A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 07 de Dezembro de 2019

14/11/2019 08:12

Olhar de Janaina para arquitetura garante viagem por cantinhos do mundo

Fotógrafa usa imagens de suas viagens também para inspirar outras pessoas a criar o novo

Thailla Torres
Janaina viaja o mundo e produz sua série Inspira, com olhar sensível para arquitetura. (Foto: Arquivo Pessoal) Janaina viaja o mundo e produz sua série "Inspira", com olhar sensível para arquitetura. (Foto: Arquivo Pessoal)

Aos 41 anos, a fotógrafa e publicitária Janaina Lott é daquelas que não dispensa uma aventura pelo mundo e um olhar sensível sobre ele. Quem a acompanha nas redes sociais vê o talento para a fotografia de arquitetura que encanta, mas também viaja um pouquinho por aí pela série fotográfica “Insp”, que significa inspira, e mostra cantinhos do mundo através da beleza que há em portas, janelas, paredes, adornos e reflexos que ela encontra pelo caminho.

“A série surgiu da vontade de mostrar um pouquinho das viagens que faço”, conta. “Como não queria apenas postar imagens avulsas, sem contexto, resolvi nessas fotos, explorar e contar um pouquinho sobre a história desses lugares. Viajar abre a cabeça, te coloca em contato com novas culturas, novas pessoas... Te enriquece a alma, e isso nos inspira de diferentes formas”, explica.

Barcelona (Casa Batlló): O teto parece ter sido esculpido por correntes d’água
e, no seu centro, está exposto esse lustre que
lembra uma água-viva. (Foto: Janaina Lott)Barcelona (Casa Batlló): O teto parece ter sido esculpido por correntes d’água e, no seu centro, está exposto esse lustre que lembra uma água-viva. (Foto: Janaina Lott)
Barcelona (Parque Guell): O pórtico da lavadeira, tem tetos e paredes de uma onda
em rebentação, constuída com ângulos bem calculados para se ter uma maior estabilidade. (Foto: Janaina Lott)Barcelona (Parque Guell): O pórtico da lavadeira, tem tetos e paredes de uma onda em rebentação, constuída com ângulos bem calculados para se ter uma maior estabilidade. (Foto: Janaina Lott)
Mendonza (Casa El Enemigo): A bodega tem inspiração na Divina Comédia de Dante Alighieri. O local é um museu a céu aberto, uma homenagem à sua paixão pelas artes. (Foto: Janaina Lott)Mendonza (Casa El Enemigo): A bodega tem inspiração na Divina Comédia de Dante Alighieri. O local é um museu a céu aberto, uma homenagem à sua paixão pelas artes. (Foto: Janaina Lott)
Mendonza (Casa El Enemigo): A caverna onde os vinhos são armazenados se chama Inferno, que também se inspira em A Divina Comédia de Dante e busca simbolizar o inimigo que
vive dentro de nós. (Foto: Janaina Lott)Mendonza (Casa El Enemigo): A caverna onde os vinhos são armazenados se chama Inferno, que também se inspira em A Divina Comédia de Dante e busca simbolizar o inimigo que vive dentro de nós. (Foto: Janaina Lott)

Foi pensando nisso, em inspirar pessoas, que Janaina passou a apresentar um pouquinho de tudo que a fez suspirar em algumas das viagens. “O foco está mais em elementos arquitetônicos, já que ele é publicado na minha página, mas também mesclo com algumas imagens abstratas que possam transmitir uma reflexão para quem está vendo. O objetivo dessa minha série é que de, alguma forma, essas imagens também inspirem outras pessoas a criar o novo”, destaca.

Já são sete séries. Todas enriquecedoras de alguma forma, garante a fotógrafa. “Mas a que mais gostei de fazer e a que mais aprendi, porque também aprendemos fotografando, foi a de Barcelona. Adorei fotografar, entender e conhecer melhor as obras de Gaudí, um arquiteto à frente do seu tempo, e a Grécia, por ser o berço da arquitetura e da humanidade, aliás a origem da palavra “arquitetura” deriva do grego e significa “arché” (primeiro ou principal) e “tékton” (construção)”.

Grécia: O charme do azul e branco... (Foto: Janaina Lott)Grécia: O charme do azul e branco... (Foto: Janaina Lott)
Paros é conhecida pelo charme de
suas vilas... (Foto: Janaina Lott)Paros é conhecida pelo charme de suas vilas... (Foto: Janaina Lott)
Por terem o estilo grego azuis e brancos tão marcante em suas construções... (Foto: Janaina Lott)Por terem o estilo grego azuis e brancos tão marcante em suas construções... (Foto: Janaina Lott)
 Um encanto de ilha! (Foto: Janaina Lott) Um encanto de ilha! (Foto: Janaina Lott)

A relação com a fotografia surgiu ainda pequena, lembra. “Meu pai foi fotógrafo e artista plástico, hoje publicitário aposentado. Durante toda minha infância sempre fui muito incentivada a desenhar, a pintar e a ler. O que me despertou curiosidade sobre as coisas e também uma certa sensibilidade com o mundo que me rodeava”.

Na faculdade Janaina optou pela Arquitetura, fazendo dois anos do curso, e trocando em seguida pela Publicidade e Propaganda, onde ela se sentiu mais confortável para explorar o lado criativo. “Já estou há 19 anos na área da propaganda como diretora de criação, fui durante sete anos consultora na área de marketing, mas a fotografia estava o tempo todo presente na minha vida, até então como um hobby, através dos registros das minhas viagens pelo mundo, que também é outra paixão minha”. A fotografia, especificamente, de arquitetura, está na vida dela há quatro anos, quando montou apartamento, e junto da arquiteta Luciana Teixeira, vivenciou todas as etapas de um projeto, do início à sua finalização. “A paixão pela arquitetura que antes estava adormecida, reapareceu”.

Itália: Inspiração portas. (Foto: Janaina Lott)Itália: Inspiração portas. (Foto: Janaina Lott)
Veneza: Observar a rotina dos moradores na cidade em que visita é realmente conhecer um pouco mais sobre o  lugar. (Foto: Janaina Lott)Veneza: Observar a rotina dos moradores na cidade em que visita é realmente conhecer um pouco mais sobre o lugar. (Foto: Janaina Lott)
Firenze: é o berço do renascimento. Por ali passaram grandes como Dante Alighieri, Boccacio, Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e muitos outros. (Foto: Janaina Lott)Firenze: é o berço do renascimento. Por ali passaram grandes como Dante Alighieri, Boccacio, Giotto, Leonardo da Vinci, Michelangelo, Botticelli e muitos outros. (Foto: Janaina Lott)
Outras portas que encantam. (Foto: Janaina Lott)Outras portas que encantam. (Foto: Janaina Lott)

No processo de finalização do apartamento, a arquiteta contratou um fotógrafo para fazer o registro, e foi aí que Janaina soube da especialidade da fotografia de arquitetura, até então muito pouco explorada aqui Mato Grosso do Sul. “A minha desmotivação pela publicidade depois de tantos anos na área, e minha paixão pela fotografia, me fizeram enxergar na arquitetura uma nova possibilidade de trabalho. Fui para São Paulo e Belo Horizonte fazer workshops com nomes renomados em fotografia de arquitetura, e voltei cada vez mais apaixonada e com a certeza do que eu queria ser: fotógrafa de arquitetura”.

Assim o hobby se tornou a nova profissão, e sem medo Janaina deixou a publicidade e foi fazer o que amava. Hoje ela destaca que o olhar do fotógrafo é formado através das suas experiências e vivências. “Viajar, ler um bom livro, ouvir música, ver um bom filme, ter uma boa conversa...Isso tudo te inspira a ter novos olhares. Precisamos ter a sensibilidade de observar todos os detalhes a nossa volta, aprender que o belo está em tudo, que só depende da forma como é visto e transmitido”, ensina.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Seja exclusivo, cadastre o telefone (67) 99981-9077 e receba as notícias mais lidas no Campo Grande News pelo seu WhatsApp. Adicione na sua lista de contato, mande um "OI", e automaticamente você será cadastrado.


Campo Grande News - Lista Vip WhatsApp
imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.