ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Autor de “Cores e Mitos”, Ilton Silva morre aos 76 anos em Santa Catarina

“Com o tempo vão entrando novos personagens. A gente não fica parado e não acaba nunca”

Aline dos Santos | 23/06/2018 11:57
Ilton morreu neste sábado em Santa Catarina. (Foto: Gerson Walber/Arquivo)
Ilton morreu neste sábado em Santa Catarina. (Foto: Gerson Walber/Arquivo)

O artista plástico sul-mato-grossense Ilton Silva, de 76 anos, morreu neste sábado (dia 23) em Joinville, Santa Catarina. Ele estava internado há cinco dias, com quadro de pneumonia e anemia. “Ele estava internado em estado grave, com problema no pulmão e hoje veio a óbito”, afirma Abílio Antunes Neto, 26 anos, filho de Ilton.

A família ainda decide se o sepultamento será em Santa Catarina ou Mato Grosso do Sul, terra natal do artista plástico. Filho da artista plástica Conceição dos Bugres, Ilton nasceu em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. 

Na infância, os primeiros desenhos foram na areia. Depois, começou a frequentar a escola de uma tia, que o deixava desenhar na lousa. O primeiro quadro foi aos 11 anos de idade.

Em 2016, o Lado B encontrou o artista, que morava em Santa Catarina, no Hotel União, em Campo Grande. Na bagagem, sua série mais famosa: “Cores e Mitos”, com telas multicoloridas. A série foi inspirada no cultivo da erva-mate, com mulheres paraguaias e benzedeiras.

Segundo ele, eram os cenários de quando menino. “Aquelas trabalhadoras da erva-mate pegavam as criancinhas no colo e parecia que o amor que elas tinham era tão grande, que saravam”, disse ao Lado B em 19 de outubro de 2016.

De “Cores e Mitos”, Ilton passou para outras séries, como “Peão” e “Natureza Viva”. “Com o tempo vão entrando novos personagens. A gente não fica parado e não acaba nunca”, disse.

Contando de sua veia cigana, ele pretendia vender as obras, ainda que pela metade do preço e relatou viver tempos difíceis. Ele deixa cinco filhos.

Tela da série "Cores e Mitos". (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Tela da série "Cores e Mitos". (Foto: Alcides Neto/Arquivo)
Nos siga no Google Notícias