ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Artes

Com Pantanal na moda, até Raul tem música que hoje seria “cancelada”

Na letra, ele romantiza o assassinato de uma mulher à beira do Pantanal

Ângela Kempfer | 27/01/2022 15:04


O Brasil já tem visto e ouvido muito sobre o Pantanal sul-mato-grossense em posts do elenco do remake da novela, originalmente lançada em 1990. E vai virar novamente moda depois da estreia, ainda sem data prevista, por conta dos aumentos dos casos de covid.

O que para a gente é novidade é uma canção gravada por Raul Seixas com o nome “À Beira do Pantanal", do álbum Abre-te Sésamo, lançado em 1980, 9 anos antes da morte do cantor e compositor, falecido aos 44 anos.

Se o lançamento da música fosse hoje, certamente, seria execrado ou, no popular, cancelado pela mulherada. Na canção, o personagem criado por Raul assume o assassinato de uma mulher a facadas, à beira de um rio no Pantanal.

Ele romantiza o que, anos depois, ganhou o nome de feminicídio, crime que fez uma vítima a cada 6 horas e meia no Brasil, em 2021.

A letra narra: “Foi lá na beira do Pantanal, seu corpo tão belo enterrei. Foi lá que eu matei minha amada... Assassinei quem amava num gesto sagrado de amor. O sangue que dela jorrava, a sede da terra acalmou. E lá onde jaz o seu corpo, cresceu junto com o capim, seus lindos cabelos negros que eu regava como um jardim.”

E essa não foi a única dentre tantas composições de Raul que seriam amaldiçoadas. Na letra de Baby, por exemplo, ele fala: “Baby, hoje 'cê' faz treze anos. Vejo em seus olhos seus planos. Eu sei que você quer deitar. Não dá ouvido à razão, não... Quem manda é seu coração... Abraça seus livros no peito, esconde o que é tão perfeito. Eu sei que você quer deitar. Não dá ouvido à razão.”

Sobre a canção “À Beira do Pantanal”, Raul gravou ao lado da ex-mulher, Kika Seixas, em casa, em um gravador de rolo. A música nem foi mixada e acabou indo direto para o vinil.

Juma Marruá em duas versões, de 1990 e 2022. (Foto: Reprodução)
Juma Marruá em duas versões, de 1990 e 2022. (Foto: Reprodução)


Nos siga no Google Notícias