A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 28 de Maio de 2017

22/03/2013 07:26

Campanha virtual pede a volta do Grupo Acaba, já que shows agora são raridade

Elverson Cardozo
Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)Foto da campanha divulgada no Facebook. (Foto: Reprodução/Internet)

Campanha virtual, iniciada no Facebook, pede a volta do Grupo Acaba, os “canta-dores” do Pantanal, sucesso em Mato Grosso do Sul por “inaugurar” um estilo de música tipicamente regional, nunca antes visto por aqui.

Os integrantes estão “parados” e só fazem shows esporádicos, raramente. A última apresentação em Campo Grande aconteceu em maio do ano passado, no teatro Glauce Rocha, durante o evento batizado de “Pratas da Casa”.

Na ocasião, o Acaba tocou uma música apenas. O último show completo foi na Concha Acústica há mais de 3 anos, em outubro de 2009.

A mobilização pela volta do grupo foi uma iniciativa de Vinicius Barreto, vocalista do Top Samba e filho de Vandir Barreto, um dos integrantes do Acaba. Como o grupo está completando 45 anos de formação, ele quer ver o pai, de novo, nos palcos, em um show especial.

Mas a proposta vai além. O vocalista está empenhando em fazer com que os músicos voltem de vez e se apresentem ao público mensalmente. “Querendo ou não é a vontade de todos, mas falta alguém para unir eles e fazer acontecer de novo. Mato Grosso do Sul precisa desses caras aí”, disse.

O apelo feito na rede social gerou mensagens de apoio e já soma mais de 50 compartilhamentos. Vinícius, como fã e filho, afirma que o grupo do pai o inspirou na carreira e fez a alegria de muita gente. “O Acaba marcou época, fez história na música regional e tinha que tocar com mais regularidade”, escreveu.

O pedido já foi feito. Os integrantes se animaram, mas a decisão, segundo o vocalista, depende do “cabeça do grupo”, que ainda não bateu o martelo. Se tudo der certo, o Acaba volta para um show especial, no Glauce Rocha, onde os músicos venceram o primeiro festival, no dia 31 de março de 1979.

“Pensei no grupo Acaba e os filhos cantando junto. Nunca teve uma situação dessas”, afirmou Vinícius.

Formação - Fundado em 1969, o Grupo Acaba faz música regional raiz, única em Mato Grosso do Sul. Foi criado com o objetivo de divulgar, pesquisar e desenvolver o folclore do Estado.

As letras - coletivas e individuais - abordam o Pantanal e o homem pantaneiro, a fauna e a flora da região. Os debates inseridos nas composições passeiam pela defesa de cultura e do meio ambiente.

Mate a saudade e assista o clipe da música “Pássaro Branco”.

Sesc Horto recebe espetáculo teatral gratuito na próxima semana
Entre a próxima quinta-feira (1) e sábado (3), o Teatro Prosa do Sesc Horto recebe o espetáculo "Três Vírgula Quatro Graus Na Escala Richter", da Com...
MS participa no mês de julho de feira de artesanato em Pernambuco
Mato Grosso do Sul participa em julho, entre os dias 6 e 16, em Olinda (PE), da Feira Internacional de Negócios do Artesanato, maior evento do setor ...



Sou fã desde o começo do grupo, é uma pena que nesse pais não ha o reconhecimento de que canta as nossas raizes, alem de ter um grande amigo no grupo, Alaor, que fomos internos de 69 a 70 no GDB de Monte Aprazivel/SP, voltem logo, um abraço a todos.
 
José Fernando Lourenço em 24/10/2013 19:03:05
vocês deve voltar a fazer show vocês são um marco historico da musicas campo grandense
ass sullivan miranda de brito
 
sullivan miranda de brito em 24/10/2013 07:25:46
Feliz com essa campanha 'Volta do Grupo Acaba"
Eu apoio Eu sou a favor e quero ter a oportunidade de ve-los cantar pessoalmente, ja que na ultima vez que se apresentaram , não pude estar presente , me encanta gosto d+++ das musicas do grupo Acaba....
'VOLTA GRUPO ACABA " estamos esperando
 
Léia de Souza Feronato em 08/06/2013 12:09:07
Quero aqui apoiar a volta do Acaba que representa tão bem a música do nosso Mato Grosso do Sul.
Ainda menina vi esse grupo nascer. Saudades de Campo Grande, especialmente do bairro Amambaí, Vila Militar....Vai ficar sempre na minha memória!!!
E quando se apresentarem, por favor, divulguem...Gostaria de vê-los se apresentando!
 
Carmen Silvia Canola em 04/05/2013 08:30:12
Esse sim.Deveria ser patrimonio cultural e legitimo representante do pantanal sulmatogrossense.Prata da Casa,mesmo.Melodiosa,fina,de primeira,não visa lucro financeiro,assim são as canções do grupo.Iniciativa excelente para a volta do Acaba.Acaba com, joão e Mané,Maria e Joãozinho, Rodô e João,Luan Santana,Michel Télogo,ah! Tamô cheio dessas coisas.Primeiro show; na praça do radio,de graça! vai ser lindo.Eu Vou!!!!
 
samuel gomes em 23/03/2013 08:23:46
#ACABALOGOACABAAAAA
 
JEFFERSON LINO COSTA em 23/03/2013 08:11:56
Jairo deve gostar do estilo lek lek lek...tsc tsc...analfabetismo culturar é tão triste!!!!
 
Andrea Burque em 23/03/2013 08:08:12
Fico Feliz com essa notícia!!!!
Amo de paixão esse grupo.....
Estava fazendo muita falta.
Isso sim é música de verdade!!!!!
 
Clarice Domingues Branco de Oliveira. em 23/03/2013 06:45:38
Vi o grupo Acaba nascer formado por músicos, atistas plásticos e profissionais liberais , fazendo música da melhor qualidade inspiradas em nossas raízes.
Voltem amigos, que vocês serão bem-vindos.
 
Luiz Gonzaga de Santa Rosa em 23/03/2013 01:28:41
Esse Jefferson Lino com certeza é fã do frankenstein sertanejo universitário; não possui nenhum repertório para distinguir o que é bom do que é ruim, por isso vai ser perdoado por fazer um comentário idiota desses.Aliás, ele deveria tentar descobrir por qual motivo o grupo se chama Acaba, com "A" maiúsculo.Volta, Acaba, já !!!!!
 
Angela Silva em 23/03/2013 01:13:00
Grupo acaba,,,,,, ACABA COM MINHA ALEGRIA!!!! kkkk
 
David Ferreira em 23/03/2013 00:41:29
Grande idéia, os caras são o melhor de nossa musica, tenho um CD que ganhei do amigo Chico Lacerda, meu filho era pequeno e decorou todas as musicas do CD, tem uma paixão pelo grupo, volta ACABA...., voces fazem bem pra nossa musica
 
Danilo Senatore Fedrizzi em 22/03/2013 22:58:28
Hum grupo extremamente talentoso,poucos instrumentos,som afinado,divino.
 
Nedir Pereira Freire. em 22/03/2013 22:28:15
Jeferson Lino....
Vejo que você é fã destes lek lek lek....
Para falar isso do Grupo Acaba...

 
Nazil de Campos em 22/03/2013 20:20:18
Voltaaaa Grupo Acaba!
Não existe no Brasil nada igual, isso aí é nosso!!! É um imenso orgulho ter essa preciosidade no nosso estado.
E quanto a mim, especialmente, tive a honra de ter o Alaor tocando em uma festa de aniversário, em minha casa.
Agora, perdi o contato com ele. Assisti a vários shows, eles são sensacionais!
 
Eliane Flores em 22/03/2013 19:37:03
Acho que esse grupo tinha que "ACABAAAAA" msm... porque pelo amor de Deus... NInguem merece ouvir mais isso!!!!!
 
JEFFERSON LINO COSTA em 22/03/2013 16:22:03
Jairinho,

Que bom rever voce amigo.

Parabens;
 
Luiz Alberto Staut em 22/03/2013 14:29:53
Eles são ótimos. Além do show, também poderia ser gravado um DVD.
 
Edivaldo Moraes em 22/03/2013 13:41:33
VOLTEM!!! Amamos vcs, isso sim é musica de verdade.
 
ciberia damasio santos em 22/03/2013 12:36:26
Graaaaaaande "Associação dos Compositores Autonomos do Bairro Amambai - ACABA".
Como ouvinte, eu apoio a idéia da volta.
Tive a oportunidade de adquirir 2 CDs do grupo, que são verdadeiras joias da minha CDteca. E não estão só guardadas, sempre escusto em casa ou no carro.
 
Renato Gonçalves em 22/03/2013 11:42:12
Tai, musicas de qualidade, letra, som, uma verdadeira aula de regionalismo, uma benção para os nossos ouvidos. VOLTA GRUPO ACABA, Mato Grosso do Sul e o Brasil precisa de vcs, um grande abraço.
 
alberto vedana junior em 22/03/2013 09:12:09
Mato Grosso do Sul, ultimamente, vem vivenciando uma explosão de novos nomes, novas duplas que têm ganhado a mídia nacional. Infelizmente, nada se assemelha, sequer chega perto, da qualidade musical e cultural que presenciamos nas décadas de 70 e 80.
Vemos tão somente composições comerciais, músicas extremamente midiáticas em que seus compositores almejam duas coisas. Fama e Dinheiro !!!! Nada contra toda essa explosão de duplas e composições universitárias... Mas também, nada a favor!!!!

VOLTA ACABA!!! Mato Grosso do Sul precisa de uma injeção de música de verdade.....
 
Rodrigo Gordin em 22/03/2013 09:01:43
Nossa que maravilha, música boa, vi esse grupo tocar em Corumba-MS, são ótimos mesmo, a cara do Mato Grosso do Sul e representam o estado muito bem. Eu apoio #voltaAcaba
 
Camila Oliveira em 22/03/2013 08:35:34
Excelente pedida, a volta do Grupo Acaba
MS agradece a volta deles, com as músicas que falam do que é nosso.
 
Leonardo Montenegro em 22/03/2013 08:13:27
Muito boa reportagem,apoio.Volta grupo ACABA!!!!
Apenas quero corrigir q o Vinícius é filho do nosso querido Vandir Barreto.
 
renata christóforo em 22/03/2013 07:55:05
imagem transparente
Busca

Compartilhe

Classificados