ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Arquitetura

Inspiradas em Brasília, fachadas na Pedro Celestino são história de José e João

Na década de 1960, uma casa fez tanto sucesso que o vizinho quis uma igual, mas nunca gostou da versão

Thaís Pimenta | 05/04/2018 08:16
Monumento se inspira no Palácio da Alvorada, em Brasília, cidade pelo qual o pai da família era encantado. (foto: Roberto Higa)
Monumento se inspira no Palácio da Alvorada, em Brasília, cidade pelo qual o pai da família era encantado. (foto: Roberto Higa)

Se você passar bem devagar na rua Pedro Celestino, quase esquina com a Mato Grosso, vai notar duas casas com monumentos na fachada. Construídas em 1962 e em 1965, respectivamente, elas guardam uma história autêntica, envolvendo 2 vizinhos que resolveram homenagear Brasília.

Idealizada pelo comerciante José Joaquim da Silva, a primeira tem o monumento que remete aos arcos do Palácio da Alvorada de Brasília, projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado dois anos antes. O filho Ademar explica que José havia visto em uma revista de fotos da cidades e se encantado. "E infelizmente ele morreu sem conhecer a Capital brasileira", conta.

Ele garante que naquela época nem existiam arquitetos na cidade. Então, o pai deu a ideia, comprou o material e o construtor que por vezes era também o engenheiro, dava um jeito de fazer o que o cliente pedia. Na década de 1960, ter uma casa chamativa era um pequeno luxo, por isso o charmoso lar dos Silva foi muito admirado pelos vizinhos.

Tão admirado, que o vizinho do lado, o pecuarista João Dias Vieira, pediu uma igual. Mas o construtor contratado sugeriu fazer algo diferente para não ficar idêntico e surgiu um monumento no formato de "x" na fachada. A filha do pecuarista, Janira Dias Vieira, lembra que o pai não gostou do resultado e, na verdade, nunca deu bola pra casa. "Não gostava da casa de jeito nenhum. A gente veio da fazenda, nosso lugar era no mato", conta. 

A casa do pecuarista, José, acabou ganhando um "x" na fachada. (Foto: Roberto Higa)
A casa do pecuarista, José, acabou ganhando um "x" na fachada. (Foto: Roberto Higa)

Já para a família do vizinho comerciante, a fachada sempre foi motivo de orgulho. "Meu pai não achava ruim alguém querer copiar, porque ele tinha orgulho de como a casa tinha ficado bonita, isso sim".

Até hoje a construção continua em pé. "Usava-se muito material, quase tudo na casa, das paredes até os armários são de laje, ou seja, aguenta muito peso", diz. Só o teto, feito em estuque, ruiu com o passar dos anos. "Daí meu irmão que é engenheiro reformou pra gente. Mas no corredor, por exemplo, o teto continua intacto".

O filho se lembra que a rua não era asfaltada quando se mudaram pra lá e o asfalto só foi chegar para aquelas bandas em 1964. "Tinha uma casinha aqui antes que meu pai demoliu para colocar a nossa", completa. O terreno também precisou de aterro para regular a altura da residência com a rua, parte mais demorada da obra, que durou cerca de um ano e meio.

Os imóveis da rua tem, quase todos, 560 metros quadrados e, como era costume da época, só um banheiro para todos.

A casa dos Silva ficou para a viúva de José, porque o comerciante faleceu em 1993. Já o imóvel do vizinho atualmente está à venda.

A viúva do comerciante, dona Maria, ainda lúcida no auge de seus 98 anos, não pensa em deixar o que ficou do marido e responde brava quando o filho Ademar brinca que vai vender a casa para a equipe do Lado B: "Meu filho, não vende não".

Curta o Lado B no Facebook  e no Instagram.

Ademar a mãe, sentados na varanda da casa que moraram quase que toda a vida. As cadeiras tem 25 anos de existência. (Foto: Roberto Higa)
Ademar a mãe, sentados na varanda da casa que moraram quase que toda a vida. As cadeiras tem 25 anos de existência. (Foto: Roberto Higa)

Confira a galeria de imagens:

  • O teto do corredor continua sendo de estuque. (Foto: Roberto Higa)
  • Detalhes da construção de 60 que se mantem na cozinha. (foto: Roberto Higa)
  • A família dos Silva. (foto: Roberto Higa)
Nos siga no Google Notícias