ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Artes

Curta exibe a luta de quem tem fé em Xangô, orixá da justiça e trovão

Vídeo que mostra rituais e depoimentos de religiosos é quarto projeto da série “Encruzilhada de Estórias"

Bárbara Cavalcanti | 16/10/2021 08:46
Louvações tradicionais a Xangô, que no sincretismo equivale a diferentes santos. (Foto: Reprodução)
Louvações tradicionais a Xangô, que no sincretismo equivale a diferentes santos. (Foto: Reprodução)

O quarto vídeo da websérie “Encruzilhadas de Estórias”, traz desta vez, louvações e expressões de fé para Xangô. O vídeo traz depoimentos de moradores de Corumbá e mostra os ritos religiosos relacionados ao orixá na cidade.

Nas religiões de matriz africana, Xangô é conhecido como orixá da justiça, do raio e do trovão. É ele quem rege os domínios do fogo, raios, lavas e de vulcão, com poder também nas pedras, rochas e pedreiras. É o orixá procurado em pedidos por justiça. Ele tem vários tipos, como Abomi, Aganju ou Agodô.

No sincretismo, as qualidades diferentes de Xangô são associadas com diferentes santos católicos. Xangô-Airá corresponde a São Pedro e Xangô de Ouro, ou Xangô Menino, está associado a São João e é festejado tradicionalmente no dia 24 de junho. Na cidade, a data inclui o tradicional Banho de São João. Xangô Agaju é identificado como São Miguel Arcanjo, celebrado no dia 29 de setembro no catolicismo.

O vídeo é feito pela Bea Oyá RP & Produções, de produção de Thayná Cambará. Assista abaixo:

Curta o Lado B no Facebook. Tem uma pauta bacana para sugerir? Mande pelas redes sociais, e-mail: ladob@news.com.br ou no Direto das Ruas através do WhatsApp do Campo Grande News (67) 99669-9563.

Nos siga no Google Notícias