ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Artes

Contribuições indígenas são capa da revista "Cultura MS", lançada pelo governo

Ângela Kempfer e Leonardo Rocha | 29/11/2013 10:58
Meninos fizeram Dança do Bate Pau durante solenidade de lançamento na governadoria.
Meninos fizeram Dança do Bate Pau durante solenidade de lançamento na governadoria.

Em meio ao conflito por terras, envolvendo índios e fazendeiros em Mato Grosso do Sul, a Fundação de Cultura lança a revista “Cultura em MS”, com a comunidade indígena na capa. Uma “coincidência”, segundo o governador André Puccinelli, mas um reconhecimento merecido. “As etnias merecem respeito e nosso apoio. Fico alegre que nesta edição a revista aborde esse tema que é um dos principais do País”.

As 80 páginas têm muito de diferentes manifestações culturais do Estado, mas as contribuições indígenas são o tema da grande reportagem desta edição. “Hoje em dia a cultura indígena é maior debate no Estado, mas não na parte cultural e histórica. Isso nem sempre é abordado ou estudado”, comenta o presidente da Fundação, Américo Calheiros.

O editor Fábio Pelegrini garante que a intenção foi passar longe dos conflitos e destacar a história e as etnias. “Queremos pregar a paz no campo, falar de coisa boa. Várias etnias estão em locais afastados e sem qualquer reconhecimento ou divulgação de sua cultura”, justifica.

Sobre os terena, por exemplo, o destaque é a cerâmica. Uma lembrança em tempos difíceis, comemora a cacique da aldeia urbana Marçal de Souza, Enir Bezerra. “Toda comunidade passa por grandes dificuldades, esse ato vale como resgate à auto estima.Tentamos fazer a nossa parte, preservar nossa cultura e exigir nossos direitos”.

Criada em 2008, até este ano a publicação já distribuiu 12 mil exemplares. Sempre com a proposta de incentivar a reflexão, o desafio colocado pela Fundação de Cultura é fazer as pessoas debaterem a formação da identidade sul-mato-grossense.

Entre as reportagens, também há o perfil do maestro Vitor Marques Diniz. Outro destaque é entrevista com o casal de historiadores Valmir Corrêa e Lúcia Salsa.

A 6ª edição da revista tem ainda matérias sobre: moda, comportamento, mercado; a arte de contar histórias; o centenário de três acontecimentos que marcaram a história regional; danças étnicas que caracterizam o Estado e iniciativas de valorização da cultura.

Os exemplares serão repassadas às entidades culturais e educacionais do Estado.

Edição destaca cultura indígena.
Edição destaca cultura indígena.
Nos siga no Google Notícias