ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Arquitetura

Em 60 dias, container vira escritório moderno e sem desperdícios

O espaço foi desenvolvido por três sócios que buscam praticidade

Jéssica Fernandes | 16/04/2022 08:53
Projeto do escritório levou sessenta dias para ser finalizado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Projeto do escritório levou sessenta dias para ser finalizado. (Foto: Arquivo Pessoal)

O escritório de 30 metros quadrados elaborado dentro de um container prova que um projeto pode unir praticidade e conforto em qualquer lugar. Localizado em Três Lagoas, a 327 km da Capital, o espaço pertence à empresa Práxis Container e foi elaborado em 60 dias com a finalidade de funcionar como showroom.

A empresa, que começou em outubro de 2020, é administrada pelos arquitetos Igor Munareto, de 29 anos, Iuri Munareto, de 33 anos, e a engenheira civil Bianca Ravaglia, de 34 anos. Os três foram responsáveis por desenvolver os cinco ambientes que compõem a área do container.

O container HC de quarenta pés comporta a área de trabalho, sala de reuniões, banheiro, copa, além do banheiro. Em cada ambiente, os profissionais buscaram trazer uma estética diferente ao invés de manter somente um único conceito e decoração. Por isso, criatividade não faltou no projeto.

Ambiente do trabalho tem o teto de gesso com detalhes de forro ripado. (Foto: Arquivo Pessoal)
Ambiente do trabalho tem o teto de gesso com detalhes de forro ripado. (Foto: Arquivo Pessoal)

A área de trabalho conta com um piso porcelanato polido, assim como a copa, a recepção e o banheiro. Na copa, a equipe optou por colocar um mármore travertino em cima do móvel planejado, que é onde fica o frigobar. Igor explica que somente um ambiente manteve o piso diferente dos demais. “A sala de reunião é de madeira, do compensado naval, que é o piso original do container”, explica.

Além desse aspecto, a área de trabalho apresenta detalhes laterais de forro de madeira ripado no teto. A iluminação embutida no teto, segundo o arquiteto, foi uma preocupação entre os sócios. “É uma iluminação mais agradável, a luz amarela fica mais aconchegante é tudo em LED. Esse é um detalhe que vem junto com a questão da sustentabilidade”, destaca.

O módulo inteiro recebeu paredes de drywall compostas por uma estrutura de aço e chapas de gesso. Para garantir que o escritório fosse um ambiente agradável e não sofresse com as mudanças na temperatura, Igor comenta sobre a técnica aplicada ao container. “A gente faz o isolamento térmico entre a chapa do container e a parede de gesso. É feito o isolamento com lã de vidro e material antichamas”, fala. Essa técnica também contribui no isolamento acústico do projeto.

Escritório feito dentro de container fica em Três Lagoas. (Foto: Arquivo Pessoal)
Escritório feito dentro de container fica em Três Lagoas. (Foto: Arquivo Pessoal)

Prezando pela sustentabilidade, qualidade e mobilidade, o arquiteto expõe algumas das vantagens de fazer um projeto no container. “É uma obra mais rápida e sustentável, porque vai haver menos resíduos, não tem desperdício e o container é reutilizado”, conclui.

Quem quiser acompanhar esses e outros projetos, o perfil no Instagram é @praxiscontainer.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias