ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, DOMINGO  07    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Bandas de Campo Grande lançam música inspirada em Kafka

Do absurdo literário ao rock experimental, a canção 'A Metamorfose' ganha versão musical em MS

Por Thailla Torres | 07/09/2025 07:54
Bandas de Campo Grande lançam música inspirada em Kafka
Com pegada de rock psicodélico e experimental, a faixa passeia entre calma e caos (Foto: Ian Dias)

Campo Grande pode até estar longe de Praga, mas é daqui que sai uma canção inspirada em um dos maiores clássicos da literatura mundial. Nesta terça-feira (9), às 19h, as bandas Sem Fabios e Os Infelizes lançam o single “A Metamorfose”, faixa de 6 minutos e 30 segundos baseada no livro homônimo de Franz Kafka, publicado em 1915.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Bandas de Campo Grande lançam música inspirada em "A Metamorfose", de Kafka. A faixa de seis minutos e meio, intitulada "A Metamorfose", explora a angústia da transformação de Gregor Samsa em um inseto, misturando rock psicodélico e experimental.A música, parceria das bandas Sem Fabios e Os Infelizes, busca traduzir a essência da obra literária em uma experiência sonora que oscila entre calma e caos. O lançamento oficial acontece nesta terça-feira (9), às 19h, nas plataformas digitais. Haverá show de lançamento na sexta-feira (12), no Buteco do Miau, às 21h.

“Essa não é uma faixa convencional. É uma música de seis minutos e meio que fala sobre os sofrimentos de um cara que virou um inseto... não é todo dia que se vê”, brinca Fábio Silva, vocalista.

A inspiração vem de Gregor Samsa, personagem que acorda transformado em um enorme inseto, numa narrativa que mistura absurdo, exclusão e crítica social. “A música não é totalmente fiel ao livro em termos factuais, mas alguém que nunca leu pode conhecê-lo através da faixa, sem sombra de dúvida”, explicam os músicos.

Com pegada de rock psicodélico e experimental, a faixa passeia entre calma e caos, raiva e melancolia, em um retrato sonoro da obra. Para o baixista Vitor Alves, ler Kafka foi quase tão transformador quanto compor. “Quando o Fabinho apresentou a música, decidi ler o livro… foi um baque. A reflexão que o livro faz sobre o trabalho é cruel e quase impossível não mudar nossa perspectiva quanto ao tema.”

O produtor Carlos Bagre também confessa o desafio: “Foi uma experiência tanto pelo tamanho da faixa quanto pela ideia de traduzir a essência dela na produção”.

E para quem quiser ouvir ao vivo, tem show de lançamento:

  • Data: sexta-feira, 12 de setembro
  • Local: Buteco do Miau – Av. José Nogueira Vieira, 1303, Bairro Tiradentes
  • Horário: 21h
  • Ingressos: R$ 15 (na portaria)
  • Atrações: Sem Fabios & Os Infelizes + Peixes Entrópicos

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.