A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 29 de Maio de 2017

24/10/2012 09:59

Aos 9 anos, Cecília vai para a Escola Bolshoi

Paula Maciulevicius
“Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá”. Cecília Bassetto Garcia de Freitas, 9 anos, bailarina sul-mato-grossense selecionada para a Escola de Teatro Bolshoi“Não conhece nem mi nem fá, mas inclina o corpo para cá e para lá”. Cecília Bassetto Garcia de Freitas, 9 anos, bailarina sul-mato-grossense selecionada para a Escola de Teatro Bolshoi

Esta menina tão pequenina já é bailarina. Inclina o corpo para cá e para lá, fecha os olhos e sorri. Roda, roda, roda, com os bracinhos no ar, não fica tonta e nem sai do lugar. Se na pirueta Cecília Bassetto Garcia de Freitas continua no lugar, é pela pontinha dos pés que ela chega a Escola do Teatro Bolshoi. Aos 9 anos ela foi selecionada para a mais reconhecida escola de Ballet no Brasil. A única do Teatro Bolshoi fora da Rússia, em Joinville, Santa Catarina.

Nascida em Três Lagoas, Cecília é a própria “A Bailarina”, do poema infantil de Cecília Meirelles. Não conhece nem lá, nem si, mas fecha os olhos e sorri, junto dela outras 15 bailarinas foram escolhidas na seleção do último final de semana, na cidade catarinense. Dividida em três fases, foi na leveza de um pliè ou pelo brilhantismo e precisão de um grand jetè que a bailarina sul-mato-grossense venceu entre 1,6 mil outras bailarinas.

Há seis anos Cecília mora em Campo Grande e há três, se dedica do Ballet na escola Isadora Duncan.  “Todo mundo falava que era para eu tentar, que eu tinha muitas chances de passar. Isto me incentivou”, disse a pequena.

Bailarinos do país inteiro e até de países vizinhos, como a Argentina, se inscrevem para a seleção. Durante três dias de seleção, os inscritos passaram por uma bateria de testes. A primeira etapa era de avaliação médica-fisioterápica, onde uma junta de profissionais da saúde e da dança analisam postura, estrutura e habilidades físicas, motoras, frequência cardíaca e respiratória, percentual de massa corpórea, força, musculatura e articulações.

A segunda fase é a artístico-musical e cognitiva, quando os bailarinos dão o melhor de si nas habilidades técnicas e artísticas, musicalidade, projeção cênica e também mostram seu desempenho intelectual em provas de português e matemática. Os aprovados nestas duas etapas vão para a terceira e última, que consiste em mais uma avaliação artística.

De sapatilha, coque e saia de tutu, Cecília vai se mudar com a família para Joinville para começar o curso que tem duração de oito anos. Na grade, a pequena bailarina vai estudar dança Clássica; prática Cênica; Ginástica Específica; Ginástica Acrobática; Dança Popular Histórica; Educação Musical e Rítmica; Repertório; Folclore Brasileiro; Dança a Caráter; Dança Contemporânea; Teatro; Piano; História da Arte; Literatura Musical; Dueto; História da Dança.

Inaugurada no Brasil em 2000, a Escola Bolshoi formou até hoje 140 bailarinos, sendo 107 destes, profissionais já empregados na área da dança em diversos países.

Após cirurgia no quadril, mãe de Almir Sater morre aos 85 anos
Morreu na madrugada desta segunda-feira (29), a mãe dos Sater, Nair Melke Sater, aos 85 anos. Nair estava internada no Hospital Sírio Libanês, em São...
Sesc Horto recebe espetáculo teatral gratuito na próxima semana
Entre a próxima quinta-feira (1) e sábado (3), o Teatro Prosa do Sesc Horto recebe o espetáculo "Três Vírgula Quatro Graus Na Escala Richter", da Com...



parabens cecilia pois voce se dedicou bastante para a conquista ,e espero que continue assim esforçada como sempre foi
 
isabella araujo em 25/10/2012 19:45:11
Parabéns a toda família, especialmente à mãe Silvia, que se dedica integralmente à missão de ser mãe, esposa, companheira dedicada e abriu mão de tudo (inclusive de sua carreirara de jornalista), para incentivar o talento, o sonho, o futuro da linda e super amada Cecilia.
 
Iara Costa em 25/10/2012 12:45:53
Parabéns Cecília, filha do grande Adalton .
 
Brunei Bornia em 24/10/2012 17:14:30
Parabens Cecília e a Escola Isabora Duncan!!!!!!
 
Lenis Rolim em 24/10/2012 16:27:51
UMA GRANDE BAILARINA, UMA GRANDE ARTISTA EM UMA CRIANA AINDA TÃO TENRA!!! PARABÉNS, CRIANÇA, VC JÁ É MOTIVO DE ORGULHO PARA NÓS.!
 
AURENICE PILATTI em 24/10/2012 15:09:07
Parabéns pequena Grande Bailarina Cecília!
 
Ivanise Rotta em 24/10/2012 11:42:26
parabéns ♥ - Sucesso!!!!!!!! Vc merece "Anjo da Dança".
 
KAELY LIMA em 24/10/2012 10:46:44
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados


Copyright © 2017 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.