ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Artes

Campanha virtual pede a volta do Grupo Acaba, já que shows agora são raridade

Elverson Cardozo | 22/03/2013 07:26
Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)
Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)

Campanha virtual, iniciada no Facebook, pede a volta do Grupo Acaba, os “canta-dores” do Pantanal, sucesso em Mato Grosso do Sul por “inaugurar” um estilo de música tipicamente regional, nunca antes visto por aqui.

Os integrantes estão “parados” e só fazem shows esporádicos, raramente. A última apresentação em Campo Grande aconteceu em maio do ano passado, no teatro Glauce Rocha, durante o evento batizado de “Pratas da Casa”.

Na ocasião, o Acaba tocou uma música apenas. O último show completo foi na Concha Acústica há mais de 3 anos, em outubro de 2009.

A mobilização pela volta do grupo foi uma iniciativa de Vinicius Barreto, vocalista do Top Samba e filho de Vandir Barreto, um dos integrantes do Acaba. Como o grupo está completando 45 anos de formação, ele quer ver o pai, de novo, nos palcos, em um show especial.

Mas a proposta vai além. O vocalista está empenhando em fazer com que os músicos voltem de vez e se apresentem ao público mensalmente. “Querendo ou não é a vontade de todos, mas falta alguém para unir eles e fazer acontecer de novo. Mato Grosso do Sul precisa desses caras aí”, disse.

O apelo feito na rede social gerou mensagens de apoio e já soma mais de 50 compartilhamentos. Vinícius, como fã e filho, afirma que o grupo do pai o inspirou na carreira e fez a alegria de muita gente. “O Acaba marcou época, fez história na música regional e tinha que tocar com mais regularidade”, escreveu.

O pedido já foi feito. Os integrantes se animaram, mas a decisão, segundo o vocalista, depende do “cabeça do grupo”, que ainda não bateu o martelo. Se tudo der certo, o Acaba volta para um show especial, no Glauce Rocha, onde os músicos venceram o primeiro festival, no dia 31 de março de 1979.

“Pensei no grupo Acaba e os filhos cantando junto. Nunca teve uma situação dessas”, afirmou Vinícius.

Formação - Fundado em 1969, o Grupo Acaba faz música regional raiz, única em Mato Grosso do Sul. Foi criado com o objetivo de divulgar, pesquisar e desenvolver o folclore do Estado.

As letras - coletivas e individuais - abordam o Pantanal e o homem pantaneiro, a fauna e a flora da região. Os debates inseridos nas composições passeiam pela defesa de cultura e do meio ambiente.

Mate a saudade e assista o clipe da música “Pássaro Branco”.

Nos siga no Google Notícias