Clube de Leitura retorna neste sábado com o livro ‘O mundo desdobrável’
O Clube de Leitura do Sesc está de volta, depois de uma reestruturação em seu modelo, por meio do trabalho do bibliotecário da entidade, Fábio Queiroz, do psicanalista e professor universitário Marcelo Bueno e do escritor Henrique Pimenta. Neste sábado, dia 16, a partir das 14h, na biblioteca do Sesc Teatro Prosa, acontecerá o primeiro encontro do clube, estreando sua nova fase, em que será abordado o livro “O mundo desdobrável”, de Carola Saavedra.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Fábio destaca que pretende reverter os baixos índices de leitura que pesquisas nacionais, infelizmente, revelam: “Mato Grosso do Sul é um dos estados em que se lê muito pouco; embora, por exemplo, o Sesc possua excelentes bibliotecas, bastante acessíveis, que abrem, por vezes, em horários alternativos, com um acervo bacana. Mesmo assim, procuramos abrir outras frentes de estímulo à leitura, como essa do clube, porque promove a interação de leitores experientes com novos leitores, em conversas acerca de livros instigantes.”
Na opinião de Marcelo Bueno, o livro possibilita laços sociais expressivos: “Livros são objetos que essencialmente dialogam entre si, mas que também promovem entre as pessoas encontros, conversas, reflexões, vínculos, transformações que de outro modo talvez não aconteceriam.”
A autora escolhida para o encontro é Carola Saavedra, que nasceu no Chile, em 1973, e mudou-se para o Brasil com três anos de idade. Morou na Espanha, na França e, atualmente, está radicada na Alemanha. É autora de vários romances e teve seus livros traduzidos para o inglês, francês, espanhol e alemão. O livro da vez do Clube de Leitura do Sesc é “O mundo desdobrável: ensaios para depois do fim”. Trata-se, pois, de um conjunto de ensaios que dialogam com tradições ancestrais, em busca de uma ou de várias respostas para os muitos conflitos políticos, ideológicos, climáticos, culturais e, generalizando, existenciais por que passamos nos últimos tempos.
Um dos curadores do clube, o escritor Henrique Pimenta, mais um entusiasta de “O mundo desdobrável”, arremata: “Estou lendo, com prazer, pela terceira vez o livro. Eu já assisti em entrevista a Carola falando que a boa literatura não te dá respostas, mas te faz perguntas e, também, que a boa literatura transforma dor em beleza. Creio que essas dicas literárias da Carola serão a porta de entrada do ‘nosso clubinho’”.
O Clube de Leitura é aberto a todas as pessoas que se interessem por se iniciar ou se aprimorar em boa literatura. Não é necessária a leitura integral da obra para participar do encontro.
Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.