Fim do mistério sobre castelo construído na Avenida Guaicurus
Construção com pegada medieval é negócio de família e homenageia o sobrenome Torres
Durante meses, quem passava pela Avenida Guaicurus se perguntava a mesma coisa. “O que será que estão construindo ali?” A estrutura no estilo castelo medieval, com paredes em blocos, portas e janelas fortificadas e duas torres grandes chamava atenção de longe.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Uma loja de materiais de construção em Campo Grande surpreendeu moradores ao inaugurar sua nova sede em formato de castelo medieval na Avenida Guaicurus. A estrutura, que intrigou a população durante sua construção, pertence à família Torres e foi inspirada em seu sobrenome. O projeto, que levou dois anos para ser concluído, conta com duas torres, paredes em blocos aparentes, portões fortificados e elementos decorativos que remetem à arquitetura medieval. A proprietária Eliane Torres, que começou o negócio com o marido em 1999, relata que a ideia surgiu do desejo de fugir do convencional na construção da nova sede.
Houve quem arriscasse que seria um restaurante temático, salão de eventos, igreja e até o “castelo do Shrek”. Mas a verdade era outra e bem mais pé no chão. O castelo, inaugurado na última semana, é a nova loja de materiais para construção da família Torres.
Depois de 20 anos atendendo em um ponto simples na mesma avenida, a família decidiu transformar o sonho e o sobrenome em arquitetura. Assim nasceu a nova sede da Torres Materiais para Construção, totalmente erguida em formato de castelo.
Eliane Torres, uma das proprietárias, conta que a ideia inicial não era construir algo medieval, mas fugir do comum. “Eu batia o pé com o engenheiro que não queria um caixote quadrado só com nome em cima”, conta.
O engenheiro sugeriu uma torre com relógio, mas quando a primeira parede da frente ficou pronta, com blocos aparentes e frisados, veio o insight. “Eu olhei e vi que parecia um castelo medieval”, detalha.
Dali em diante a obra não parou mais. A fachada cresceu com duas torres, uma referência ao sobrenome da família, colunas com texturas que imitam grandes pedras, janelas e portões no estilo medieval e recortes que reforçam o visual rústico.
A brincadeira virou conceito. Na parte de dentro, foram instalados painéis e até área instagramável para fotos. Segundo Eliana, ainda faltam itens que estão a caminho, como luminária medieval, lustre central e tochas com lâmpadas.
Durante os dois anos de obra, a construção virou mistério no bairro. Os clientes chegavam à loja antiga e perguntavam o tempo todo o que seria o castelo. “Muita gente achou que seria um salão de eventos, igreja ou restaurante temático. Todo mundo ansiosíssimo, querendo saber se aqui dentro tinha algum mistério”, conta a proprietária.
Segundo Eliane, a história do negócio se confunde com a própria história da família. Ela conta que em 1993, quando chegou a Campo Grande vinda do Rio Grande do Sul, mal imaginava que trabalharia em uma loja de materiais de construção, muito menos que conheceria ali o marido e parceiro de vida.
“Ele era funcionário do cunhado dele nessa loja. Diz que, quando me viu entrar lá, foi amor à primeira vista. Dois meses depois, eu já estava trabalhando lá e começamos nosso relacionamento”, lembra.
Quando o cunhado deixou a cidade, o casal assumiu a jornada. Em 1999, abriram a primeira loja própria no Jardim Colibri. Um ano depois, já estavam na Guaicurus, onde permaneceram por duas décadas. Em fevereiro, completariam 20 anos no endereço antigo, até a mudança para o castelo, em frente ao antigo prédio.
Hoje, o castelo da família Torres virou ponto de referência na região. “Nós, os amigos e todo mundo que participou da nossa batalha estamos muito orgulhosos”, finaliza Eliane.
Confira a galeria de imagens:
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.












