ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 22º

Artes

Embrujos de España festeja 30 anos em evento sensível, com músicos do exterior

Thaís Pimenta | 22/08/2018 08:12
Primeiro ensaio aconteceu nesta terça-feira, já com a participação dos convidados. (foto: Paulo Francis)
Primeiro ensaio aconteceu nesta terça-feira, já com a participação dos convidados. (foto: Paulo Francis)

Trinta anos é bom tempo de uma vida. Então, imagine o esforço que é manter um grupo de dança pautado na cultura espanhola no meio de Mato Grosso do Sul por todo esse tempo? É o que com muito custo e, claro, muito amor, o Embrujos de España tem feito e, para comemorar todos esses anos dedicados à dança flamenco, realiza um espetáculo nesta quinta-feira (23), às 20h30 no Teatro Glauce Rocha.

E para dançar junto, elas convidaram profissionais de renome do Flamenco internacional sendo a renomada bailarina Yara Castro, residente há 15 anos em Madrid, o músico percussionista Roberto Angerosa, residente em São Paulo, o cantor uruguaio Márcio Bonefon e o renomado guitarrista Fernando de La Rua, também morador de Madrid que estará lançando o seu segundo CD de músicos espanholas "Laural".

O Grupo Embrujos de España foi criado em 1988 pelo Centro Beneficente Espanhol. Atuando há 30 anos completados em abril de 2018 e coordenado pela bailarina Maria Helena Pettengill Fernandes, o grupo é o principal disseminador da cultura espanhola pelo Mato Grosso do Sul, realizando seus próprios espetáculos e participando de eventos realizados pela comunidade artística da cidade, no Estado e outros lugares dentro e fora do País.

"Nesta apresentação vai ser tudo ao vivo e nosso primeiro ensaio aconteceu na terça-feira, porque até então a gente ensaiava só com as músicas de Fernando. Já não é a primeira vez que ele vem participar de um evento conosco, nem ele e nem a Yara, inclusive uma das músicas que a gente vai fazer, a 'Tangos Ibicencos', é do primeiro álbum lançado por ele aqui em Campo Grande em 2015. Nós demos uma nova roupagem à primeira coreografia já apresentada por nós", explica Maria Helena.

Yara, Fernando e Roberto estão em Campo Grande desde ontem e fazem um som no Jack Music esta semana. (foto: Paulo Francis)
Yara, Fernando e Roberto estão em Campo Grande desde ontem e fazem um som no Jack Music esta semana. (foto: Paulo Francis)

Para Fernando e Yara é uma alegria poder estar em Campo Grande neste momento especial para o Embrujos. "A gente já conhece a Maria Helena de anos e vemos o processo de evolução. A Yara, minha esposa, sempre colabora com a parte coreográfica, então fico muito contente de estar aqui,trabalhando, junto ao grupo".

Nestes 30 anos o grupo realizou importantes espetáculos como o "Cante e Baile Flamenco", "El Amor Brujo", "Blanco y Negro", "Embrujos de España 20 anos", "Embrujos de España 25 Anos", "Sons y Sonidos". Ainda sobre momentos especiais, em 2014 o Grupo Embrujos de España participou do Documentário “BR 14 A Rota dos Imigrantes” como personagem da Série Espanha exibido em toda América Latina.

À esquerda, Maria Helena coordena a coreografia do grupo completo. (foto: Paulo Francis)
À esquerda, Maria Helena coordena a coreografia do grupo completo. (foto: Paulo Francis)

Maria diz que é um momento muito especial porque, se for pra parar pra pensar, o Embrujos já viver muita história. "E eu costumo sempre dizer que o mais importante disso são as pessoas que a gente conheceu, a amizade formada, o que vivemos juntos. É um momento de relembrar isso tudo com alegria e comemorar".

E pra quem tem interesse em participar das tradicionais danças espanholas, uma boa noticia: "a partir de setembro vamos estar com um estúdio novo de flamenco e vou começar as turmas para crianças e adultos, abrir novas vagas", finaliza Maria.

Para participar do espetáculo em comemoração aos 30 anos é preciso comprar os ingressos na loja Pra Dançar ou pelo site https://www.sympla.com.br/embrujos-de-espana-30-anos__341182. Para mais informações ligue 67 996131703.

Curta o Lado B no Facebook e no Instagram.

Nos siga no Google Notícias