A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 19 de Outubro de 2019

29/09/2019 08:33

Espetáculo premiado, Jacy será apresentado pela 1ª vez em Campo Grande

Sessões são gratuitas com retirada de ingresso uma hora antes da peça

Danielle Valentim
Jacy é uma história real de uma mulher que atravessou a 2ª Guerra mundial, a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal. (Foto: Vlademir Alexandre)Jacy é uma história real de uma mulher que atravessou a 2ª Guerra mundial, a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal. (Foto: Vlademir Alexandre)

Nos dias 3 e 4 de outubro, o Teatro Glauce Rocha recebe pela primeira vez o espetáculo Jacy, vencedor do Prêmio Cesgranrio e APTR. Com sessão às 20h, as apresentações são gratuitas e a retirada de ingressos será feita um hora antes do início da peça.

Sucesso de críticas e indicada às principais premiações de teatro do país. Jacy conta a história real de uma mulher de 90 anos cujos pertences foram encontrados pelo ator, diretor e dramaturgo da peça, Henrique Fontes, dentro de uma frasqueira abandonada em março de 2010, na esquina de uma das principais avenidas da capital potiguar.

Em uma hora de espetáculo, o grupo convida a plateia a acompanhar a vida extraordinária de uma mulher aparentemente comum que atravessou a 2ª Guerra mundial, a ditadura no Brasil, esteve no centro de um importante conflito da política no RN, viveu um amor estrangeiro e terminou seus dias sozinha em Natal.

Espetáculo premiado, Jacy será apresentado pela 1ª vez em Campo Grande

Jacy é uma peça que envolve as pessoas tanto pela temática quanto pela sensibilidade. É uma obra muito política e necessária. A peça de teatro documental transita entre a história, a poesia e a política. A peça já passou de 200 apresentações e permanece sendo muito requisitada”, afirma Henrique Fontes.

Com textos dos filósofos Pablo Capistrano e Iracema Macedo, Jacy revela fatos que muitas vezes ignoramos sobre o abandono dos idosos, a política oligárquica e o crescimento desenfreado das cidades brasileiras. Há 6 anos o Grupo Carmin circula com JACY, que já passou por quase todos os estados brasileiros e pela primeira vez chega à capital alagoana.

O Grupo Carmin tem patrocínio do Ministério da Cidadania, pelo Programa BR Distribuidora de Cultura, que é uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cidadania.

Na terça-feira, dia 1º, o grupo também ministra no Centro Cultural José Octávio Guizzo a oficina "Da cidade à cena: Texto, vídeo e atuação a partir de Elementos do Real", das 14h às 22h. Maiores de 16 anos podem participar. Será a oportunidade de conhecer o processo de criação do Grupo Carmin.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

imagem transparente

Classificados


Copyright © 2019 - Campo Grande News - Todos os direitos reservados.