ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, DOMINGO  26    CAMPO GRANDE 12º

Artes

Desenho de arara vermelha ganha concurso e estampa 3º Mural da Águas Guariroba

Inauguração foi feita nesta tarde, no Sistema de Abastecimento de Água Maria Aparecida Pedrossian

Natália Olliver e Cleber Gellio | 22/09/2022 17:45
Maria Luisa com desenho ganhador do concurso (Foto: Paulo Francis)
Maria Luisa com desenho ganhador do concurso (Foto: Paulo Francis)

O desenho das asas de uma arara vermelha, feito pela estudante Maria Luísa Lacerda Lima, de 12 anos, com tinta guache sobre papel, foi eleito a ilustração vencedora do concurso da Águas Guariroba e estampa o 3º Mural de Arte Urbana da empresa. Desta vez, nas paredes externas do Sistema de Abastecimento de Água Maria Aparecida Pedrossian, localizado na Avenida Ministro João Arinos, esquina com a Rua Guilherme Ferreira Dutra. A  inauguração foi feita na tarde desta quinta-feira (22).

A ilustração foi eleita como a melhor através de curtidas nas redes sociais do projeto Expressaê, realizado pela Coordenação de Responsabilidade Social da companhia. O evento fez parte das comemorações da Semana da Árvore. Quem realizou a pintura no o mural foi a artista Grazieli de Souza Romero, moradora da região.

Ao Campo Grande News a estudante Maria Luísa ressaltou a felicidade em ter sido escolhida e expôs alguns problemas inesperados que aconteceram durante o processo.

“Estou muito feliz de ter ganhado, foi de última hora. Eu desenhei uma arara vermelha inteira, demorou uma semana, mas esqueci em casa no dia de levar para votação. Ai fiz no projeto mesmo, levei uma hora, não tinha tempo pra refazer então ficou só uma asa”, comentou. De acordo com a menina, o desenho teve em torno de 380 curtidas.

Os pais, Ana Luiza Batista, de 39 anos, e Francisco da Silva Lima, 43, servidores públicos, estavam presentes na inauguração e ansiosos para ver o resultado da ideia da filha exposta através da ilustração da artista Grazieli de Souza. “A Maria sempre teve aptidão com desenho, desde criança, ela via a avó pintando”, comentou.

Luiza Batista, Francisco da Silva Lima, Sofia e Alice, familia da ganhadora ( Foto: Paulo Francis)
Luiza Batista, Francisco da Silva Lima, Sofia e Alice, familia da ganhadora ( Foto: Paulo Francis)

A mãe ressaltou que esse tipo de projeto é excelente porque ocupa as crianças no contraturno da escola. “Essa vontade dela começou na escola antiga, São Carlos Flores, no bairro Rita Vieira, era extracurricular, pena que é temporário porque é fundamental esse tipo de atividade que os alunos têm um outro período para se ocupar e principalmente com arte”, disse.

O concurso - O projeto Expressaê foi feito com 23 alunos, de 12 a 15 anos, na AMAP (Associação de Moradores do Aparecida Pedrossian). Ao todo foram 45 dias de atividades. O mural foi inspirado na fauna e flora do Estado. A coordenadora responsabilidade social Bia Rodrigues, da Águas Guariroba, explicou que este é o terceiro mural que a empresa realiza com intuito de divulgar a arte local.

“Um primeiro foi realizado no próprio projeto, na unidade do Coophatrabalho, esse é o segundo dentro do Expressaê. Que começou esse ano. Outro é um projeto, que deu um start para esse tipo de ação de cultura voltado a arte, está na estação de tratamento de água Lageado, no bairro Vilas Boas. Ele só envolvia artistas locais e era mais voltado ao grafite”, destacou.

De acordo com a representante, está previsto mais um mural para este ano, ainda sem data confirmada, e mais cinco em 2023. “Esse projeto, além de levar o olhar para arte para crianças, também é uma forma de valorizar esse espaço, trocar o branco do muro pela arte, isso acaba evitando que eles sejam alvo de vandalismo. Valoriza o bairro, o artista”, finalizou.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias