ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Kim usa telas para fazer as ‘pazes’ com o passado da família

Através das obras, artista expressa toda sua ancestraliedade

Jéssica Fernandes | 17/08/2022 06:45
Artista Kim Matos cria obras que une natureza e espiritualidade. (Foto: Arquivo pessoal)
Artista Kim Matos cria obras que une natureza e espiritualidade. (Foto: Arquivo pessoal)

O gosto pela pintura antecedeu a graduação de  artes visuais, porém foi na faculdade que Kim Matos, de 25 anos, percebeu que pintar telas era sua grande paixão. Durante a pandemia, a experiência de viver no mato e longe da cidade rendeu para a artista uma nova perspectiva sobre a vida e a arte. Hoje, Kim produz telas que refletem espiritualidade, a natureza do cerrado e a ancestralidade das mulheres da família.

A 'artista do cerrado' comenta sobre a trajetória que teve início em 2021 e resultou na nova produção artística. “Sai da faculdade e me afastei para encontrar uma identidade visual. Então, chegou a pandemia e fui pro meio do mato fazer experimentações com um grupo de amigos”, lembra. Ao retornar para Campo Grande, Kim sentiu a necessidade de voltar a ‘conversar’ com a natureza e permanecer ligada a esse lugar.

Além de pintar telas, ela também usa a poesia e a escrita desses pensamentos e emoções para expressar sua arte. Kim relata a forma como foi transformada por essa vivência. “Começaram a nascer pinturas comigo nesse diálogo com a natureza e cerrado. Sempre escrevi muito sobre esses questionamentos da existência humana, pertencimento, espiritualidade e tudo isso que me construiu. A partir daí nasceu a primeira pintura que fala sobre o não pertencimento ao corpo”, explica.

Sobreposições de nós retrata força e liberdade dos cipós. (Foto: Arquivo pessoal)
Sobreposições de nós retrata força e liberdade dos cipós. (Foto: Arquivo pessoal)

A obra citada por ela é “Sobreposições de nós”. A pintura a óleo faz referência aos cipós encontrados na natureza e a liberdade desses fios soltos. Outro aspecto observado pela artista é a forma como eles se entrelaçam, sendo capazes de juntar as raízes e engolir as árvores. A tela, assim como a maioria da coleção composta até o momento por oito quadros, tem o azul como cor principal.

Conforme Kim, as telas e o trabalho artístico levam em consideração a ancestralidade. Ao analisar a história e as ‘dores’ das mulheres da família, ela conta ter entendido como a natureza moldou a origem delas. “No meio disso tem minha busca familiar para me compreender. Minha família veio da beira do rio e as histórias dela sempre voltam para a natureza, mas é algo que dói muito. Elas sofreram um processo de urbanização muito forte e hoje nenhuma delas gosta de ir pro meio do mato”, explica.

Com as telas, ela destaca que retoma a esse passado em meio a natureza, mas não no contexto de sofrimento e sim de reconciliação. “Minha retomada é de tentar me associar com a natureza com mais leveza e carinho. É como se eu apaziguasse minha corrente familiar, é uma forma de fazer as pazes”, diz.

Quadro 'Preta Velha' integra a coleção que une natureza e espiritualidade. (Foto: Arquivo pessoal)
Quadro 'Preta Velha' integra a coleção que une natureza e espiritualidade. (Foto: Arquivo pessoal)

Na internet, a pintora mostra o processo criativo dos 90 dias produzindo quadros, sendo um deles o da 'Preta Velha'.

Veja o vídeo na íntegra:

Espaço Bará - Outro projeto liderado por Kim, mas dessa vez junto com a namorada é o ‘Espaço Bará’. O local, que ainda está em fase de adaptações e experimentações, une arte e espiritualidade. O espaço, segundo ela, é voltado para o público que está no caminho universalista e espiritualista.

Produzindo mais telas no momento, a artista se prepara para a exposição que está marcada para ocorrer  em outubro na Galeria de Vidro da Plataforma Cultural, na Avenida Calógeras. Na ocasião, o público pode conferir de perto o trabalho da pintora.

Quem quiser acompanhar pelo Instagram, o perfil é @kiimmatos

Kim ao lado de mais uma produção artística que traz o azul em destaque. (Foto: Arquivo pessoal)
Kim ao lado de mais uma produção artística que traz o azul em destaque. (Foto: Arquivo pessoal)
Obra é uma das oito temáticas que a artista produziu. (Foto: Arquivo pessoal)
Obra é uma das oito temáticas que a artista produziu. (Foto: Arquivo pessoal)

Acompanhe o Lado B no Instagram @ladobcgoficial, Facebook e Twitter. Tem pauta para sugerir? Mande nas redes sociais ou no Direto das Ruas através do WhatsApp (67) 99669-9563 (chame aqui).

Nos siga no Google Notícias