ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 21º

Artes

Mural em homenagem ao tatu-canastra é inaugurado em Três Lagoas

Inauguração ocorreu na tarde desta sexta-feira com a participação de estudantes e artistas

Por Jéssica Fernandes | 15/08/2025 21:37
Mural em homenagem ao tatu-canastra é inaugurado em Três Lagoas
Tatu canastra ganhou lugar em muro lateral do Estádio da Aden. (Foto: ICAS)

Três Lagoas, cidade a 327 km da Capital, sediou nesta sexta-feira (15) o evento “Cores do Cerrado – Arte, Natureza e Comunidade” com a inauguração de um mural em homenagem ao tatu-canastra. A ação foi promovida pelo ICAS (Instituto de Conservação de Animais Silvestres), por meio do Projeto Canastras e Colmeias.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O evento "Cores do Cerrado - Arte, Natureza e Comunidade" foi realizado em Três Lagoas, com a inauguração de um mural em homenagem ao tatu-canastra. A iniciativa, promovida pelo Instituto de Conservação de Animais Silvestres (ICAS), incluiu feira de produtos de mel e atividades educativas. O projeto Canastras e Colmeias, criado em 2015, busca promover a convivência entre apicultores e tatus-canastra, após identificar conflitos causados pela invasão de colmeias pelos animais. Atualmente, cerca de 100 apicultores em quatro estados possuem o Selo Amigo do Tatu-Canastra, certificação que reconhece práticas sustentáveis na produção de mel.

Realizada em parceria com a Prefeitura Municipal de Três Lagoas e a empresa Way 112, a programação incluiu feira de produtos de mel e atividades educativas.

Já o mural, que fica na lateral do Estádio Aden, foi criado pelo artista Fernando Berg, com participação de Harlyn Teixeir. “A arte tem o poder de tocar, provocar e transformar. Fico feliz em ver meu trabalho contribuindo para a valorização da nossa fauna e ajudando as pessoas a conhecerem mais sobre o tatu-canastra e sua importância para o equilíbrio do Cerrado", comentou Fernando.

Mural em homenagem ao tatu-canastra é inaugurado em Três Lagoas
Comunidade de Três Lagoas marcou presença nesta sexta-feira. (Foto: ICAS)

Para Gabriela Longo, bióloga e coordenadora do projeto, os murais fortalecem a conexão entre ciência, apicultura e sociedade civil. “Queremos que a população conheça o projeto que está sendo desenvolvido na cidade e entenda que, por meio da arte e da economia criativa, apoiamos apicultores que produzem de forma sustentável e contribuem para a conservação do tatu-canastra. O mural representa a união entre ciência, valorização da economia local e engajamento social”, explica.

O evento contou ainda com a participação de alunos da Escola Municipal Júlio Fernando Colino, que aprenderam sobre o tatu-canastra, o tamanduá e o Parque Natural Municipal do Pombo. A professora Evanilda, do 2º ano, comentou: “Passeios como este são uma alegria imensa, tanto para as crianças quanto para os professores, que aprendem com os biólogos e levam novos conhecimentos para a sala de aula.”

A artesã Joelma Pedroso também conversou com as crianças, fazendo uma reflexão sobre semelhanças entre o tamanduá e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Mãe de um autista nível 1 de suporte, ela destacou que características como evitar abraços, não viver em grupo e ter seletividade alimentar ou sonora, podem ser comuns a ambos, reforçando a importância do cuidado e do respeito na escola.

Sobre o Projeto Canastras e Colmeias - Criado em 2015, o Projeto Canastras e Colmeias surgiu após pesquisadores identificarem que, diante da escassez de alimentos, o tatu-canastra passou a invadir colmeias, gerando prejuízos aos apicultores. Para promover a convivência entre fauna e produção de mel, o projeto lançou o Guia de Convivência entre Apicultores e Tatus-Canastra e o Selo Amigo do Tatu-Canastra, concedido a produtores que adotam práticas sustentáveis.

Atualmente, cerca de 100 apicultores em quatro estados possuem o selo, sendo 16 em Três Lagoas, fortalecendo a produção de mel sustentável e contribuindo para a proteção da espécie e do Cerrado.

Segundo o presidente do ICAS, Arnaud Desbiez, a iniciativa busca sensibilizar por meio da arte e valorizar o papel essencial dos apicultores na conservação do Cerrado. “Esperamos que mais produtores conheçam o projeto e adotem medidas de mitigação. Além disso, queremos incentivar o consumo consciente de produtos certificados, fortalecendo a apicultura sustentável e a proteção da fauna silvestre.”

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.