ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 23º

Artes

"Manicure política" usa esmalte rosa para conversar sobre ser homem ou mulher

Artista visual ocupou o calçadão do Camelódromo para receber os clientes

Alana Portela | 12/04/2019 07:57
Lyz pintando as unhas do estudante de artes cênicas, Gabriel Henrique Penajo (Foto: Paulo Francis)
Lyz pintando as unhas do estudante de artes cênicas, Gabriel Henrique Penajo (Foto: Paulo Francis)

Com salão itinerante, tapete rosa, samambaias e sentada em sua cadeira de manicure, a artista visual, Lyz Parayzo atendeu quem passava ao redor e entrava na fila para pintar as unhas a céu aberto. A Manicure Política chamou atenção dos curiosos no calçadão do Camelódromo, em Campo Grande. Os "serviços" são parte da Mostra Ipêrformático que ocorre gratuitamente até a próxima segunda-feira (15), em vários pontos da Capital.

Simples, mas diferente, a artista recebia as pessoas e pedia para se acomodarem. Enquanto isso, olhava para as mãos dos clientes e dava a opção de escolher algum dos tons de esmaltes rosas. A decisão ficou por conta de cada participante, contudo, não foi só a pintura que atraiu os moradores, como também o bate-papo no salão.

Lyz relata que o foco da performance é dialogar e abrir a mente das pessoas. “Me apresento, falo sobre questões do meu corpo e as pessoas passam a refletir coisas que nunca haviam pensado a respeito do corpo delas. Antes de nascermos, já falam de gênero. A grávida faz ultrassom para saber se é menino ou menina, porém definem o gênero da criança, mas e as pessoas que não se encaixam? O que acontece?”, questiona.

“Esse trabalho é como se fosse uma espécie de professora Queer, que é um termo norte-americano e fala sobre corpos incidentes, que é aquele que não tem uma norma binária, de ser homem ou mulher. Há muito preconceito na sociedade, as travestis existem e tem que lidar com isso”, dispara.

A artista é carioca, mas atualmente vive em São Paulo, onde realiza várias apresentações culturais. Em Campo Grande, completou a sua 13ª performance como Manicure Política e explica a proposta da mostra. “Estudei artes visuais e o primeiro dado feminino no meu corpo, foram as unhas pintadas de rosa. A cor não tem gênero, mas tive que lidar com que o tom catalisava. Se fosse preto, chamavam de roqueiro, agora rosa zombavam, xingavam. Rosa catalisou uma série de experiência em mim”, conta.

Durante o bate-papo, Lyz revelou que sua avó é manicure e sua mãe esteticista. Isso foi um “gancho” para entrar no campo de artes visuais. Na conversa, a artista recorda que na primeira performance do gênero decidiu montar um salão para fazer unhas no último andar de um prédio. “Comecei a pintar as unhas das pessoas e me convidaram para um almoço performático como manicure, desde então continuei”, disse. “Foi uma transição, agora quero manter o diálogo com um espaço institucional”, complementa.

Lyz oferece algumas opções de esmaltes rosas para os participantes pintarem as unhas (Foto: Paulo Francis)
Lyz oferece algumas opções de esmaltes rosas para os participantes pintarem as unhas (Foto: Paulo Francis)

A pintura das unhas ao ar livre a todo momento lembrava que o nosso corpo é político, na forma como é exposto ou escondido. “Quando a pessoa sai de casa, escolhe a roupa que usará e as transsexuais também fazem isso. Quando sofre machismo e misoginia, ficam te lembrando que você tem um corpo diferente, porém precisamos falar sobre isso. O toque abre um portal para a conversa. Criamos uma afinidade mesmo que seja momentânea, se cria empatia”, explica.

Lyz lembra que a sociedade exclui pessoas transsexuais até no toque. “Ninguém tem a educação de criar nenhum carinho por esses corpos. O bate-papo tem essa proposta e é fundamental, pois faz refletir algo que não pensava. Pintar as unhas dos participantes é um pretexto para dialogar, não sou manicure profissional. As cores e samambaias são porque me marcaram. No primeiro salão que fiz tinha muitas samambaias”, conta.

A artista pintando as unhas da vaidosa Valentina de 6 anos, que ama a cor rosa  (Foto: Paulo Francis)
A artista pintando as unhas da vaidosa Valentina de 6 anos, que ama a cor rosa (Foto: Paulo Francis)

Participantes - A ação chamou atenção no calçadão do Camelódromo e até a pequena Valentina Mello, de 6 anos, quis participar. A mãe dela, Débora Rodrigues, 36, acompanhou de perto e falou que a filha sempre foi vaidosa. “Moramos no Vila Nasser, viemos passear no Centro, enquanto isso ela aproveita para fazer as unhas. Ama a cor rosa e gosta de se cuidar”.

Gabriel Henrique Penajo, de 19 anos, estudante de artes cênicas sabia da performance e resolveu participar para trocar experiência com Lyz Parayso. “Vou sempre nas apresentações que acontece na cidade para conhecer, fazer parte da cena isso é importante para a Capital”, conta. Questionado se já pintou a unha de rosa, ele diz. “Sim e gosto. Acho divertido. A cor não interfere em nada”, conclui.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram

Nos siga no Google Notícias