ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Curta-metragem rodado em Campo Grande é selecionado para Cannes

Mariana Lopes | 10/03/2013 09:35
Curta-metragem rodado em Campo Grande é selecionado para Cannes

Dois curtas-metragens brasileiros concorrem ao prêmio do “Court Métrage - Short Film Corner”, que é uma mostra paralela do Festival de Cinema de Cannes. Mas a novidade mesmo é que um deles foi produzido, gravado e editado em Campo Grande, com roteiro e elenco de profissionais daqui.

Com 18 minutos de duração, “O Florista” conta a história de um serial killer que trabalha com flores, roteiro bem diferente dos filmes produzidos no Brasil, que geralmente trazem conteúdos relacionados à realidade do país, como favelas cariocas, miséria nordestina, futebol e carnaval.

Dirigido por Filipi Silveira e produzido por Roberto Leite, o filme é o primeiro trabalho independente da dupla campo-grandense. Mesmo com poucos recursos, a qualidade não deixou a desejar e ganhou uma repercussão que nem mesmo os "donos" do curta imaginavam.

A indicação foi surpresa para a dupla. “É igual loteria, a gente joga, mas duvida da sorte”, diz Roberto.

As cenas foram gravadas em locais corriqueiros aqui da cidade, como as avenidas Via Parque e Lúdio Martins Coelho. A história é de um florista, interpretado pelo próprio Filipi, que encara o mundo como um jardim que possui belas flores e pragas que precisam ser eliminadas.

Diante desta metáfora, o espectador acompanha uma viagem onde o destino é a mente e as motivações deste intrigante serial killer, cercado de mistérios que alimenta dentro de si e seus sentimentos a favor da moralidade em uma trama repleta de personagens que possuem uma vida dupla.

Roberto Leite produziu o curta-metragem "O Florista" (Foto: João Garrigó)
Roberto Leite produziu o curta-metragem "O Florista" (Foto: João Garrigó)

Os dois inscreveram o curta-metragem em diversos festivais de cinema do mundo, como o de Sidney, do Rio de Janeiro e Curitiba. Mas a indicação em Cannes certamente foi um divisor de águas para Roberto e Filipi. Depois do resultado, que saiu na semana passada, eles foram convidados para os festivais de Porto Alegre, Portugal, Golfo e França.

“É um misto de alegria e medo, mas quando repercutiu, vimos que estamos indo pelo caminho certo. Essa indicação nos dá visibilidade para editais mais seletivos”, comenta Roberto.

“O Florista” ainda não está disponível em nenhum canal da internet e não pode ser assistido em salas de cinema. “Para participar de festivais tem que ser inédito, por isso não ainda podemos disponibilizar”, explica o produtor.

Após o Festival de Cannes, Roberto e Filipi farão um premier em Campo Grande para exibir o filme. A data e o cinema ainda não foram confirmados, mas o produtor adianta que a sessão será para convidados.

O Festival de Cinema de Cannes acontece entre os dias 15 e 26 de maio, e entrega a Palma de Outro aos melhores filmes produzidos em 2012. Este ano, o presidente do júri será o cineasta Steven Spielberg. A organização do evento ainda não anunciou os filmes que concorrerão ao prêmio.

Roteiro, direção de arte são assinados por Filipi Diniz Silveira. Fotografia, montagem e mixagem são de Roberto Leite. A trilha musical é Raphael Aguirra e no  elenco estão Eneu Fett, o próprio Filipi Diniz Silveira, Loester Gregório e Natália Menoni. Kleber Nogueira,  Roberto  e Filipi também assinam som e edição de som.

Nos siga no Google Notícias