ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Com 400 kg, estátua de Manoel de Barros será instalada em avenida

Obra de arte será colocada entre duas figueiras de frente para o amanhecer, o mesmo que o poeta tanto admirava

Thailla Torres | 18/04/2017 11:49
Estátua será colocada na Avenida Afonso Pena. (Foto: Marcos Ermínio)
Estátua será colocada na Avenida Afonso Pena. (Foto: Marcos Ermínio)

O cartunista e escultor campo-grandense Victor Henrique Woitschach, o Ique, entregou nesta manhã (18) a estátua em tamanho real de Manoel de Barros, que ficará no canteiro central da Avenida Afonso Pena, no trecho entre as ruas Rui Barbosa e 13 de Maio.

O projeto faz parte das comemorações do centenário do poeta, festejado em 2016. O trabalho levou quase 4 meses para ficar pronto e foram necessários 400 quilos de bronze para produzir até uma réplica do sofá da casa de Manoel.

Ique, de 55 anos, nasceu em Campo Grande, e conta que conheceu Manoel de Barros aos 40 anos. Apaixonado pelo dom dele com as palavras, o artista decidiu fazer uma homenagem. "Como tanta gente, conheci Manoel tarde. Em 2009 escrevi esse projeto, que na verdade queria ter feito com ele vivo, mas infelizmente não houve tempo", declarou.

Ique não conteve as lágrimas ao falar de Manoel de Barros. (Foto: Marcos Ermínio)
Ique não conteve as lágrimas ao falar de Manoel de Barros. (Foto: Marcos Ermínio)

Ique abriu mão de todos os trabalhos para se dedicar exclusivamente à obra. "Fiz questão de focar somente nele. Visitei o apartamento que morou no Rio de Janeiro, fui à casa dele em Campo Grande, sentei neste mesmo sofá e convivi com Manoel todo esse tempo", explica. 

A ligação com a poesia nunca foi deixada de lado. "Houve momentos em que eu parava e sentava aqui nesse sofá ao lado dele para ler as poesias e depois retornava ao trabalho", conta.

A estátua tem 1,38 m e 400 kg. Por enquanto ela ficará guardada no Marco (Museu de Arte Contemporânea), mas o público não terá acesso. Depois, será colocada entre duas figueiras na Afonso Pena. "Ele ficará posicionado de frente para o amanhecer que ele tanto amava e de costas para o entardecer. Eu não fiz uma estátua e nem um retrato, fiz Manoel como ele está acostumado a ser", explica Ique.

Na cerimônia de entrega na manhã de hoje, Ique se emocionou ao falar de Manoel e declarou admiração a uma personalidade que lhe transformou como artista. "Manoel conseguiu tornar verdade tudo aquilo que eu sentia. Depois que ele fez uma revolução na minha vida, eu precisava fazer essa homenagem".

Para a diretora do Marco, Lucia Monte Serrat, foi uma alegria que ela não esperava. "Ter uma obra de arte como essa aqui no Museu é muito gratificante. Eu espero que logo ela esteja próxima as pessoas", diz.

Ique, Manoel e o governador Reinaldo Azambuja.
Ique, Manoel e o governador Reinaldo Azambuja.

O governador Reinaldo Azambuja recebeu oficialmente a obra hoje de manhã e aproveitou para sentar ao lado do poeta. "Poder perpetuar essa homenagem e dar a oportunidade de todos estarem ao lado do Manoel é um orgulho muito grande. É uma homenagem justa e importante. Foi uma pessoa que deu toda sua vida à história de Mato Grosso do Sul. Temos outras cidades em que estátuas de personalidades interagem com as pessoas e quem não gostaria de sentar ao lado de Manoel".

Com detalhes muito característicos de Manoel de Barros, como a posição dos pés e o sorriso, Ique explicou que decidiu mudar as etapas para finalização da estátua. "O processo de fundição tem algumas etapas diferentes. Mas o óculos e a cabeça foram fundidos juntos, então não há como tirar de Manoel", diz sobre uma das marcas do poeta que logo estará na principal avenida da cidade. 

Nos siga no Google Notícias