ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 26º

Artes

Inspirado em lendas, livro infantil traz contos que resgatam a cultura cigana

Para autora, contar histórias é uma maneira de manter viva a tradição de seu povo

Thailla Torres | 05/04/2022 11:27
Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana.
Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana.

No dia 8 de abril, a literatura cigana ganha mais um representante, o livro 'Era uma vez… um povo cigano", escrito pela Cigana Luna Negra, que também é dançarina, professora de dança cigana e flamenca, taróloga, poetisa e escritora.

Luna estreia na literatura realizando uma curadoria especial das histórias de Charles Perreout e dos irmãos Grimm que trazem a temática cigana. Os contos desses escritores são mundialmente reconhecidos e fazem parte da cultura infantil da humanidade.

O objetivo da escritora é desmistificar a cultura cigana e transmitir informações relevantes sobre esse povo, mas de um jeito leve, divertido e lúdico usando os contos de fadas como inspiração. "Eu pretendo também trazer reflexão profunda sobre o mundo em que vivem nossas crianças e adolescentes. Será que estamos realmente ensinando para elas valores como a paz, o amor, e o respeito à diversidade?', questiona a autora.

Além disso, ela pontua que o hábito de ouvir e contar histórias faz parte da tradição de seu povo. "Nós nascemos e crescemos ouvindo as histórias e lendas contadas pelos nossos pais e avós, e é graças a elas que a nossa cultura se mantém viva passada de geração a geração", explica.

Estima-se que hoje existam aproximadamente 500 mil integrantes de povos ciganos distribuídos pelo País, em pelo menos três etnias: os Calon, os Roma e os Sinti. A Cigana Luna Negra vive há 30 anos em Campo Grande, mas já residiu em muitas cidades Brasil afora. Hoje, uma de suas atividades na Capital é a dança. Seu estúdio é uma verdadeira tenda cigana.

“Temos ali vários elementos da nossa cultura, como o tablado de flamenco, o altar de Santa Sara, tachos de cobre e muitos outros detalhes. É uma maneira de levar às pessoas a cultura do nosso povo”, explica.

Lançamento - O livro 'Era uma vez… um povo cigano" será lançado ao público no dia 8 de abril, na Biblioteca Pública Municipal "Anna Luiza Prado Bastos", no Horto Florestal de Campo Grande, e pode ser adquirido na pré-venda pelo site.

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias