ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 27º

Artes

Espetáculo “Tom na Fazenda” traz identidades e segredos familiares

Espetáculo tem Armando Babaioff como personagem central e já rodou o Brasil, França, Suíça e Bélgica

Por Thailla Torres | 24/09/2025 14:53
Espetáculo “Tom na Fazenda” traz identidades e segredos familiares
“Tom na Fazenda” começa com Tom (Armando Babaioff), um publicitário que retorna à fazenda da família para o funeral do seu companheiro.

Nesta quarta-feira (24), o FIT (Festival Internacional de Teatro de Dourados) apresenta “Tom na Fazenda” (RJ), dirigido por Rodrigo Portella, da Cia Armazém de Teatro. O espetáculo será exibido às 20h no Auditório Central da UFGD – Unidade 2 e a entrada é gratuita.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O FIT (Festival Internacional de Teatro de Dourados) apresenta nesta quarta-feira (24), às 20h, no Auditório Central da UFGD, o espetáculo "Tom na Fazenda". A peça, dirigida por Rodrigo Portella, da Cia Armazém de Teatro, explora temas como conflitos familiares, sexualidade, hipocrisia social e jogos de poder. A entrada é gratuita.Baseada na obra do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, a trama acompanha Tom, um publicitário que viaja para o funeral do companheiro e descobre segredos sobre seu falecido parceiro e a dinâmica familiar. Com encenação minimalista, a peça destaca sutilezas e silêncios, criando uma atmosfera densa e impactante. "Tom na Fazenda" já foi apresentado em diversos países da Europa e no Brasil. O evento é uma realização da UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados.

Drama denso e impactante, ele mergulha em conflitos de família, sexualidade, hipocrisia social e os jogos de poder silenciosos que se desenrolam sob a fachada das relações humanas.

Baseada na obra do dramaturgo canadense Michel Marc Bouchard, “Tom na Fazenda” começa com Tom (Armando Babaioff), um publicitário que retorna à fazenda da família para o funeral do seu companheiro. Lá, ele descobre que sua sogra desconhecia sua existência e que seu falecido filho morto mantinha segredos profundos. O ambiente rural austero se converte em palco de mentiras, tensões e dependência emocional, especialmente na figura do irmão do falecido, que articula uma teia de controle familiar. A peça já rodou o Brasil e fez temporada intensa em países da Europa como França, Suíça e Bélgica.

Rodrigo Portella opta por uma encenação de poucos elementos, o que permite que sutilezas, olhares, silêncios, contradições, se sobressaiam. O jogo entre o que é dito, o que é omitido e o que é sentido torna o espetáculo uma provocação estética e ética: afinal, o silêncio pode ser tão autoritário quanto as palavras.

Para Gil Esper, coordenador de Cultura da UFGD, “Tom na Fazenda” representa bem o espírito desta edição do FIT. “O grande objetivo do FIT é oportunizar que o máximo de pessoas esteja presente, frua essa arte e tenha acesso a espetáculos de altíssima qualidade. Essa é uma ferramenta de formar público e transformar o cenário cultural da cidade”.

Realizado pela UFGD, Fecomércio MS e Sesc Cultura MS, o FIT conta com apoio da Funaepe, UEMS e Prefeitura de Dourados. Toda a programação é gratuita e pode ser acompanhada pelo Instagram @culturaufgd.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.