ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Artes

Lúdicos e muito fofos, conheça os desenhos e a arte de Malu Lenzi.

Leandro Marques | 19/05/2015 06:23
Lúdicos e muito fofos, conheça os desenhos e a arte de Malu Lenzi.

Ela é ilustradora de desenhos delicados, felizes e coloridos. Seus traços transformam a vida real em doçura e criatividade. Maria Luiza Lenzi nasceu em Campo Grande, vive em Berlim, na Alemanha desde 2012, não tem nenhum artista na família, nem era a criança que desenhava durante as aulas, no colégio.

Inspirada pelos pincéis e prancheta de uma vizinha arquiteta, aos sete anos de idade Malu decidiu que era aquilo que queria: trabalhar com papéis e muitas canetinhas. Depois de uma experiência de quase quatro anos estudando Arquitetura, na UFMS, seu destino tomou outro rumo: a publicidade.

"Comunicação/Publicidade é uma carreira sensacional porque você pode ser criativo em vários níveis. Trabalhei com fotografia, tive uma pequena agência de marketing direto com amigos e fui para Sampa fazer especialização em Comportamento do Consumidor na ESPM", conta.

Em São Paulo, ela entrou na roda mágica de trabalho paulistana como gerente de contas e planejamento em consultoria, agência de publicidade e por fim, na TV Cultura. Como passatempo, estudou Design de Joias no Instituto Europeu de Design. "Foi tão bacana desenhar e criar joias que considerei pela primeira vez ser 'artista'".

Lúdicos e muito fofos, conheça os desenhos e a arte de Malu Lenzi.
Manu...
Manu...

Vivendo na Alemanha há quase três anos, ela conta que mudou-se para Europa por conta de uma proposta de trabalho na Suécia, que seu marido Ivan recebeu. Meses depois, já na Alemanha, Malu focou em seus estudos, encontrou alguns de arte muito bons por lá, mas sentia a necessidade de mais aprimoramentos.

Foi quando entendeu que eram necessários esforço e prática de desenhar todos os dias para se tornar uma 'boa artista'. Começou a produzir algo novo diariamente, nos 365 dias do ano, e publicá-los em seu Instagram. "Foi um projeto bem pessoal para tentar visualizar alguma evolução e para perder o medo de desenhar (eu tinha uma espécie de pânico a cada tarefa do curso). Comecei a postar nas mídias sociais para ter um tipo de registro. Sem hashtag, afinal era só para mim".

A cada novo desenho publicado, é claro que suas pinturas começaram a chamar atenção e ter o peso de um trabalho artístico. "Levar a sério como arte aconteceu mais ou menos 150 dias depois, quando eu percebi que meus trabalhos nos cursos estavam melhores e eu já recebia alguns e-mails pedindo arte para logos, cartões de aniversário etc. Depois do projeto, o Instagram continua sendo minha principal janela para meus desenhos e uma motivação para sempre criar um desafio para mim mesma, tentando sempre não me 'importar' muito com a quantidade de 'likes'", revela Malu.

Com uma caneca de café, o dia da artista começa cedo. Ela vai até o estúdio, liga o computador e a música, e o dia passa. Seu trabalho é interrompido, hora pro almoço, hora para um chá com biscoitos, hora para uma procrastinadinha de leve... isso até umas 19h. "Todos os meus dias giram em torno do desenho: seja pesquisando, finalizando no Illustrator (computador) ou criando no papel. Eu sempre começo desenhando no papel, a lápis, depois escolho 'favoritos' para usar a caneta e transferir para o Illustrator de onde sairá o resultado final”.

Como Malu não é de ferro, ela também sente saudades de sua terra natal. Campo Grande tem todos os sabores, cheiros e experiências de sua infância e adolescência.

"Eu sempre quis muito sair de 'CG', conhecer o mundo. E acho que agora que estou 'no mundo', as lembranças ficaram mais doces e ternas. Agora tenho saudades das chuvas torrenciais inesperadas, das ruas às 6 da manhã, quando meu avô ia me levar para a escola (com direito a chipa quentinha no carro me esperando), de almoços de domingo na casa das minhas tias, do perfume do carro de frutas da esquina, dos churrascos de aniversário que duram o dia todo, de vizinhos e da facilidade dos amigos 'darem uma passadinha' em casa no fim do dia... E, principalmente, saudades de ver minha mãe todos os dias. Aliás, ela é a razão pela qual ao menos uma vez por ano, eu volto para 'casa'".

Encantadores seus desenhos, Malu! Convido a todos a conhecerem seus outros trabalhos, postados em seu instagram: @malulenzi.

*Leandro Marques é criador do blog Balaio de Gato

Lúdicos e muito fofos, conheça os desenhos e a arte de Malu Lenzi.
Lúdicos e muito fofos, conheça os desenhos e a arte de Malu Lenzi.
Nos siga no Google Notícias