ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Dois dias de virada artística terão de palhaçada até peça indígena

Programação na Praça Ary Coelho começa na sexta-feira (24) e segue no sábado (25)

Aletheya Alves | 21/06/2022 07:38
‘Delírios de Nito e Outros Devaneios’ do grupo Jovens Bons será um dos espetáculos. (Foto: Larissa Pulchério)
‘Delírios de Nito e Outros Devaneios’ do grupo Jovens Bons será um dos espetáculos. (Foto: Larissa Pulchério)

Para receber os espetáculos da Mostra Sul-mato-grossense de Teatro e Circo, três palcos serão montados na Praça Ary Coelho. Ao todo, 21 apresentações serão realizadas durante a virada artística que começa na sexta-feira (24) e segue no sábado (25).

Organizada pelos colegiados de teatro e circo com investimentos da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, a mostra retorna após três anos sem festival. Intitulado “Boca de Cena”, o evento retorna ocupando o espaço público com atrações gratuitas.

Durante o primeiro dia, a abertura oficial ocorre às 18h30min e terá o primeiro espetáculo às 19h. A duração prevista é de 35 minutos e será encenado pelo grupo Deslimites com a peça “Navegantes”, aberta para todos os públicos.

Às 19h é o momento do grupo Theastai de Artes Cênicas, de Dourados, com a peça “O Grande Salto”. Em seguida, às 20h, a Cia Teatral Sou o Que Sou, vinda de Aparecida do Taboado, se apresenta com “A Cartista”, durante 53 minutos.

Tradicional Pocket Show do grupo Le Chapeau será apresentado às 21h30min. (Foto: Divulgação/Vaca Azul)
Tradicional Pocket Show do grupo Le Chapeau será apresentado às 21h30min. (Foto: Divulgação/Vaca Azul)

Finalizando a noite, a última apresentação será às 21h30min com o grupo Le Chapeau, de Dourados, com o “Tradicional Pocket Show. Os artistas irão oferecer trocas atrapalhadas de figurinos e uma disputa entre o dono e o palhaço do circo.

Já no segundo dia de espetáculos, no sábado, as apresentações começam às 10h com o espetáculo “Dom Quixote” da Cia de Teatro do Mundo. Serão 45 minutos encenando a história, que foi escrita em 1605.

Grupo Teatro do Mundo irá apresentar o espetáculo Dom Quixote. (Foto: Divulgação)
Grupo Teatro do Mundo irá apresentar o espetáculo Dom Quixote. (Foto: Divulgação)

Por volta das 10h50min, o Grupo Casa encena “A Borboleta Mais Velha do Mundo”, em que uma borboletinha se empenha em descobrir os segredos de uma vida mais longa e se encontra com a borboleta mais velha do mundo.

O grupo Flor e Espinho continua com os espetáculos às 11h40min com “Varietê (Anderson Lima”. Cheio de palhaçarias, Anderson Lima irá expor suas habilidades técnicas durante 40 minutos.

Após o almoço, as apresentações continuam às 13h com o Grupo Teatral Unicórnio. Através do espetáculo “O Sapo Encantado e Outras Histórias”, a peça é composta por três histórias que unem folclore, conto de fadas e magia circense.

Às 14h é o momento do Palhaço Challito, que vem de Nova Alvorada do Sul, para o espetáculo “Vendê-Graça”. Já às 15h chegam aos palcos a interpretação da peça Pantanalia com o grupo Oficina de Bonecos, Tereco Treco. Em um mini palco, os bonecos contam suas histórias.

Grupo Liberdade PKR (Pa’i Kuara Rendy) sobe ao palco com “Gritaram-me Bugra". (Foto: Divulgação)
Grupo Liberdade PKR (Pa’i Kuara Rendy) sobe ao palco com “Gritaram-me Bugra". (Foto: Divulgação)

Continuando com a programação, às 15h40min ocorre a peça “Com a Palavra, o Poeta” do grupo Bazar de Poesia, de Dourados. Às 16h30min, o grupo Liberdade PKR (Pa’i Kuara Rendy), de Amambai, sobe ao palco com “Gritaram-me Bugra”. No espetáculo, o grupo leva sentimentos de uma mulher indígena Guarani Kaiowá que sente os preconceitos, discriminação e violência.

A partir das 17h, o Teatral Grupo de Risco leva a apresentação de “Revolução”, uma adaptação do texto “A Revolução na América do Sul” de Augusto Boal. Tratando sobre um operário que busca melhores salários e condições de vida, a peça procura fazer o público rir, refletir e agir.

O Teatral Grupo de Risco irá levar a apresentação de “Revolução”. (Foto: Divulgação)
O Teatral Grupo de Risco irá levar a apresentação de “Revolução”. (Foto: Divulgação)

Na hora seguinte, às 18h, o grupo Fulano Di Tal, encena “A Fabulosa História do Guri-Árvore”, uma interpretação livre da obra de Manoel de Barros. Às 19h, o grupo Pisando Alto sobre ao palco com “Gran FinaLLe”, levando um casal de velhinhos alegres contando sobre a vida familiar e no circo.

Se aproximando do  fim, às 19h45min, o grupo Jovens Bons encena “Delírios de Nito e Outros Devaneios”. Na peça, o público irá acompanhar números clássicos e contemporâneos de palhaços.

Única exceção, às 20h30min, o grupo Aplausos e Cia Teatral se apresenta na sede do Teatral Grupo de Risco com o espetáculo "Lídia Baís: uma mulher à frente de seu tempo. No mesmo horário, na Praça Ary Coelho, a apresentação “Corina e Genésio”, do gripo Ubu, ocupa todo o espaço.

O espetáculo “Areôtorare” será interpretado pelo Teatro Imaginário Maracangalha. (Foto: Divulgação)
O espetáculo “Areôtorare” será interpretado pelo Teatro Imaginário Maracangalha. (Foto: Divulgação)

Também em toda a praça, às 21h, o espetáculo “Areôtorare” será interpretado pelo Teatro Imaginário Maracangalha. O grupo irá encenar as obras de Lobivar Matos sobre relações humanas e sociais.

Às 21h45min, a praça continua tomada por inteiro com o grupo Ubu e, finalizando a noite e o festival, às 22h15min, haverá o espetáculo “Sub-Troço do Vice-Treco”, do Tripé - Comédia a Três. Na apresentação, o trio usa de “plágio-combinação” da dramaturgia e trabalho corporal para gerar risos na plateia.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias