram utilizadas no acabamento das paredes  e do teto da suíte de luxo.

A proposta inicial, segundo Iuri, era criar um ambiente aconchegante para receber exclusivamente os pais. “Pensamos em fazer um negócio para dar mais privacidade e conforto”, diz. Contudo, ao invés de uma casa de casal, ele optou em usar duas menores no dormitório. “Uma hora ou outra vai servir como um quarto de visita, então duas camas de solteiro dariam um aproveitamento melhor”, esclarece.

Suíte de luxo fica dentro de container com 18 m². (Foto: Leonardo de Paula)
Suíte de luxo fica dentro de container com 18 m². (Foto: Leonardo de Paula)


Para trazer praticidade, ambiente tem móveis planejados. (Foto: Leonardo de Paula)
Para trazer praticidade, ambiente tem móveis planejados. (Foto: Leonardo de Paula)

Além das camas, o espaço dispõe de armários embutidos feitos sob medida para o projeto. Dentro de uma desses armários, o arquiteto inclui um frigobar e um micro-ondas para atender as necessidades dos visitantes. Esses detalhes foram adicionados para somar com a ideia de praticidade da área interna. "O intuito foi aliar praticidade e conforto para quem desfrute do módulo, trazendo uma atmosfera de forma que a estadia ali seja também um experiência”, destaca.

Predominado pelo tom branco, o quarto tem somente um ponto de cor em destaque, que fica próximo a cabeceira das camas. A escolha, conforme o arquiteto, está em harmonia com a paleta do projeto. “O cimento queimado verde esmeralda não foi uma cor criada para o projeto, mas é um detalhe especial que a gente quis trazer dentro desse conceito da paleta de cores que estávamos desenvolvendo”, pontua.

No acabamento entre a parede e o teto, o arquiteto usou iluminação indireta, que valorizou o recorte da sanca, além da direta com duas iluminarias. Já o banheiro também conta com um móvel planejado, um nicho de mármore e o box com vidro fumê.

Confira o vídeo na íntegra:

Área externa - Para compor a fachada do container, Iuri encomendou uma cor especial acetinada. A tonalidade, preparada sob demanda, é uma mescla das cores azul e verde. Outro detalhe que destaca o acesso para a suíte é a madeira na lateral esquerda do módulo.

A madeira também está presente nas mobílias rústicas que compõem o cenário do jardim. A escolha do banco com roda de carroça não foi aleatória e sim de encontro com a estética principal do projeto. “Externamente nós buscamos integrar à linguagem industrial, que é intrínseca ao container, e agregar elementos do rural e do bucólico, e assim criar um conjunto estético com a jardinagem já existente”, esclarece o arquiteto.

Outro componente bastante especial é a arandela externa feita com o moedor de café antigo da família. Antes sem utilidade, o objeto ganhou funcionalidade e agregou com o cenário rural que Iuri buscava. Ele fala sobre o processo de transformação do item. “Tínhamos ele há muito tempo e estava sem uso. Gostamos de ressignificar as coisas, restaurar e transformar. É uma peça que tem significado afetivo”, relata.

A escada lateral do container dá acesso para o grande diferencial de todo o projeto: o deck de madeira. O piso em madeira ipê, que é o mesmo utilizado na fachada, entra em contraste com o jogo de móveis posicionados no local. O deck proporciona um ambiente confortável para conversar com os amigos, ler um livro ou simplesmente apreciar a paisagem.

Deck tem móveis rústicos, piso de madeira ipê e vista para o jardim. (Foto: Leonardo de Paula)
Deck tem móveis rústicos, piso de madeira ipê e vista para o jardim. (Foto: Leonardo de Paula)


Moedor ganhou funcionabilidade como arandela externa. (Foto: Arquivo pessoal)
Moedor ganhou funcionabilidade como arandela externa. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias