ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Arquitetura

Velha sala comercial vira kitnet charmosa para viver no Centro

É surreal a transformação que Olga conseguiu fazer em um salão comercial da família, na Rua Dom Aquino

Thailla Torres | 08/12/2021 08:18
Neon e tinta na cabeceira deram personalidade ao espaço.
Neon e tinta na cabeceira deram personalidade ao espaço.

Quem olhasse a porta e o interior de um salão comercial caidinho na Rua Dom Aquino antes da reforma, certamente, não imaginaria que ali dava para chamar o lugar de casa. Hoje, ao entrar no imóvel de poucos metros quadrados, boas soluções transformaram o espaço em uma kitnet confortável, que agora, é alugada por temporada.

A transformação radical feita em três meses, foi projetada e executada pela arquiteta Olga da Rosa, de 27 anos, que decidiu dar um novo significado à sala comercial em um imóvel da família que estava sem uso.

“Esse imóvel era uma padaria, a sala era onde os padeiros faziam o pão. Depois de muitos anos, a padaria se dividiu em vários salões comerciais. Se eu tivesse mais recursos, faria em todos eles e aperfeiçoaria o espaço para minha família alugar”, diz a arquiteta.

Mas com a autorização da família, ela apostou suas fichas na reforma de um dos salões. Aproveitou que a localização era boa e pensou nas pessoas que vinham de estadia para Campo Grande e desejavam estar mais próximas do Centro.

Esse era o antes da sala comercial da família. (Foto: Olga da Rosa)
Esse era o antes da sala comercial da família. (Foto: Olga da Rosa)

No local, não há garagem e o espaço é pequenino, porém, está no coração da cidade e quem se hospeda, desfruta de tudo próximo e também de uma liberdade que nem sempre o hotel dá.

Na entrada, a decoração charmosa dá boas-vindas. Onde fica a cama, tem um adorno de pintura e uma luminária de neon escrito love, dando um toque especial ao espaço.

Por ser um espaço comercial, o banheiro não tinha chuveiro e também não era possível ampliar o espaço. Por isso, Olga escolheu colocar a pia para fora. “Mas ainda acho que ficou um charme”, diz.

Toda elétrica foi refeita, mas Olga fez questão de manter o piso original, um ladrilho da década de 50. “Depois de esfregar bastante, ele ficou bonito de novo”, diz, lembrando-se da luta que foi limpá-lo com a palha de aço.

Banheiro ficou super moderninho.
Banheiro ficou super moderninho.

Em três meses, a reforma e o mobiliário estavam no lugar. Apesar das surpresas, a obra foi de baixo custo diante de algumas alternativas enfrentadas por Olga. “Com algumas coisas usadas na OLX".

A ideia inicial também era de descascar a parede, porque é de bloco cerâmico, mas não aprovaram pelo estrutural ser muito antigo e o centro “tremer” muito, explica Olga. "Consegui comprar as esquadrias em cemitério de janela por R$ 100,00. Até a porta de rolar e o toldo vendi para um dos pedreiros que estava me atendendo e trocamos por parte do valor dele do serviço”.

Bancada da pia foi feita com pedra que estava há anos na casa do pai. (Foto: Olga da Rosa)
Bancada da pia foi feita com pedra que estava há anos na casa do pai. (Foto: Olga da Rosa)
Lugar é pequeno, mas muito aconchegante.
Lugar é pequeno, mas muito aconchegante.

A pedra instalada para fazer a bancada era uma pedra velha que ficava encostada no fundo da casa do pai da arquiteta e fez toda a diferença no espaço. Para deixar a cozinha ainda mais charmosa, Olga ainda pediu para a mãe costurar cortinas e ela mesma fez a instalação.

Com boas ideias e criatividade, Olga provou para muitos que não é impossível transformar pequenos espaços em uma morada aconchegante, inclusive, se alguém busca uma transformação como essa ou está cansada da decoração sem cores, ela está sempre disposta a novos projetos.

Já quem tem interesse em ficar na kitnet, o espaço é um dos que encontramos para a série “Achados do Airbnb”.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.


Nos siga no Google Notícias