ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Arquitetura

No terrão vermelho da Capital, é possível ter quarto 100% claro?

É o sonho de quem gosta do chique e do clean, mas na hora de pensar na limpeza...

Suzana Serviam | 16/02/2022 10:44
Apesar de parecer branco, este quarto é um rosa bem claro. (Foto: Rafael Lima)
Apesar de parecer branco, este quarto é um rosa bem claro. (Foto: Rafael Lima)

Tem gente que evita usar cores brancas na decoração pelo medo do glamour ficar encardido. Para desconstruir essas ideias, as arquitetas Ana Flávia Cassiano, 27 anos, e Juliana Comparin, 28 anos, dão dicas sobre o que fazer para enxergar essa cor sob outra perspectiva.

A primeira coisa que deve ser levada em consideração é a preferência da pessoa. Tem gente que se sente bem em ambientes com atmosfera de cores mais quente e outras mais frias. Ana Flávia explica: "Quando se trata de quarto, a ideia é sempre incluir elementos que possam aquecer o espaço de modo que fique mais aconchegante".

O bom de quarto 100% branco é a liberdade em poder trabalhar com as cores em detalhes. Segundo Juliana, as possibilidades são infinitas.

"Dá para investir em quadros, roupas de cama, peseiras, que são aquelas faixas de tecido que ficam ao pé da cama, travesseiros e almofadas em tons mais quentes", explica. Além de incluir elementos amadeirados em cabeceiras, prateleiras, mesa ou penteadeira. Cada item muda completamente a atmosfera do ambiente.

Opção de quarto branco com peseira amarela, quadros e criado-mudo coloridos. (Foto: Pinterest)
Opção de quarto branco com peseira amarela, quadros e criado-mudo coloridos. (Foto: Pinterest)

Ana Flávia conta que atendeu a uma cliente que queria repintar as paredes coloridas do apartamento e ainda economizar.

"Optamos por pintá-lo todo de branco neve e para dar continuidade, não chamar tanta atenção, trabalhamos com armários em MDF branco também. Com essa base neutra, criamos a cabeceira em um tom amadeirado meio caramelo, que transmite aconchego, e também usamos o mesmo amadeirado no tampo da mesa de cabeceira"

Segundo Ana Flávia, para as cores brancas, existem tintas mais frias e mais quentes. O branco neve, por exemplo, é mais quente. Já o branco gelo é mais frio.

Quanto ao medo de usar essa cor por conta da sujeira, a dica para amenizar esse ponto é sempre optar pela tinta fosca lavável. "Essa tinta permite lavar a parede com esponja macia, a ideal é a bucha mágica e detergente neutro. Sem colocar força na esfregação, porque apesar de ser lavável, não é recomendado esfregar muito forte e nem jogar água", explica.

Opção de quarto branco com puxadores em bancadas. (Foto: Pinterest)
Opção de quarto branco com puxadores em bancadas. (Foto: Pinterest)

Mobiliário

Já para quarto 100% branco, seguem algumas dicas da arquiteta Rita de Cássia Oliveira Rocha. "Para superfícies que terão contato direto com a mão, como por exemplo, guarda-roupa, criado-mudo, o ideal é colocar puxador e não MDF cavo. Em mesa de estudo ou bancadas, o ideal é colocar em cima um vidro transparente para não encardir, riscar..."

E ainda é importante deixar de lado a limpeza com lustra-móveis ou outros tipos de silicones, pois eles servem para dar brilho em madeiras naturais. O MDF, por apresentar superfície impermeável, não absorve esse tipo de produto. Caso use, saiba que a peça branca poderá manchar ou ficar amarelada.

Portanto, a solução ideal para evitar manchas ou amarelamento é misturar na água o detergente neutro ou sabão de coco, na proporção de 1 (um) litro de água para cada colher de produto. Umedecer o pano na solução, fazer a limpeza dos móveis e, em seguida, secar a superfície. O melhor tipo de pano para esse tipo de limpeza são os mais suaves, que não danifiquem a estrutura, como o de algodão ou flanela.

Curta o Lado B no Facebook e Twitter. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias