ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Artes

Museu de Arte Contemporânea abre hoje para despedida a Isaac de Oliveira

Despedida do artistas das cores será entre as artes, no Museu de arte contemporânea de Mato Grosso do Sul, a partir das 14h

Thailla Torres | 23/09/2019 10:45
Isaac partiu na madrugada desta segunda-feira, em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)
Isaac partiu na madrugada desta segunda-feira, em Campo Grande. (Foto: Arquivo Pessoal)

O Marco (Museu de Arte Contemporânea) de Mato Grosso do Sul confirmou que abrirá nesta segunda-feira (23) para o velório do artista e publicitário Isaac de Oliveira, que partiu na aurora do primeiro dia da Primavera. A despedida está prevista a partir das 14h.

Artista plástica, professora e diretora do Marco, Lucia Monte Serrat, diz que é inegável o talento de Isaac para a arte sul-mato-grossense e se lembra com carinho de sua última exposição no museu, em 2011. “Apesar de termos poucas obras dele em nosso acervo, ele é uma pessoa que contribuiu muito para a arte do nosso estado e sempre inovou. Sua última exposição aqui foi belíssima”.

Lúcia lembra também da dedicação com os novos talentos dentro do Estado. Isaac nunca teve medo das cores e também acreditava que a arte era para todos. “Quando eu o conheci, ele me incentivou muito no meu trabalho com a estamparia. Ele tinha um olhar empresarial e isso para nós que somos artistas, era muito importante e contribuiu de várias formas”.

Mais do que lado artístico, o publicitário Henrique de Medeiros, quis lembrar o legado empresarial que Isaac deixou para artistas e publicitários. “Ele foi um contemporâneo no início das agências, participou de todo mercado publicitário de Mato Grosso do Sul e soube casar isso perfeitamente à importância dele como artista plástico. O fato dele trabalhar e julgar o Pantanal como poucos no Estado e sua vertente voltada para o nosso região, só isso já o coloca como um artista maravilhoso” descreve.

Isaac sempre prestou reverência ao Pantanal e se destacava pela dedicação a uma maravilha da natureza: o ipê. O que por si só é um espetáculo, ele conseguia magnificar cada detalhe das flores. Nos últimos anos, seu trabalho foi parar em objetos do dia a dia, como canecas, almofadas e pintou centenas de quadros.

Além das telas, suas cores foram ao longo dos anos inspiração para novos talentos, diz a artista plástica Vera Senefonte. "Eu costumo pintar as onças e, desde o início do meu trabalho, ele se tornou uma inspiração por retratar com tanto amor os detalhes da nossa região e da nossa natureza", conclui.

O Governo do Estado divulgou nota de pesar e lembou que este ano o artista foi um dos homenageados no Festival de Inverno de Bonito e, recentemente, recebeu o título de Doutor Honoris Causa pela UFMS. "O Governo tem a honra de possuir obras do artista em seu acervo e nas paredes de diversos edifícios públicos. Isaac de Oliveira estará sempre em nossas retinas e no coração de Mato Grosso do Sul. Nossa gratidão a ele por escolher este Estado para viver e criar uma obra inspirada em nossa cultura e natureza", disse em nota.

A despedida está prevista para às 14h no Marco, que fica na Rua Antônio Maria Coelho, 6000, em frente ao Parque das Nações Indígenas.

A princípio foi divulgado que o velório seria realizado na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Mas o regimento interno da Assembleia prevê que só podem ser velados no local políticos que morrem no exercício de sua função.

Curta o Lado B no Facebook e Instagram.

Nos siga no Google Notícias