ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, DOMINGO  28    CAMPO GRANDE 23º

Arquitetura

Reforma levanta astral de casa sessentona e vira point de amigos

Pedagoga reformou casa antiga para cidade do interior ter uma lanchonete diferente e com pratos saborosos

Por Thailla Torres | 08/01/2024 07:49
Lanchonete e cafeteria deu novo astral a casa antiga de 60 anos. (Foto: Marcelo Varela)
Lanchonete e cafeteria deu novo astral a casa antiga de 60 anos. (Foto: Marcelo Varela)

Uma daquelas casas antigas, das quais muita gente sente vontade de entrar. Com varandinha convidativa, janelas enormes, quintal que ultrapassa as metragens de projetos minúsculos atuais, e muita, muita história para contar. Assim parecia a casa na Avenida Pedor Manvailler, em Amambai, a 351 quilômetros de Campo Grande, que agora abriga um café charmoso para famílias e amigos ficarem horas saboreando receitas caseiras e saudáveis.

Por muito tempo, a pedagoga  Solange Fernandes, de 42 anos, que ama empreender, bateu perninha  pela cidade à procura de uma casa que abrigasse o seu café, chamado Maçã Verde. O lugar antigo havia ficado pequeno para os sonhos da empresária, que desejava algo mais aconchegante e que despertasse a vontade das pessoas de passarem horas ali, por isso, a ideia era ter uma casa.

Casa é daquelas com muita história para contar, da sala à varanda. (Foto: Marcelo Varela)
Casa é daquelas com muita história para contar, da sala à varanda. (Foto: Marcelo Varela)

Até que um dia a placa de aluga-se surgiu na fachada de uma das casas mais antigas da rua, que estava bastante deteriorada e já foi cenário para diversos outros comércios, de clínica a escola de artes marciais. Apesar da sensação de que teria muito trabalho pela frente se optasse pelo retrofit (reforma que visa personalizar, adaptar, recuperar e melhorar os equipamentos, a estrutura e o conforto de uma construção antiga), Solange não abriu mão e alugou a residência.

Como o tempo também é dinheiro, ela tinha que correr para abrir a casa. Mal avisou os amigos de um novo local, dedicou o tempo livre para reformar tudo o que fosse preciso, mas optou por soluções que não exigissem mudanças estruturais.

Empresária deu soluções para reformar sem perder as características da casa. (Foto: Marcelo Varela)
Empresária deu soluções para reformar sem perder as características da casa. (Foto: Marcelo Varela)

Ao olhar as fotos do antes, dá para ter uma noção do quanto uma boa pintura e decoração fazem toda a diferença. Solange não abandonou nem o forro antigo, escolheu a pintura para restaurar o teto caprichou em detalhes como revestimento de pedras, marcenaria, pintura estilo cimento queimado e o verde, muito verde, com plantinhas do lado de dentro e fora da casa.

A reforma foi rápida, com soluções pensadas pela própria pedagoga, que precisava correr contra o tempo e ao mesmo tempo manter a economia nas mudanças. Dias depois o local estava de portas abertas, aguçando a curiosidade de moradores de Amambai, que agora fazem do lugar um ponto de encontro de amigos e famílias.

Solange é pedagoga que ama empreender. (Foto: Marcelo Varela)
Solange é pedagoga que ama empreender. (Foto: Marcelo Varela)

O cardápio com sanduíches naturais, sucos, quiches, salgados, doces e diversas outras receitinhas caseiras atendem aqueles que buscam uma refeição rápida, mas saudável, até aqueles que adoram sabores surpreendentes no café da tarde.

O local também virou ponto de parada para turistas, que chegam à cidade e buscam um lugar gostoso para comer. Hoje, a Solange empresária só tem a agradecer. “Estou muito feliz, é uma casa com amplitude, visão muito boa e que ficou aconchegante. Mas eu não me acomodo. Apesar de ter ficado tudo pronto há dois meses, eu já tenho muitas ideias para o lugar”.

Agora, Solange quer se dedicar a levantar o astral do quintal, para tornar a casa antiga um daqueles lugares que todo mundo quer dar uma passadinha quando coloca os pés em Amambai.

Quem quiser conhecer, o endereço é Avenida Pedro Manvailler, 3450, em Amambai. O atendimento é de segunda a sexta das 6h30 às 12h30 e das 14h às 19h. Ao sábados funciona das 7h às 12h30

Colaborou com esta reportagem o jornalista e assessor de imprensa Marcelo Varela.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias